Eslovênia: Bled e parque nacional Triglav

Bled e Bohinj: o paraíso dos Alpes Julianos

No primeiro post da Eslovênia, com as dicas de Liubliana, falei que valia a pena dormir uma noite em Bled. Agora vocês entenderão o por quê. 🙂

A Eslovênia é um país onde a natureza se faz presente por todos os lados, é muito verde, montanhas e paisagens que você acha que só vê nas imagens do Google rs. A segunda parte da nossa trip foi dedicada a explorar, dentro do tempo que tínhamos, as paisagens naturais deste lindo país e aproveitar o verão na Europa.  As cidades escolhidas foram Bohinj, que fica dentro do parque nacional Triglav e Bled, coladinha neste parque.

Bohinj e o parque Nacional Triglav

O Parque Nacional Triglav  é a reserva ecológica mais antiga da Europa, ocupando que 3% da área do país. Nele fica a montanha mais alta da Eslovênia, o monte Triglav, com 2.864 m de altitude.

A extensa região do parque é perfeita para o ecoturismo e prática de diversas modalidades de esporte, tanto nas estações mais quentes quanto no inverno, quando o cenário montanhoso se transforma com muita neve e pistas de esqui. O local oferece uma ótima infra estrutura para estas atividades e preços bem mais em conta.

Eslovenia-Bohinj-Dicas

Nós visitamos Bohinj, que possui um lago – o lago Bohinj, uma das paisagens mais bonitas da nossa viagem: um lago enorme cercado pelas montanhas, e muito verde. O mais legal foi estar dentro dele e observar o que nos cercava. Pegamos um dia de muito calor e ele é ótimo para tomar banho (temperatura da água por volta dos 20 graus no verão). No local você pode alugar kaiak, SUP, pequenos botes ou simplesmente nadar. Uma dica: na alta temporada é difícil estacionar perto do lago, porém há uma pequena ponte que o atravessa, ao lado da igrejinha cartão postal da cidade, que dá acesso a uma estrada onde logo no começo tem um estacionamento enorme. Fica a uns 5 minutos de caminhada para o lago.

Eslovenia-Bohinj-Dicas-1

Eslovenia-Bohinj-Dicas-3

Eslovenia-Bohinj-Sup

Na mesma região, visitamos uma cachoeira dentro do parque, chamada Savica, uma das mais importante do país, com 78 metros de queda d´água (não é permitido tomar banho) e responsável pela água do lago Bohinj. Para visitá-la, você precisa pagar 3 euros para ter acesso ao parque, fica a cerca de 30 minutos de caminhada a partir do lago, porém há estacionamento próximo do local, assim como restaurante.

Eslovenia-Savica-Bohinj

Bohinj fica a cerca de 30 km de Bled. Fizemos o deslocamento de carro.

Bled

A pequena Bled é uma cidade encantadora, com pouco mais de 8.000 habitantes, famosa pelo seu enorme lago glacial – o lago Bled – que arranca suspiros de muitos viajantes pois é literalmente um cartão postal perfeito, mix de natureza e construções antigas – uma igreja em uma ilha e um castelo em um penhasco, que harmonizam com a natureza. Além disso, Bled é cercada pelos Alpes, ao ladinho do começo do parque nacional Triglav.

Eslovenia-Bled-Dicas

Bled fica a 53 km da capital Liubliana. Nós fizemos este deslocamento de carro.

Rentcars-Malta

Dá para ir de ônibus, trem ou até mesmo em excursões bate e volta.

Bled é uma cidade bem pequena, com praticamente uma rua principal, que fica na beira do lago, com tráfego intenso de carros nos finais de semana e durante o período de férias/feriados aqui na Europa. Assim como Liubliana, é ideal procurar hotel com um pouco de antecedência, caso você queira ficar hospedado bem próximo ao lago. Muitas pessoas pessoas se hospedam nas cidades próximas, que pra nós brasileiros, é como se estivéssemos mudando de bairro e não de cidade, pois são pequenos vilarejos. Nós nos hospedamos em uma pousadinha bem fofa em uma área bem rural, chamada Hrominc Guest House, cerca de 20 minutos a pé do lago (foto a seguir da nossa vista da janela).

