Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época

Em Munique também tem carnaval

Ah o carnaval! É difícil de imaginar a festa mais popular do Brasil, marcada pelo verão e muito calor, em um lugar frio e sem a nossa música popular. Mas ele acontece aqui na Europa, ele acontece também aqui em Munique.

Diferente do nosso carnaval (em alemão Fasching, Fasnacht ou Karneval), aqui em Munique não é feriado, mas as datas deste período, devido às tradições da igreja católica, são registradas no calendário. Em alguns estabelecimentos comerciais, na terça de carnaval (em alemão Faschingsdienstag) trabalha-se meio expediente.

E como é o carnaval aqui na terrinha? Diversas festas ocorrem na cidade em clubes, boates, bares e restaurantes, desde a quinta-feira que antecede o carnaval até a quarta-feira de cinzas.

Há também festas nas ruas do centro histórico da cidade. Na principais praças do centro, a Marienplatz e Karlsplatz-Stachus, são montados palcos, onde acontece a festa, além de um palco mercado Viktualienmarkt.

Ao longo das ruas que ligam as praças Karlsplatz e Marienplatz, há estandes/barracas vendendo comida, bebidas e até mesmo adereços de carnaval.

Carnaval-Munique-Marienplatz-1Não pensem que o frio atrapalha a festa e quanto menos os trajes: os alemães se vestem a caráter, com fantasias belíssimas e bem elaboradas muitas vezes (e claro, adaptadas para o frio). Há festas que a entrada é permitida apenas fantasiado.

Carnaval-Munique-Alemanha-1Após o Natal, as vitrines das lojas já estão ocupadas por fantasias e artigos de carnaval. Inacreditável, não é? No meu primeiro ano morando aqui me surpreendi.

Nas festas tocam de tudo, inclusive um pouquinho da nossa música popular. E nas ruas há muito batuque! Os alemães adoram estas tradições afro.

Aqui na Alemanha a cidade mais famosa pelo seu carnaval é Colônia (Köln). O período de festas começa por lá em novembro e vai até a quarta-feira de cinzas. É o carnaval mais badalado da Alemanha, marcado por muitas festas, bailes de máscara, desfiles pelas ruas com direito a carros alegóricos (ocorrem no domingo e na segunda-feira) e o famoso beijo selinho (Bützje, em alemão) entre os foliões.

Algumas dicas de programações do que acontecem aqui no pré carnaval e no carnaval 🙂

Domingo (24.02.2019)

O pré carnaval começa com o tradicional desfile Faschingumzug der Damischen Ritter (desfile dos cavaleiros estúpidos). É muito divertido! Música, fantasias e cores, fazendo sol ou chuva 😉

O ponto de partida é ao lado da praça Sendliger Tor, às 13h13 (soa estranho, mas este é o horário pontual), seguindo o trajeto das seguintes ruas do centro histórico de Munique: Rua Herzog-Wilhelm-Straße, rua Sendlinger Straße, praça Marienplatz, rua Dienerstraße, Hofgraben, Rua Pfisterstraße  e rua Sparkassenstraße.

A tradição é após o desfile ir para a cervejaria Hofbrauhaus (After-Zug-Party, em alemão, “festa após o desfile”). Por falar na HB, durante o carnaval lá é o point de festas!

Domingo (03.03.2019) a terça-feira (05.03.2019)

Tradicional München narrisch, o carnaval de rua de Munique, que acontece por três dias no centro histórico da cidade.

O dia mais animado do carnaval na cidade é na terça e a nossa dica é, pela manhã, ver as tradições carnavalescas que acontecem no mercado Viktualienmarkt.

O prefeito da cidade visita o local e discursa para os foliões, há música o dia todo, que os próprios comerciantes do local disponibilizam em seus estabelecimentos, mas a principal atração acontece ainda pela manhã (geralmente após o discurso do prefeito, por volta das 11h): o tradicional Tanz der Marktfrauen (dança das mulheres do mercado), onde as mulheres que trabalham nos estandes do mercado se apresentam no palco, fantasiadas e fazem apresentações especiais com música, dança e até comédia.

Se você estiver aqui e quiser ir numa atração gratuita, vale a pena dar uma passadinha no carnaval de rua,  vivenciando assim um pouquinho do carnaval muniquense.

Fonte de informações atualizadas deste post e crédito da foto destacada: Portal oficial da cidade – Muenchen.de

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2019: Sommerfestival Impark

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe

Dicas de Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Dicas de Munique: tudo que você precisa saber para visitar a cidade

Stadtgründungsfest Munique, dicas de festas, aniversário de Munique

Stadtgründungsfest: a festa de aniversário de Munique

Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro


Comentários

BRUNO

20/12/2018

Eu peguei esse carnaval em 2014. Fui surpreendido positivamente. Não esperava. Peguei também na Suíça, em Zurique.

Kelly Santos

18/01/2018

Que pena que chego na quarta ( 14/02) Tem algo interessante pra ver nesse dia, ou como aqui é o dia da ressaca ?

    Destino Munique

    22/01/2018

    Olá Kelly,
    Quarta é o encerramento, tem uma despedida na Marienplatz 😉