Studienkolleg – Estudar na Alemanha: dicas para cursar a universidade

Studienkolleg, um passo para cursar a graduação

Existem muitos caminhos para cursar o nível superior e pós graduações na Alemanha e como o sistema escolar é diferente do brasileiro, o caminho é um pouco mais longo mas não impossível. O Studienkolleg é um deles.

Hoje muitos brasileiros cursam parte da graduação/pós em universidades no mundo todo graças ao programa Ciências sem Fronteiras. Outros, começam a graduação aqui na Alemanha do zero, que é o tema do post de hoje. Antes de você se aplicar (candidatar) a uma universidade alemã, você precisa passar por um processo de validação de seus documentos escolares brasileiros na Alemanha e se não for portador de um passaporte da UE (União Europeia), Islândia, Noruega, Suíça ou Liechtenstein, requisitar um visto de estudante.

As dicas que estou abordando hoje neste post são válidas para universidades do governo, onde as aulas são ministradas em alemão. Logo, o conhecimento da língua é requerido, em níveis diferentes e também de acordo com a universidade que você quer estudar.

Em qual universidade vou fazer a minha graduação?

Inicialmente, você deve se informar sobre os cursos e em quais universidades estes são oferecidos, assim você vai ficar por dentro do que é preciso para cada uma.

Veja a listagem com os respectivos links para cada universidade.

Aprender alemão

Se você não fala alemão, inicialmente você precisará aprender e comprová-lo o nível através de uma prova certificada por uma organização europeia, como DSH ou TestDaf, O nível exato da prova a ser feita será informado pela universidade. Uma boa dica é, se possível, vir de 6 meses a 1 ano antes para Alemanha e fazer um curso da língua aqui. Se você já estudou no Brasil, pode fazer esta prova por lá mesmo, o importante é trazer o certificado do nível exigido pela universidade. Importante é: você só realiza a matrícula com o certificado de proficiência em mãos. Neste post há dicas de onde aprender alemão aqui em Munique.

Abitur

Os alemães ingressam na universidade após realizar uma prova de conclusão da vida escolar chamada Abitur, que para nós brasileiros seria como se fosse a atual nota do ENEM (um vestibular). Com esta nota e a documentação necessária, ele irá se candidatar às universidades e conseguirá o curso desejado dependendo da nota desta prova. Não é nada fácil entre eles também. Por exemplo, muitos mudam de cidade, pois a nota não foi suficiente para cursar na universidade de onde mora. É muito comum isso por aqui.

Studienkolleg

Muita gente pergunta: a nota do ENEM vale na Alemanha?! Não. Para começar do zero aqui, o processo é outro. Já que viemos sem a tal nota do Abitur e precisamos dele para entrar na universidade, a saída é fazer um “preparatório” para esta prova, chamado Studienkolleg. Além disso, este curso complementa a carga horária do nosso ensino médio, que é menor do que o habitual na Alemanha.

Durante um ano você e outros estrangeiros, uma vez que aprovados a fazer parte do Studienkolleg, oferecido or uma universidade, estudarão disciplinas relacionadas ao curso ao qual você quer se aplicar e junto a estas disciplinas, a língua alemã. O nível de alemão exigido para o Studienkolleg é o B1 (primeira etapa do nível intermediário). No final deste um ano, você fará uma prova e esta nota final será o seu Abitur na Alemanha, ou seja, uma parte do que é preciso para se candidatar a universidade alemã.

Mas como fazer este tal Studienkolleg? Será que preciso mesmo? Será que posso?

Primeiro de tudo, você terá que verificar, junto a instituição responsável, se você está apto a ingressar em uma universidade alemã, através de seus documentos escolares – diploma de conclusão do ensino médio, fundamental e respectivos históricos escolares com carga horária e notas (Abschlusszeugnis).

Muita gente nesta avaliação descobre que antes mesmo de fazer o Studienkolleg, terá que frequentar 1 ou 2 anos de escola na Alemanha, pois a carga horária não é suficiente. Isso acontece muito para quem fez supletivo no Brasil.

Há casos também, que junto com esta documentação necessária, você já pode ter concluído a faculdade no Brasil. Nesta análise, é emitido um documento, caso esteja tudo em ordem, que você está apto a cursar uma universidade alemã, sem a etapa do Studienkolleg. Daí você pulará esta etapa e focará no teste de alemão, candidatura e visto, se necessário.

O órgão responsável em Munique por esta análise chama-se Zeugnisanerkennungsstelle für den Freistaat Bayern. Lá você preencherá um formulário que dirá em qual nível escolar você está na Alemanha mediante ao que você estudou no país de origem (Zeugnisanerkennung) e apresentará seus documentos escolares, passaporte, visto de estudante, Funciona diariamente exceto às quartas, fins de semana e feriados, de 10h às 12h. O endereço é Pündterplatz 5, em Schwabing.

Quais universidades oferecem este Studienkolleg?

Na Baviera, você poderá fazer em Munique ou Coburgo. Veja a listagem dos Studienkollegs por estado/cidade na Alemanha.

Universidade-Munique-Hochschule

Hochschule de Munique
Créditos da foto

Como se inscrever no Studienkolleg?

Após definido para onde você quer prestar a prova, que pode ser em mais de uma cidade, você terá que verificar o que é exigido para inscrição e posteriormente para matrícula.

Alguns Studienkollegs exigem que a aplicação seja feita através do Uni-Assist, uma instituição privada que faz todo o processo legal da sua documentação escolar para os moldes alemães (leia mais informações).

O que cai na prova do Studienkolleg?

Depende do curso que você vai se aplicar. Pode ser uma prova só de alemão ou provas de alemão e matemática. Para isso, eles oferecem material para você se preparar para a prova, assim como provas anteriores.

Quando o número de aprovados excede o número de vagas, o ingresso é classificatório, então, além de aprovar, tirar a melhor nota possível é essencial. O resultado é informado ao candidato via correspondência.

No Studienkolleg

As classes são divididas de acordo com o curso que você deseja estudar na universidade: grupos para quem quer áreas médicas, áreas exatas, línguas, sociais, etc. (veja este texto)

Ao longo dos semestres são realizadas provas, até que no final dos 2 semestres é realizada a prova final, a qual você obterá a nota Abitur para sua aplicação às universidades.

Tem custos o Studienkolleg?

Sim. Primeiramente você terá que estar consciente que terá que arcar com o custo de vida durante estes 2 semestres: seguro saúde (obrigatório para estudar qualquer permanência na Alemanha!), comida, moradia, etc. Além disso, dependendo da universidade responsável pelo Studienkolleg que você estará cursando, o semestre pode custar de 100 a 700 euros.

Estima-se que o custo de vida para um estudante na Alemanha está em torno de 400 € (alugando um quarto em prédio de estudante, comida e seguro saúde), mas em Munique, tudo é mais caro (a cidade é cara). Veja este texto.

Candidatura a universidade

Concluído o Studienkolleg, com aprovação e sua nota, você estará apto a se candidatar ao curso na universidade desejada na cidade que você cursou o Studienkolleg.

Fiquem a vontade em comentar e complementar este post. Ele foi feito com base em relatos de amigos que fizeram este processo aqui e no site oficial do Studienkolleg.

Para quem deseja fazer intercâmbio e já cursa a universidade no Brasil, o processo é outro. Adianto pra vocês este link do DAAD, responsável por Exchange nas universidades na Alemanha.

Em um post futuro vou escrever sobre como reconhecer o seu diploma da graduação do Brasil na Alemanha.

Estes podem ajudar na sua pesquisa sobre o tema:

Uni-Assist

Study in Germany

Studienkolleg

DAAD (em português)

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2019: Sommerfestival Impark

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época

Stadtgründungsfest Munique, dicas de festas, aniversário de Munique

Stadtgründungsfest: a festa de aniversário de Munique

Neve em Munique, dicas, cuidados

O que muda quando está nevando em Munique & arredores: cuidados importantes


Comentários

Matheus

09/01/2019

Olá sei que o post é antigo, mas eu recentemente me interessei em fazer uma graduação na Alemanha. Eu tenho uma dúvida na questão da comprovação da renda! Para fazer o studienkolleg é necessário ter numa conta bloqueada 8600 euros…ok! Após completar o studienkolleg e ser aprovado eu teria que comprovar renda novamente?… ou seja ter mais 8600 euros por cada ano?

E também tenho uma outra possibilidade, o cunhado do meu tio vive na Alemanha ele poderia ser um “sponsor”? Pelo menos para registrar o nome dele lá e eu mesmo custeasse a minha estadia (com uma quantia menor).

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Matheus,
    Recomendo entrar em contato diretamente com o Studienkolleg da universidade desejada para valores e regras atuais 😉

Murillo Ravagnani

06/12/2018

Olá! Eu tenho graduação no Brasil, mas o curso que quero fazer na Alemanha é outro. Ainda vale para mim a opção de pular o Studienkolleg, ou só vale se for o mesmo curso? Abraços!

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Murillo,
    Você terá que submeter os seus documentos à Universidade desejada para eles serem avaliados 😉

Carolina

23/07/2018

Olá,
Sei que o post é velho, mas eu gostaria de compartilhar as minhas experiências.
Eu fiz Supletivo no Brasil, e isso acabou atrapalhando muito. Fiquei um pouco decepcionada com o uni-assist e o anabin, pois lá não consta nenhuma informação sobre o supletivo não ser aceito. E no Brasil o supletivo tem o mesmo valor que a escola. Mas o que eu fiz foi o seguinte: procurei um Studienkolleg particular não vinculado ao uni-assist, me matriculei lá e eles me aceitaram. Infelizmente esse Studienkolleg não me dá direito a estudar em uma universidade, apenas em Hochschuhe, que são como faculdades técnicas. Pra quem pretende trabalhar não tem problema, já que o ensino em ambas não se diferem em qualidade, e as Hochschule trazem muito mais Aulas práticas voltadas à profissão. Entretanto tenho planos de seguir vida acadêmica, por isso pretendo cursar um ano na Hochschule e tentarei transferir o curso para uma universidade. Espero que dê tudo certo.
Mais uma coisa em relação ao seu texto. Por mais que aqui na alemanha 400 seja o suficiente para viver, é importante ressaltar que para tirar o visto é preciso comprovar uma renda de 720 euros mensais. Caso sobre você pode fazer o que quiser com ele (poupar, enviar de volta pro Brasil). Esse valor é uma média dos custos de vida dos estudantes em toda a Alemanha, então claro que em uma cidade de custo de vida alto será um pouco mais, e uma de custo de vida baixo, um pouco menos.
Um beijo

    Destino Munique

    23/07/2018

    Olá Carolina,
    MUITO OBRIGADA por compartilhar conosco a sua experiência!
    Desejamos boa sorte na sua jornada!

Ana Paula

13/04/2018

Oi! Eu tenho cidadania alemã e vou com meu marido para Berlin em Julho desse ano. Eu tenho curso superior completo, mas meu marido não conclui o dele. Ele pode aproveitar o tempo de faculdade no Brasil para completar a faculdade na Alemanha, levando histórico escolar das disciplinas concluídas?
O curso dele é Ciências da Computação.
Pelo que entendi, eu posso iniciar uma faculdade sem problemas.

Obrigada!

    Destino Munique

    13/04/2018

    Olá Ana Paula,
    Ele deve submeter o currículo à Universidade pretendida para ser avaliado.
    Boa sorte!

João Gabriel

28/03/2018

Olá! Estou com uma dúvida, me responda se puder, por favor. Quero cursar medicina na Alemanha. Para isso é necessário apenas fazer o Studienkolleg e conseguir uma nota suficiente para o curso? Há algum outro procedimento?

    Destino Munique

    03/04/2018

    Olá João,
    Se você ainda não iniciou o curso no Brasil, tem que fazer este procedimento para ao final obter uma nota para se candidatar às universidades daqui 😉

André Lima

21/08/2017

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. será que é possível fazer o studienkolleg mais de uma vez, para a mesma área, pois algumas universidades dão preferência para quem faz o studienkolleg nelas mesmas?
Obrigado e parabéns pelo blog!!!!!

    Destino Munique

    27/10/2017

    Olá André,
    Obrigada por nos acompanhar 😉
    Infelizmente não sei te informar, mas creio que o que vale é a sua nota final para se aplicar ao curso desejado nas universidades.

Franqueline

07/03/2017

Olá!
Gostaria de tirar uma dúvida, eu faço o curso de alemão e farei a prova do b1, se eu supostamente passar nesta prova e entrar no studienkolleg, eu preciso fazer o Abitur para cursar uma faculdade ou será necessário fazer a prova do B2 e C1 também?

    Destino Munique

    07/03/2017

    Olá Franqueline,
    Cursando o Studienkolleg você fará provas pelas quais você terá uma nota que servirá como a nota do Abitur e se candidatar às universidades 🙂
    Você terá aulas de alemão também e não vai precisar fazer um curso separado para ter certificado da língua.

Beatriz

02/03/2017

Para a admissão no Studienkollegs, além da prova de Alemão (ou alemão e matemática) existe tambem algum criterio relacionado as notas do historico escolar? É necessário uma media de notas anteriores alta para ser admitido??

