Oktoberfest: A maior festa da cerveja da Alemanha

Confiram todas as informações para a Oktoberfest em 2017 e um pouco da sua história

Estava ansiosa para escrever o tema do post de hoje, a grande Oktoberfest! Este ano será a minha 4a 7a vez nesta grande festa, que simplesmente AMO! Vamos lá então! 🙂

Oktoberfest, Dicas de Munique, Munique, Alemanha

O enorme lugar, onde é realizada a Oktoberfest, é chamado Theresienwiese, uma homenagem a Teresa, que era a noiva do príncipe Luís I (Ludwig I), que posteriormente se tornou rei da Baviera. A primeira edição foi em 1810, mas não foi uma festa como a que conhecemos hoje, e sim o casamento da Teresa com Luís I, tendo no seu encerramento uma corrida de cavalos no local para comemorar. Os convidados da festa foram nada menos que a família real da Baviera e todos os moradores da antiga Munique. A festa foi um sucesso e por muito tempo só se falava disso na cidade, então no ano seguinte, em outubro, a festa se repetiu, se tornando uma tradição, repetindo-se até os dia de hoje!

Oktoberfest, Dicas de Munique, Munique, Alemanha

Na festa do ano seguinte, além da corrida dos cavalos, foi acrescentada a festa uma exposição agrícola, para evidenciar e prestigiar a produção deste setor na Baviera. Por isso, que até os dias de hoje, na festa há um tradicional desfile de carroças na abertura da festa e as pessoas vestem as roupas tradicionais – Lederhosen e Dirndl – que são roupas dos camponeses. Este é o motivo de toda esta cultura presenciada fortemente na cultura 🙂

Alguns anos depois, em 1818, surgiram as primeiras tendas de cerveja na festa e o primeiro brinquedo do parque de diversão, o carrossel. E a partir daí, a festa foi cada vez mais crescendo e ocupando toda esta área, que antes era um campo, com diversas tendas de cervejarias e brinquedos.

Oktoberfest, Munique, Alemanha, Dicas, Dicas de Munique

A roda gigante na festa

Oktoberfest, Munique, Alemanha, Dicas, Dicas de Munique

Vista da roda gigante

A Oktoberfest, apesar do seu nome levar Oktober, que significa outubro, começa em setembro e termina em outubro, sempre no primeiro final de semana deste mês, durando 16 dias. A edição deste ano será de 16/09 a 03/10/2017.

A entrada na festa é gratuita. Você pagará o que você consumir. No local além das tendas das cervejarias (14 tendas, no total), há também Biergartens, ao lado das tendas, um parque de diversão e estandes que vendem comidas diversas, bebidas e souvenirs ao longo de toda festa.

Oktoberfest, Munique, Alemanha, Dicas, Dicas de Munique

Às terças-feiras é o famoso dia da família (Familentag, em alemão) na festa. É um dia que as famílias vão com seus filhos, e os preços são mais baratos para os brinquedos do parque de diversão e descontos nas tendas.

No ano passado o canecão de 1 litro da cerveja (o Maßbier) custava 10 11 euros. Levem dinheiro em espécie para festa! As tendas e estandes não aceitam pagamento com cartão.

Nas tendas das cervejarias é possível fazer reserva de mesas, mas com muita (mas muita mesmo!) antecedência, no site oficial da festa há informações. As tendas funcionam durante a semana de 10 às 23h30 e no final de semana de 9 às 23h30, sendo que às 22h30 eles param de servir bebida e comida.

Dicas de Munique, Oktoberfest,maior festa da cerveja no mundo, Munique, Alemanha

Outdoor das cervejas consideradas as 6 mais importantes de Munique

Para curtir a festa não é necessário fazer uma reserva. Minha dica: os melhores dias de ir à festa é durante a semana, de preferência na parte da tarde (a partir da hora do almoço). No final de semana e à noite a festa é bem cheia, mas vale a pena também, mas vá com paciência (e sabendo que talvez você não consiga entrar em uma tenda).

As tendas são muito animadas! Contudo da festa ser uma festa da cerveja, você não precisa beber para se divertir por lá (além de que vende água e bebidas não alcóolicas!). Há durante o dia todo banda em cada tenda tocando desde músicas tradicionais bávaras (Volksmusik) até músicas atuais! E lembre-se, que toda vez que tocar a música, Ein Prosit, ein Prosit der Gemütlichkeit, levante a sua caneca e brinde com todo mundo!

Oktoberfest, Dicas de Munique, Munique, Alemanha

Munique tem cerca 1,4 milhões de habitantes e nestes 16 dias de festa, a cidade chega a 9 milhões de pessoas. Contudo deste número de pessoas crescer significativamente, a cidade suporta bem esta demanda. A frota de transportes público é aumentada, a cidade é toda bem sinalizada, indicando o caminho para festa, bem policiada e com pessoas nas estações dando informações.

E aonde se hospedar nesta época? De preferência em um lugar que tenha alguma rede de transporte público ou que dê para você voltar à pé. Taxi é bem difícil no local. Confiram neste post as informações sobre aonde se hospedar na cidade para a festa.

E como chegar na festa? A melhor forma, ainda mais se você vai beber, é ir de transporte público. Dentro da festa tem a estação de metrô Theresienwiese (U-Bahn), com as linhas U4 e U5. Nas proximidades também há a estação de trem Hackerbrücke (S-Bahn), que você verá indicações de como fazer o trajeto estação-festa (e vice-versa).

Taxi, como falei é difícil, mas caso você não ache um por perto, há uma central única de taxi aqui em Munique para qual você pode ligar. Os números são: +49 89 21 610 e +49 89 19 410 (já com DDI e DDD da Alemanha/Munique).

É isso tudo aí gente! Post grande pois são muitas infos sobre a festa para vocês! Se tiverem perguntas, façam a vontade! 🙂 Neste post, respondo as dúvidas mais frequentes sobre a grande festa 🙂

Oktoberfest, Dicas de Munique, Munique, Alemanha

Na minha primeira Oktoberfest

Boa festa pra vocês, não deixem de utilizar a hashtag #destinomunique no Instagram nas suas fotos na festa e aparecer no nosso Insta 🙂

rocurando hospedagem em Munique? Reserve aqui neste link no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça aqui os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tour em Munique, Guia Brasileira em Munique, Turismo em MuniquePodemos te ajudar?  Dúvidas e orçamentos escreva diretamente pra gente!

contato@destinomunique.com.br

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Tradições do natal na Alemanha, Munique, guia em Munique

Natal na Alemanha: tradições e percepções

Reveillon em Munique, Alemanha, Silvester, Ano Novo

Ano Novo 2017: dicas para o Réveillon em Munique

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Natal em Munique: doces delícias desta época

Dicas de lanches econômicos em Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique, Guia brasileira na Alemanha

Lanchinhos rápidos e econômicos em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para a estação

Dicas de Munique, Alemanha, Kloster Andechs, Guia brasileira em Munique

Kloster Andechs: Mosteiro Beneditino Andechs


Comentários

Dyone

18/08/2017

Ola Pessoal,obrigado pelo post,estou indo com um grupo de amigos no 30/09 ate o dia 02/10,

    Destino Munique

    20/08/2017

    Olá Dyone,
    Boa festa pra vocês! 😉

Olavo Freitas

31/05/2016

Ola! Bom Dia!
Estou muito interessado em ir a Munique e ao Festival. Porém, não tenho grupo, estou sozinho até então. Onde posso encontrar grupos interessados ou se formando? Procurei nas redes sociais, mas apenas encontro grupos para Blumenau esse ano! Abraços e obg

    Destino Munique

    04/06/2016

    Olá Olavo,
    Obrigada pela visita!
    Veja em comunidades como Brasileiros na Alemanha ou Brasileiro em Munique. 🙂
    Boa Oktoberfest pra você 🙂

    Karla

    01/08/2016

    Ólá, Olavo!
    Tô indo sozinha também… Você encontrou algum grupo?

    Abs!

Antonio Luiz Corrêa da Silva

14/03/2016

Para adquirir as bebidas e comidas nas tendas existem caixas centrais com vendas de fichas para serem utilizadas ao longo dos dias de festa. Isto é, posso comprar logo várias fichas e utilizá-las nos dias seguintes? Como seria esta sistemática? Não tem garçon, devemos pegar no balcão nossas bebidas e comidas?

    Destino Munique

    14/03/2016

    Olá Antônio,
    Tudo comprado com garçons dentro das tendas.
    😉

Regiane Schmidt

26/07/2015

Olá, adorei sei post, me ajudou muito, mas ainda tenho uma dúvida… Consegui uma reservar para a festa desse ano para 4 pessoa, mas estou indo com meu namorado apenas, será que na hora eles podem me barrar a entrar na tenda, mesmo tendo pago pela reserva antecipadamente? Obrigada

    Destino Munique

    26/07/2015

    Olá Regiane,
    Que bom que você gostou, fico feliz! 🙂
    Se você fez o pagamento para 4 pessoas, eles não tem o direito de fazer nada, pois você pagou já, fique tranquila 🙂