Eslovenia-Bled-Hotel

As grandes atrações da cidade são o castelo de Bled e a ilha de Bled – a única ilha natural da Eslovênia, onde fica a igreja da Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.

O Blejski Grad, castelo de Bled em esloveno, é o castelo mais antigo da Eslovênia, uma mistura de arquitetura românica com fortaleza medieval. O seu primeiro registro na história foi no ano de 1004, um documento onde um rei alemão passava a sua propriedade para os bispos de uma cidade chamada Brixen, no norte da Itália, que de fato nunca residiram lá e resolveram alugar (arrendar naquela época) o castelo. A partir daí uma sucessão de diferentes famílias nobres viveram por lá, até as tropas Napoleônicas ocuparam o local, até que em 1947 um incêndio destruiu grande parte do telhado do castelo e por 10 anos obras de recuperação foram feitas, até que em 1961 o castelo assumiu a carinha que tem os dias de hoje, preservando ao máximo o estilo arquitetônico externo, já que devido a esta constante mudança de moradores, elementos de decoração e mobília também foram constantemente trocados.

Eslovenia-castelo-Bled

Do alto do castelo se tem uma vista panorâmica incrível da cidade, além de um restaurante super agradável. Para informações sobre valores e horário de funcionamento para uma visita, visite o site oficial.

Eslovenia-Castelo-Bled-1

Eslovenia-Bled-Vista-Castelo

A ilha de Bled pode ser visitada durante o ano todo, inclusive no inverno, quando o lago congela e as pessoas fazem a travessia andando. Isso mesmo, andando sob o lago congelado! Como fomos no verão, fizemos a travessia de barco – o Pletna, onde cada um tem o nome de uma mulher, conduzidos por membros de uma mesma família. A travessia tem o valor de 14 euros (ida e volta). É salgadinho, mas é um must try. Diveras pessoas atravessam nadando ou de SUP no verão, quando a temperatura da água do lago é agradável.

Eslovenia-Bled-Dicas-Pletna

Eslovenia-Bled-Pletna-Dicas

Há diferentes pontos de embarque. Nós embarcamos no pequeno porto que fica em frente ao Hotel Vila Bled, antiga residência do presidente da antiga Iugoslávia , que por convite da secretaria de turismo da cidade, tivemos a oportunidade de conhecê-lo. É um local belíssimo para se hospedar. A antiga residência possui um salão de conferência belíssimo, com pinturas do exército da antiga Iugoslávia lutando na segunda Guerra Mundial.

Eslovenia-Vila-Bled

Eslovenia-Vila-Bled-Pier

Na ilha de Bled fica a igrejinha de Nossa Senhora da Assunção, cuja entrada custa 6 euros/pessoa. A tradição diz que quem tocar o sino da igreja três vezes, voltará ao local.

Eslovenia-Bled-Igreja

No final de semana que passamos por lá estava acontecendo o festival gastronômico Bled Taste, na beira do lago, numa área chamada Promenade, logo na noite que dormimos lá não fomos a nenhum restaurante, ficamos neste festival bem delicioso.

Vintgar

Ao lado de Bled fica uma cidadezinha ainda menor chamada Podhom, onde fica uma das formações naturais mais bonitas do país, o desfiladeiro Vintgar, onde um rio chamado Radovna, traçou um caminho fantástico de 1,6 km entre as montanhas.

Eslovenia-Vintgar-Dicas-1

A cor da água é impressionante, um tom de verde inexplicável de tão bonito. A entrada a esta reserva ecológica custa 4 euros/pessoa (preço de 2016), vale muito a pena.

Eslovenia-Vintgar-Dicas

Estes passeios foram feitos em dois dias: no primeiro dia visitamos Bohinj e Vintgar, voltando no final do dia para Bled, e no dia seguinte conhecemos Bled.

Eslovenia-Vintgar-Dicas-2

Agradecemos aqui em especial Sra. Maja Lakota, responsável pelo centro de informações turísticas de Bled, pelo agradável encontro, informações preciosas e material sobre a cidade, fonte deste post, além da cortesia ao Castelo de Bled.

Leia também aqui no blog mais sobre a Eslovênia 😉

Eslovênia: Caverna Postojna e Castelo de Predjama

Eslovênia: dicas de Liubliana

Procurando hospedagem em Bled? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários