Transporte público em Munique: tudo que você precisa saber!

Quando estive em Munique pela primeira vez e me deparei com este mapa do sistema de transporte colorido abaixo, pensei: IMPOSSÍVEL! Com certeza (absoluta) vou me perder e nem informações conseguirei pedir com estes nomes tão complexos.

Transporte-Publico-Munique-Mapa

Mapa atual (jan/20) da rede de transporte público em Munique / Créditos

Foi apenas um susto, pois tudo é muito bem organizado e prático para qualquer pessoa entender e usar o sitema de transporte público na cidade, sem precisar falar alemão 🙂

Modalidades do transporte público em Munique

Antes de tentarmos entender o mapa, vamos falar das modalidades de transporte na cidade.

A rede de transporte público aqui em Munique é composta da seguinte forma, com as respectivas siglas:

– Sigla S = Trens (S-Bahn = Stadtschnellbahn = trem rápido suburbano)

– Sigla U = Metrôs (U-Bahn = Untergrundbahn = trem subterrâneo)

– Sigla Tram = Trens de superfície ou bondes elétricos (Tram ou Strassenbahn = trem de rua)

– Sigla BUS = Ônibus.

A simbologia, nas estações e pontos de parada são:

Logos-Transporte-Munique-2

Munique é dividida em zonas

Recentemente houve uma nova organização nas chamadas áreas de abragência do transporte público na cidade, o que barateou os preços e ficou mais fácil de entender como funciona.

Agora Munique e adjacências são dividas em zonas, não mais anéis (Ringe) como em até 2019.

Leia também: como ir do aeroporto para o centro de Munique

No total são 7 zonas: a Zona M, que compreende a Munique central (antiga região anel 1 ao 4) e mais 6 zonas (numeradas no mapa de 1 a 6, que abrange as adjacências).

O mapinha anterior contém as linhas de trem, metrô e bondes (veja o mapa maior neste link). Cada linha é representada por uma cor e no final de cada extremidade, há a legenda com o nome da linha.

Em Munique você pode adquirir com antecedência um passe para o transporte público com desconto em diversas atrações, chamado Munich City Tour Card. Compre-o aqui antecipadamente através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Um rápido exercício: procure no mapa a linha amarela. Você verá que é a linha de trem S8. Ao longo da linha há “bolinhas” numeradas. Esta numeração indica a zona correspondente a cada estação. Esta informação será útil no momento de decidir qual bilhete comprar, que explicaremos mais adiante.

Transporte-Publico-Munique-dica

A organização dos transportes em Munique

Diferente do sistema de transporte público das grandes cidades no Brasil, em Munique não há muitas linhas de ônibus circulando pelas ruas ou até mesmo cruzando-a de ponta a ponta. Os ônibus tem a função de apoio. Aonde não chegam as linhas de trem, metrô ou tram, o ônibus dá o suporte, ou faz a substituição de uma linha destas modalidades quando há obras nos trilhos.

Leia também: Sightseeing em Munique usando a linha de bonde 19

Todas as linhas de trem cortam a região central, de leste a oeste, passando pela estação principal (chamada Hauptbahnhof). Eles trafegam nesta reta e depois para as adjacências da cidade, lugares mais afastados.

As linhas de metrô e de bondes circulam apenas dentro de Munique. Já os ônibus circulam em toda região.

Transporte-Munique-Bonde-Tram

Tram: o trem de superfície ou bonde elétrico

Na maioria das estações há disponível a combinação de uma ou mais modalidades de transporte. Na estação central, por exemplo, você tem disponível todas as linhas de trens e 5 das sete linhas de metrôs, além de mais ou menos 10 linhas de Tram e ônibus.

Nas estações há um planejamento impresso dos horários de cada linha de cada um destes transportes, o percurso e as conexões possíveis com outras linhas em cada estação.

O intervalo entre os trens é de 20 em 20 minutos para cada linha e as demais modalidades de transporte de 10 minutos. Em horários de pico ou eventos na cidade, são disponibilizados em intervalos menores.