    Destino Munique

    06/03/2017

    Olá Beatriz,
    A admissão será de acordo com a prova que você fará para o Studienkolleg e todos os documentos pedidos. As notas escolares aqui não são levadas em conta (pelo menos não eram). Consulte direto o Studienkolleg que você vai prestar a prova (dica), pois as regras mudam um pouco ano após ano 🙂 Boa sorte!

Flavia Barioto

28/02/2017

Olá. Gostaria de saber em quantos anos o estudante alemão necessita para realizar o ensino fundamental e o ensino médio. Aqui no Brasil são 12 anos. Obrigada. Adorei o blog!!!

Kondrič Kelarov

21/02/2017

Quando eu terminar o M-Kurs, eu posso aplicar para Medicina, ou por ser um Staatexamen o processo é outro?

Claro, depende da nota, mas quero entender se após a FSP eu já consigo aplicar, ou se preciso de outros cursos, provas, estágios, etc….

Abraços!

    Destino Munique

    23/02/2017

    Olá Kondrič,
    Infelizmente esta info é mais específica e aconselhamos entrar em contato direto com eles para tirar esta dúvida.
    Boa sorte nesta empreitada!

Douglas Jingo Dias Ikejiri

16/02/2017

Olá! Estou me candidatando a alguns cursos de mestrado pelo uniassist. Vocês sabem se os documentos que devem ser enviados podem autenticados em cartório normal mesmo? Estou perguntando isso pois no site do uniassist está dizendo que a autenticação deve possuir um carimbo redondo ou oval com um brasão no centro do carimbo. Nos cartórios brasileiros, o carimbo é quadrado e não possui brasão. Isso é um problema?

Obrigado!

    Destino Munique

    18/02/2017

    Olá Douglas,
    Infelizmente não sei te dar esta informação com precisão, mas eu acho que é referente à autenticação no consulado alemão, que verifica a autenticidade dos seus documentos validados no Brasil (quando fiz este processo, precisei fazer desta forma). O ideal é consultar o consulado ou a instituição para confirmar hoje esta informação. 😉

Victoria

03/02/2017

Olá! Meu nome é Victoria, eu faço graduação em direito aqui no Brasil mas quando eu me formar quero fazer graduação na Alemanha(também em direito porque as leis são totalmente diferentes) aí em um momento post você falou sobre quem tem a graduação haver a hipótese de estar suspenso do studienkollege, como eu posso saber disso? Será que quando eu terminar a graduação eu posso fazer o teste de Alemão e já ingressar na universidade de direito desejada ou terei que fazer o studienkollege também? Desde já muitíssimo obrigada e amei o post, me iluminou hahah

    Destino Munique

    06/02/2017

    Olá Victoria,
    Exato! Você terá que submeter o seu diploma de conclusão e histórico com as matérias/carga horário a um órgão específico para avaliação e eles informarão se voce pode estudar na Alemanha, e qual nível. Aqui em Munique, o órgão de chama “Zeugnisanerkennungsstelle für den Freistaat Bayern”. Dá uma olhadinha neste site: https://www.km.bayern.de/schueler/abschluesse/zeugnisanerkennung.html e você pode enviar um E-Mail pra eles tirando dúvidas (em inglês mesmo). Eles avaliam os documentos desde a escola até a universidade.
    Boa sorte! 🙂

Renato Godinho

25/12/2016

Ola! Primeiramente meus parabens pelo blog, realmente muito esclarecedor. Estou com a itencao de fazer a pos-graduacao na alemanha. Sou fluente em ingles e faltam dois anos para terminar minha faculdade, mas estou cursando o tecnologo na FATEC, ou seja sao tres gostaria de saber se isso poderia afetar a minha aplicacao no futuro e se voce recomenda alguma agencia no Brasil.

Obrigado!

    Destino Munique

    16/01/2017

    Olá Renato,
    Obrigada pela visita!
    Infelizmente não tenho conhecimento de agências que ajudem neste processo.
    O ideal é voce verificar os pré requisitos da pós grad. desejada para saber se o curso que voce estuda hoje é válido para ingressa diretamente na pós, lembrando que pós aqui é mestrado e doutorado 😉

Beatriz

23/12/2016

Olá, tudo bem?

Primeiro, parabéns pelo post. Ficou muito bom!

