Sacolas plásticas na Alemanha: nova regra

Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique

Agora é lei de proteção ambiental: se você quiser sacolas plásticas, terá que pagar pela mesma

Desde que moro aqui em Munique, ao fazer compras nos supermercados, quando não tenho uma sacola ou o carrinho de compras comigo, tenho a opção de comprar a sacola plástica para levar as suas compras, que custa em media 15 centavos de euro.

Mês passado, comprando algumas coisas para nossa casa na Galeria Kaufhof (loja de departamentos alemã) ao pagar as compras, a funcionária do caixa me perguntou se eu precisava de sacola e me surpreendi, pois tinha bastante coisas para carregar sem uma sacola, daí quando falei que sim, ela me informou que custaria 15 centavos. Achei em um primeiro momento estranho, pois até então valia só para supermercados, mas agora é uma lei de proteção ambiental, que abrange todo o comércio (lojas de roupas, calcados, brinquedos, etc).

A lei entrou em vigor em abril deste ano. O ministério do meio ambiente da Alemanha quer com esta medida, até o ano de 2020, reduzir o consumo de sacolas plásticas por pessoa, que mesmo a população já tendo em seu cotidiano este costume de ter sempre uma sacola na bolsa, o número é ainda alto. De acordo com dados da Deutsche Umwelthilfe, o consumo por pessoa de sacolas plásticas é 2,3 quilos por ano. É muita sacola plástica! O peso de uma é geralmente 5 gramas, matemática rápida, 460 sacolas por pessoa seria a média do consumo.

E como já é conhecido por todos, o plástico é um dos materiais que mais custam a se decompor na natureza, mais de 200 anos. E quando jogado fora de forma inadequada, o desastre ainda é maior.

Logo, fazendo as suas comprinhas por aqui, não se assustem com a pergunta se você precisa de uma sacola, assim como não se assustem se a mesma custar em torno de 15 centavos. Fica a informação para todos 🙂

Foto destacada créditos

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Primavera em Munique, dicas, guia brasielira em Munique

Primavera em Munique: programas para curtir a estação na cidade

Páscoa na Alemanha, Munique, Curiosidades

Curiosidades da Páscoa em Munique

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2022: dicas do que curtir nesta época!

Munique no inverno?! SIM !!!!

Schilersee, Sul da Alemanha, bate-volta de Munique, dicas

Schliersee: um lindo destino na Rota dos Alpes


Comentários