Aeroporto de Munique: como ir para o centro da cidade

Última atualização em

Conheça as opções para você chegar ao centro de Munique a partir do aeroporto

O Franz Josef Strauss é o nome do aeroporto de Munique e um dos mais importantes do estado da Baviera. Super moderno e sustentável, possui 2 terminais, uma grande área de conexão, diversas lojas e um moderno lounge na área de embarque. Ambos os terminais dispõe de internet gratuita.

Aeroporto-de-Munique-Lounge

Moderno Lounge no Terminal 2 // Foto Créditos

Muito bem sinalizado, oferece aos viajantes todas informações necessárias também em inglês. Parece redundante falar isso, mas muitas pessoas tem medo de chegar por aqui e só encontrar as informações em alemão.

O aeroporto de Munique é afastado do centro da cidade, ficando a cerca de 38 km da estação central, porém bem conectado por meios de transporte para este trajeto.

Confira aqui no blog dicas de hotéis em Munique recomendados pelos nossos viajantes, de acordo com a localização e categoria 😉

Há diversas formas de chegar no centro: taxi, carro (alugando ou contratando um transfer), trem e ônibus oferecido pela empresa aérea Lufthansa.

O taxi é a opção mais onerosa, custa atualmente (valores de 2019) entre 75-85 euros e o tempo de viagem é cerca 35 minutos. É uma opção confortável e também confiável. Os motoristas falam na sua maioria inglês (muito bem). O ponto é bem na área externa de desembarque. Há placas sinalizando as direções.

Aeroporto-de-Munique-Taxi

Taxis no aeroporto // Foto Créditos

Você pode também alugar um carro por lá. O nome do serviço em alemão é Mietwagen e em inglês Rent a car. Há placas indicando as direções para você chegar às locadoras, para alugar na hora ou apenas buscar o carro, com a reserva de locação já feita previamente via internet (confira as locadoras disponíveis por lá).

Rentcars-Malta

Uma opção mais econômica, principalmente para quem está em grupo, porém que muitas pessoas ainda tem receio, por não se sentirem seguras, devido ao idioma e falta de conhecimento de como funciona este serviço por aqui é o trem (S-Bahn). Por todo aeroporto vocês verão uma plaquinha com um “S” em verde, que é a indicação da direção da estação de trem, que fica dentro do aeroporto. Basta segui-la, que você dificilmente irá errar o caminho.

transporte-publico-munique1-300x298

Há duas linhas de trem que atendem o aeroporto: S1 e S8. Ambas cortam o todo o centro da cidade, passando pela estação central (Hauptbahnhof). A viagem até esta estação dura 45 minutos. Estes trens também passam nas estações Marienplatz, Karlsplatz-Stachus e Isator, que são estações próximas de muitos hotéis no centro de Munique.

Para maiores detalhes sobre locomoção, leia: como funciona o transporte público em Munique

O maior desafio considerado por muitas pessoas é a compra do bilhete para o trem. Há duas possibilidades para a compra: no balcão de atendimento da empresa responsável, a DB – Deutsche Bahn e nas máquinas de auto atendimento.

Aeroporto-de-Munique1

Máquinas para compra do bilhete do trem

Os funcionários da empresa DB falam inglês. As máquinas de auto atendimento tem como opção outros idiomas, dentre eles inglês, espanhol e italiano. Infelizmente não há português nesta lista.

20140417_083007

Na compra do ticket você tem a opção de comprar para 1 pessoa ou para um grupo de 2-5 pessoas. Os preços variam de acordo com estas duas opções. Este ticket é válido para o dia todo, não apenas do trajeto aerporto-cidade, e sim para circular na cidade, utilizando qualquer modalidade de meio de transporte, válido até às 6h do dia seguinte.

A seguir o passo a passo de como comprar este bilhete. É simples e pode ser pago com dinheiro (euro) ou cartão (habilitado ao exterior).

Há duas formas de comprar este ticket na máquina.

Máquina do aeroporto

1 – Este é o menu inicial. Você pode escolher o idioma de sua preferência para prosseguir na área inferior da tela.

2 – Na tela inicial clicando na opção “MVV”, você será redirecionado a tela para escolher qual ticket deseja comprar: airport day ticket single – para uma pessoa ou airport day ticket group – para um grupo de 2 a 5 pessoas. O valor é o mesmo, caso o grupo tenha 2 ou 5 pessoas.