Então, eu larguei o terceiro ano do E.M aqui no Brasil, pra fazer cursinho específico para a prova de med – isso é bastante comum por onde moro. Vi que existe a possibilidade de ter que fazer mais de um ano, fora o studienkolleg.

Eu estou bastante preocupada em ter que ficar mais de um ano me preparando para universidade aí, visto que fiz supletivo. Eu pretendo tentar para uni de Mannheim, sabe? E ter que fazer mais um ano na escola e ainda o studienkolleg, é muito tempo pra mim!

Você tem alguma dica sobre o assunto? Obrigada por ler! 🙂

PS: Eu tenho que entrar na uni pelo studienkolleg do estado ou posso migrar para outro? Ex: Fiz o studienkolleg em Berlim, mas quero entrar na uni de Frankfurt.

    Destino Munique

    16/01/2017

    Olá Beatriz,
    Infelizmente esta info não temos, você tem que verificar diretamente com o Studienkollege do estado pretendido.
    Boa sorte!

vagner

10/11/2016

Olá, esse post está muito bom. Ainda bem que existe pessoas como você. Eu estou no nível B1.1 de alemão e procurando a melhor forma de viajar com segurança para a Alemanha. Fui em umas agencias de intercambio e os cursos (preparatórios) oferecidos são mais caros que a da Studienkolleg. Você poderia me indicar alguma forma (alguma instituição) para ir direto daqui do Brasil para a Alemanha a fim de fazer o Studienkolleg já que as agências não tem parceria com esse tipo de escola?
Obrigado pelas informações.

    Destino Munique

    10/11/2016

    Olá Vagner,
    Fico feliz de poder contribuir um pouco 🙂
    A melhor forma é você já saber para qual Studienkolleg você vai se aplicar, para já saber a cidade certa para se mudar e dar entrada no seu visto de estudante, que você pode fazer já na Alemanha, de até 1 ano, comprovando estar matriculado em um curso de alemão, totalizando a carga horária determinada por eles (geralmente precisa ser um curso diário de 3,5 a 4 horas por dia). Neste link http://www.studienkollegs.de/Studienkollegs.html você pode se informar as cidades que oferecem os Studienkollegs. A outra parte bem importante é você ter como se manter financeiramente neste período aqui, enquanto se prepara para a prova. Caso você tenha passaporte da UE, a parte do visto não será necessária.
    Este site fica de dica para se preparar para prova online: https://www.go2studienkolleg.de/ Infelizmente não tenho sei de cursinhos preparatórios aqui na Alemanha para a prova, meus amigos que fizeram estudaram por conta própria enquanto estavam no curso de alemão, com base no material oferecido pelo Studienkolleg escolhido.
    Desejo boa sorte!!!!

Pedro Lopes

08/11/2016

Tenho um diploma B1 de alemão de dois anos atrás e tenho interesse em aplicar para o processo do Studienkolleg. Quando eu faço a prova de admissão e que instituição devo contatar para isso? Grato, Pedro.

Sandra Minelli

08/11/2016

Adorei o seu post , me ajudou muito
Estou mudando para a Alemanha em fev/17 e mi ha filha terminou o segundo grau tecnico no Brasil , como a faculdade que ela quer entrar vai estar longe de onde estaremos morando no primeiro ano estamos pensando que ela fara o curso de Alemao na universidade de Paderborn e depois mudara o studen kolleg para a universidade que queira , vc acah isso possivel , ja ouviu ou viu algum post sobre isso .
Gta
Sandra

    Destino Munique

    08/11/2016

    Olá Sandra,
    Fico feliz que o post tenha ajudado. 🙂
    Seria ótimo sua filha cursar alemão antes de fazer a prova do Studienkolleg, pois a mesma é em alemão. Só que este processo curso alemão – Studienkolleg não é direto, ela precisa se inscrever e prestar a prova. Desejo boa sorte e que sejam bem vindos em solos germânicos 🙂

Anna

20/10/2016

Existe algum processo de admissão para o Studienkolleg? Como posso ingressar no curso para depois dele, tentar ingressar na universidade?

    Destino Munique

    21/10/2016

    Olá Anna,
    O processo está descrito no post 😉 assim como o porquê é necessário fazer e como ingressar na universidade.
    Boa sorte!

Lucas Rodrigues

23/09/2016

Boa tarde, tudo bem?
eu me chamo Lucas e sou de Brasília, gostaria de saber se é possível fazer algo do tipo: cursar o Studienkolleg, após o término, retornar ao Brasil por mais um ano, e só então retornar para dar início a graduação, na Alemanha.
O Studienkolleg, tem um prazo de validade? ou só é possível terminar o Studienkolleg e iniciar a graduação de imediato?

