Eslovênia: dicas de Liubliana

Última atualização em 29 de maio de 2019 by Destino Munique

Liubliana é o nosso destino de hoje

O destino de hoje foi uma das melhores surpresas de viagens que fizemos. A Eslovênia é um país belíssimo, que respira verde, seguro e com precinhos muito mais em conta por tudo que oferece. Liubliana

A Eslovênia é um dos 7 países que integrava a antiga Iugoslávia, independente desde 1991. O país pertence a União Europeia, a moeda é o euro e o idioma esloveno (bem parecido, senão igual ao croata). O inglês é falado pela maioria das pessoas.

O país faz fronteira com a Áustria, Hungria, Itália e Croácia. O norte do país é cercado pelos Alpes Julianos e abriga o parque nacional mais antigo da Europa, o Triglavski, perfeito para ecoturismo e esportes em todas as estações do ano (de esqui até rafting). Cerca de metade da área do país é ocupado por florestas.

Como chegar

O aeroporto internacional de Liubliana fica a cerca de 25 km do centro da cidade. O deslocamento para o centro pode ser feito de taxi ou de ônibus.

Nós fomos de carro a partir de Munique até Liubliana, durando a viagem cerca de 5 horas. O percurso atravessa a Austria, pela região dos Alpes, um percurso lindo.

Fizemos todos os deslocamentos entre cidades no país de carro. As estradas eslovenas são ótimas, bem conservadas e bem sinalizadas.

Rentcars-Malta

Entrando no país de carro, você terá que comprar o Vignette, selo necessário para os carros que cruzam a fronteira e circulam por suas estradas, equivalente ao nosso pedágio. O valor varia de acordo com o tempo de permanência no país. Compramos o selo ainda na Alemanha, com tempo de permanência de uma semana na Eslovênia (tempo mínimo vendido) e custou 7,50 euros. Como cruzamos a Austria, também foi necessário comprar um selo para trafegar nas estradas austríacas (custou 8,80 euros, para 10 dias). O Vignette é vendido nas lojas de conveniência dos postos de gasolina na estrada. Fiquem tranquilos, que há sinalização sempre na estrada avisando a necessidade de comprar esse selo. Não comprar este selo ocasiona multa.

Além do Vignette, na Áustria há túneis de administração privada, com pedágio, custando 11,50 euros cada vez que passa, ou seja, 23 euros ida e volta.

Quanto tempo ficar

Nós ficamos 4 dias/3 noites no país, sendo 2 noites em Liubliana e 1 noite em Bled (leia este post sobre a Bled). Teria ficado mais 1 noite em Bled para explorarmos mais o parque nacional Triglavski. Muitas pessoas fazem um bate e volta a partir de Liubliana para Bled, funciona bem, mas passar uma noite lá é uma ótima pedida.

Um dia inteiro para conhecer Liubliana e as atrações a seguir é suficiente. Ficamos duas noites, pois no segundo dia fizemos um bate e volta até a caverna de Postojna e castelo de Predjama (leia também aqui no blog sobre Postojna).

Eslovenia-Liubliana-Dicas-1

Clima

Inverno rigoroso no norte do país devido a região dos Alpes (neva) e mais ameno na sua costa. O verão é ameno, época na qual visitamos o país, de dia era quente e de noite bem fresquinho.

Onde se hospedar

No centro de Liubliana é a melhor opção, porém tem que se antecipar na reserva do hotel, pois na alta temporada os hotéis lotam bem rápido. Nós não conseguimos esta opção com pouco mais de um mês de antecedência da viagem e nos hospedamos a cerca de 4 km do centro (o que não foi também um problema, pois estávamos de carro, há estacionanentos na área turística da cidade e foi muito mais barato).

Eslovenia-Liubliana-Dicas

O que fazer em Liubliana

Liubliana que se pronuncia Liublana, “suavizando” o som do segundo i – é a capital da Eslovênia, com cerca de 283.000 habitantes. É uma cidade pequena comparada a outras capitais européias, super aconchegante, lindíssima e com muitos vestígios de uma antiga cidade romana.

Um rio chamado Liublianica corta a cidade e dá um charme especial na capital com suas diversas pontes. Três delas você nao pode deixar de cruzar: a Ponte dos Dragões (Zmajski most), a Ponte Tripla (Tromostovje) e a mais recente, a Ponte dos Cadeados (Čevljarski most). Por falar em dragão, ele é um dos símbolos da cidade, por uma lenda de ter protegido Liubliana.

Eslovenia-Liubliana-Dragao

Ponte dos Dragões

Eslovenia-Liubliana-Cadeados

Ponte dos Cadeados

Próxima à Ponte Tripla fica a praça central de Liubliana, a Presernov Trg, onde ficam também a igreja Franciscana da Anunciação, em estilo barroco italiano com sua fachada rosada e a estátua de um importante poeta esloveno chamado France Prešeren.

Eslovenia-Liubliana-Dicas-2

Igreja Fransciscana e Catedral de St. Nicolas vista do alto do rooftop do Nebotičnik

O estilo barroco tem forte influência no antigo centro histórico de Liubliana. Duas outras obras de arte deste estilo são a Catedral de St. Nicolau e a fonte Robba (Robbov vodnjak).