Aeroporto-Como-Comprar-Bilhete-Munique1

3 – Escolhendo a opção desejada e a confirmando, a tela seguinte mostrará as formas de pagamento: dinheiro (moedas e notas) e cartão. Fique atento aos valores que a máquina aceitam para moedas e notas, pois nem sempre aceitam todos os valores.

Munique-Tickets-Aeroport0-Comprar

4 – Pagamento efetuado, o bilhete será impresso. Caso não tenha data o seu bilhete, ele precisará ser validado antes do uso.

Como-Comprar-Bilhete-Transporte-Munique

Máquina de bilhetes (onde fazer o pagamento) e máquina de validar o bilhete comprado

Máquina nas estações da cidade

Quando você retornar ao aeroporto precisará novamente deste bilhete. Um porém é que nas máquinas nas estações de trem na cidade tem uma carinha um pouquinho diferente, mas simples também de efetuar a compra. A seguir o passo a passo 🙂

1 – Este é o menu inicial. No canto superior direito da tela há umas bandeirinhas, clique lá.

2 – Escolha a opção do idioma desejado. No exemplo aqui, será inglês.

Menu-Maquina-Bilhete

Passos 1 e 2

3 – Escolha a opção airport no canto inferior direito da tela.

Menu-Maquina-Bilhete2

4 – Escolha o número de pessoas que utilizará este bilhete.

5 – Aqui você tem a opção conforme falei acima, de comprar um bilhete para o dia todo, o day ticket. Caso você só queira até uma estação específica e depois não vá mais utilizar transporte no dia, você pode comprar o single ticket.

6 – Depois você efetuará o pagamento.

7 – O bilhete será impresso e lembre-se de validá-lo antes de utilizá-lo.

Lembre-se de sempre ter este bilhete junto a você. Mesmo que um bilhete para o grupo, se o fiscal pedir no trem, mostre o bilhete e indique as pessoas que estão com você. Caso você não tenha o bilhete ou não tenha validado, você pagará uma multa de 60 euros (valor atualizado em 2019) na hora.

Por fim, a última opção para chegar ao centro de Munique é de ônibus, um serviço oferecido pela compania aérea Lufthansa, disponível para todos (não apenas passageiros da compania). Ele sai a cada 15 minutos, com tempo de viagem de 45 minutos até a estação central da cidade. Para quem está viajando sozinho, é a opção mais econômica de tarifa. O serviço é ótimo!

É possível comprar online e antecipado o bilhete do ônibus da Lufthansa. Compre aqui antecipadamente o seu bilhete através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Para mais informações sobre o aeroporto de Munique, acesse o site oficial aqui linkado em português. 😉

Espero que este post seja esclarecedor para você e auxilie durante a chegada em Munique! Qualquer dúvida, deixe um comentário, sua dúvida pode ser também de outros leitores 🙂 aeroporto de Munique

Foto destacada créditos: Doatrip.de

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Mercados de Natal em Munique, Marienplatz, Tours

Mercados de Natal em Munique 2019

Dicas para viajar no inverno

5 dicas para curtir melhor sua viagem no inverno

Munique no inverno?! SIM !!!!

A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação

Oktoberfest, desfile, abertura

Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2020


Comentários

Daniela

17/10/2019

Olá! Obrigada pelas informações. Estaremos em 2 pessoas. Com 1 mala média e mala de mão cada uma. É viável pegar um tram para o aeroporto?

    Destino Munique

    18/10/2019

    Olá Daniela,
    Sim, super viável 🙂

André

07/10/2019

Olá, ótimo post. Fiquei apenas com uma dúvida, vc cita que temos que validar o bilhete, onde pode ser feita essa validação?
Obrigado!

    Destino Munique

    08/10/2019

    Olá André!
    Há uma máquina antes da Escada rolante de acesso à plataforma do trem. Veja neste post uma foto 🙂
    /transporte-publico-munique/

Helaine

14/08/2019

Oi, excelente post. Explicação bem detalhada. Saberia me dizer se consigo transporte direto do aeroporto de Munique para Augsburg, e qual seria a melhor opção? Obrigada

    Destino Munique

    03/09/2019

    Olá Helaine, muito obrigada!
    Direto apenas transfer…
    De trem você pode comprar o Bayern Ticket, tomar uma das linhas mencionadas no post de trem S-Bahn e na central de Munique pegar um trem regional para Augsburgo.
    🙂

Danilo

19/05/2019

Olá!
Saberia me dizer até que horas funcionam as linhas S1 e S8, do aeroporto para a estação central?

    Destino Munique

    23/05/2019

    Olá Danilo,
    Estas linhas funcionam a noite toda com intervalos mais longos 😉