    Destino Munique

    26/09/2016

    Olá Lucas,
    O Studienkolleg substitui a nota do Abitur, que os alemães tem, ao terminar a escola, como se fosse comparando ao Brasil hoje à nota do Enem. Com a nota obtida ao concluir o Studienkolleg você irá se candidatar às universidades, ser aceito no curso desejado ou não, de acordo com esta nota. Sobre a validade não sei te informar com precisão assim como esta questão de ficar um ano no Brasil antes de iniciar a universidade, mas creio não ter problemas caso você resida aqui. O ideal é contactá-los 🙂

Gerson

10/09/2016

Olá. Deus lhe abençoe pela boa vontade de informar.
😀

Vc saberia dizer se há studienkolleg que inicie no começo do ano? Pergunto pq imagino que a exemplo dos eua na Alemanha os estudos comecem em agosto/setembro.
Muito obrigado.
Abçs.

    Destino Munique

    15/09/2016

    Olá Gerson!
    Obrigada pela visita e fico feliz por saber que o post tenha contribuído 🙂
    O início geralmente é em março 🙂 Mas seria bom verificar também no site deles o calendário de 2017 🙂

ADRIANA

27/08/2016

Eu amei o post, estou indo morar na Alemanha com meu esposo, temos 2 filhas uma cursa o ensino médio está no 2 ano e a outra faculdade de Economia 2 período, tem a possibilidade de elas continuarem os estudos na Alemanha?

A que está no 2 ano, ela vai precisar começar do zero ou vai precisar fazer alguma prova para terminar o ens.medio? Tenho muitas duvidas.

obrigada!

    Destino Munique

    27/08/2016

    Olá Adriana,
    Infelizmente não sei te informar sobre este processo de transferência escolar Brasil-Alemanha.
    Com relação à Universidade, ela terá que se aplicar a uma universidade daqui, bem difícil uma transferência neste caso.
    Boa sorte e tudo de bom aqui na Alemanha 🙂

Taiana Lima

12/08/2016

Olá! Muito obrigada pelas informações! Mas estou com uma dúvida e queria saber se poderia me ajudar nessa. A pessoa pula a parte do Studienkolleg só quando já terminou a universidade aqui no Brasil? Ou tem outras formas de pular essa etapa? Como por exemplo, já estar cursando um curso em alguma outra universidade.
Obrigada!!!

    Destino Munique

    18/08/2016

    Olá Taiana,
    Depende do que você já tenha cursado no Brasil, até qual período. Um amigo nosso “pulou” esta etapa, porém iniciou o curso do zero, não aproveitando nenhuma disciplina cursada no Brasil. O ideal é verificar direto com a universidade o que é necessário, pré requisitos, etc.

Viviane Fumero

28/07/2016

Ola gostaria de saber se entendi o post, como esta escrito: Antes de você se aplicar (candidatar) a uma universidade alemã, você precisa passar por um processo de validação de seus documentos escolares brasileiros na Alemanha e se não for portador de um passaporte da UE. Bem estudei Magisterio no Brasil e tenho a cidadania espanhola, nesse eu teria que fazer o Studienkolleg ou ja tendo certificado de conhecimento de Alemão ja poderia aplicar para qualquer Universidade?
Obrigada!
Viviane Fumero

    Destino Munique

    28/07/2016

    Olá Viviane,
    Você precisará fazer também. Todos os estrangeiros precisam. Este processo está vinculado a você não ter uma nota do chamado Abitur aqui, que é o “vestibular” deles. Com esta nota você se aplica às Universidades na Alemanha. Você já falando alemão é um plus pra você nos estudos no Studienkolleg 🙂

Alisson Paixão

21/06/2016

Muito bom este post, gostaria de saber se posso ir cursar o studienkolleg e a universidade com minha esposa indo junto? E se ela tem direito de trabalhar enquanto eu estudo..?

    Destino Munique

    21/06/2016

    Olá Alisson,
    Muito obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado do post 🙂
    Até aonde eu sei, o visto de estudante não se estende aos seus familiares, infelizmente. Caso você tenha passaporte europeu, ela pode te acompanhar e trabalhar neste período sem problemas.
    Neste caso, talvez seja melhor você se informar no consulado alemão próximo a sua residência (ou tentar um contato online) e explicar a sua situação.
    Boa sorte!