Eslovenia-Liubliana-Fonte-2

Fonte Robba

Eslovenia-Liubliana-Fonte

Vale uma visita ao interior da Catedral de St. Nicolau, que é belíssima e cada detalhe uma perfeição. Em 1996, portas de bronze foram colocadas na Catedral para a visita do Papa João Paulo II  a Liubliana e uma delas, a principal da Catedral, tem os rostos de bispos eslovenos esculpidos em alto relevo, incrivelmente linda.

Eslovenia-Liubliana-Catedral

A grande atração da cidade é o castelo de Liubliana (Ljubljana Grad), uma antiga fortaleza medieval no alto de uma colina, na parte antiga da cidade. O acesso é feito a pé ou de trem funicular. O castelo foi muito modificado devido às sucessivas destruições e assim reestruturações ao longo de sua história, descaracterizando-o assim um pouco, mas é um lugar bacana para ter uma vista bonita da cidade, além de ter cafés e restaurantes legais. O seu ponto alto é a torre de observação, antiga torre de tortura, de onde se vê, segundo o audio guide, 60% do território esloveno. Para informações sobre horário de funcionamento e preços, acesse o site oficial.

Compre aqui antecipadamente um tour por Liubliana visitando o Castelo através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Eslovenia-Liubliana-Castelo

Castelo de Liubliana

Eslovenia-Castelo-Liubliana

Pátio do castelo: área de restaurantes e cafés

Eslovenia-Liubliana-Vista-Castelo

Vista do alto da torre do castelo

Eslovenia-Liubliana-Escada-Castelo

Escada de acesso à torre do castelo

Algo que nos encantou em Liubliana foi o clima bastante alegre nas ruas o dia todo, principalmente de noite, quando os bares e restaurantes ficam com suas mesas todas ocupadas na área externa, com direito a música ao vivo. Ou simplesmente as pessoas se encontram ao longo do Rio e ficam conversando tomando cerveja em suas pontes. E a cidade toda iluminada, enfatizando a sua bela arquitetura.

Eslovenia-Liubliana-Ponte-Tripla

Ponte Tripla iluminada

Por falar em restaurantes, se tem algo que fizemos bem em Liubliana foi comer bem! Tivemos ainda o prazer de ir em um festival gastronômico que estava acontecendo ao lado da Catedral de St. Nicolas, onde provamos diversas comidinhas e cervejas locais. O Mercado Central estava infelizmente fechado quando passamos por ele. De estabelecimentos, temos 3 dicas.

Eu já tinha escutado que os sorvetes eslovenos eram tão bons quanto os gelatos italianos. Lá pude constatar que é pário duro. Há um café-sorveteria chamado Vigó, bem no centro histórico, próximo a prefeitura, em direção à colina onde fica o castelo da cidade, que é maravilhoso! Tão bom que fomos mais de uma vez. A única coisa que me deixou um pouco na dúvida é se o local tem origem italiana, pois apesar no nome da marca ser esloveno, diversos sabores levam nomes italianos. Mas o que importa é que é bom demais!

Eslovenia-Liubliana-Vigor

As próximas dicas é para quem gosta de carne vermelha, que por sinal, são excelentes na Eslovênia e presente em quase todos os menus, para a nossa alegria. O restaurante Kralj Zara BBQ Restaurant foi uma indicação do Tripadvisor, com preços de médio a alto, mas vale muito a pena, tudo muito gostoso.

A terceira dica gastronômica é uma combinação do local com a especialidade da casa – hamburgers (sim, estamos na nossa fase burgerlovers). O nome do local é Makalonka, com lugares dentro e fora do restaurante. A área externa fica ao lado do rio Liublianica, com uma linda vista para o castelo e para a ponte Tripla. Achamos barato e um ótimo lugar para provar as cervejas locais também.

Eslovenia-Liubliana-Mercado

Feira gastronômica

No nosso último dia na cidade, antes de irmos jantar no Kralj, fomos curtir o pôr do sol em um rooftop, o Nebotičnik Skyscraper, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade e arredores.

Eslovenia-Liubliana-Vista

Espero que curta as dicas, vale muito uma visita nesta linda cidade 😉

Leia também aqui no blog mais sobre a Eslovênia 😉

Eslovênia: Bled e parque nacional Triglav

Eslovênia: Caverna Postojna e Castelo de Predjama

Informações históricas deste post com base no material sobre a cidade recebido no centro de informações turísticas.

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Liubliana: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas


Comentários

Valdecir

13/03/2019

Boa noite,

Fiz esse trajeto em março/2016.

Em termos de conforto é similar a trajeto equivalente no Brasil.

Poltronas não são numeradas e não há ticket de bagagem (pelo menos pela companhia que fiz a viagem). Estes dois detalhes não gostei mas como viajei de dia achei bem interessante a paisagem.

Acho que no Brasil os ônibus são mais confortáveis

Patricia

20/03/2018

Oi
Boa noite
Queremos ir de Munique a Amsterdam, a viagem de onibus e confortavel?
Obrigada

    Destino Munique

    20/03/2018

    Olá Patricia,
    Infelizmente nunca fizemos este percurso de ônibus para darmos nosso relato, apenas de avião 😉