Há também nas estações e pontos de parada painéis eletrônicos informando o horários das linhas para os próximos minutos. Na ordem que passará na plataforma e o sentido.

APP do transporte público em Munique

Como hoje o acesso à internet é bem mais fácil, a empresa MVG, responsável pelo sistema de transporte público em Munique, oferece um APP gratuito, disponível no idioma inglês também, para consultar as linhas de transporte, horários e qual bilhete comprar. É possível também se cadastrar e comprar os bilhetes pelo celular.

Transporte-Publico-APP

APP do MVG no celular: verificando as linhas disponíveis, horários, possíveis combinações de transporte e qual bilhete comprar para viajar entre as estações Olympiazentrum e Marienplatz. Uso super fácil e intuitivo.

Dicas e regras importantes sobre os bilhetes e acesso às estações

Os bilhetes podem ser adquiridos em máquinas de auto atendimento nas estações de trem e metrô, dentro dos ônibus, nos pontos de parada do Tram ou nos guichês de atendimento com um funcionário, serviço disponível nas estações principais da cidade.

Nas máquinas de auto atendimento você conta com os idiomas inglês, espanhol e italiano, além do alemão (claro). Os funcionários que trabalham nos guichês de atendimento falam inglês (na grande maioria).

1

Máquinas de auto atendimento para compra de bilhetes do transporte público em Munique

Existem vários tipos de bilhetes para se locomover: individual ou de grupo (até 5 pessoas), para um dia, para três dias, para uma semana e para um mês de uso.

Adquirindo qualquer uma das modalidades de bilhetes, você tem direito, dentro prazo de validade que você comprou, a usar TODAS as modalidades transportes que citei anteriormente, pois o sistema é integrado. Mas lembre-se de um ponto muito importante: tenha SEMPRE com você o bilhete.

Você irá perceber que as estações não possuem catracas e ao embarcar ninguém pede o seu bilhete.

Transporte-Munique-Estacoes

Máquina para validação do bilhete do transporte na estação de metrô

Periodicamente embarcam fiscais da empresa responsável por estes transportes, vestidos de roupas normais e de repente…. eles abordam os passageiros para a apresentação do bilhete, se identificando com a credencial da firma e com a frase Fahrkarten, bitte! (que significa, bilhete, por favor).

Caso você não tenha o bilhete, você terá que pagar uma multa de 60,00 euros ao fiscal, na hora. Uma outra coisa que pouca se atenta, é que o acesso às plataformas de embarque só é permitido a quem tem um bilhete de transporte válido, ou seja, há também fiscalização nesta área.

Leia também: o que não fazer em Munique

Uma outra informação geral importante, é que os bilhetes sem data, geralmente os de duração de um dia e o de três dias precisam ser “carimbados” em um máquina que fica antes da escada rolante de acesso à plataforma de embarque.

Transporte-Munique-Validando-Bilhete

Validando o bilhete na máquina

Este carimbo significa a validação para o dia. Não esqueça de fazer isso, caso contrário ao ser fiscalizado dentro do transporte, você pode ser também multado. Quando tiver uma data de uso no bilhete, você não precisa validá-lo.

Ou seja…. em Munique você não precisa de carro para se locomover. O transporte público é eficiente, rápido, de qualidade, seguro, confiável e acessível.

Nos próximos posts daremos mais informações de como comprar os bilhetes. Deixe aqui a sua dúvida 🙂

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Colher morangos em Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Colher morangos você mesmo em Munique

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Primavera em Munique, dicas, guia brasielira em Munique

Primavera em Munique: programas para curtir a estação na cidade

Páscoa na Alemanha, Munique, Curiosidades

Curiosidades da Páscoa em Munique

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2020: dicas do que curtir nesta época!

Munique no inverno?! SIM !!!!


Comentários
    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    05/10/2019

    Olá Daniela, fica sim e há uma linha de ônibus que passa bem perto, linha 53. Dentro do ônibus você pode comprar o ticket 😉

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    02/10/2019

    Olá Mateus,
    Fico feliz que esteja ajudando o nosso blog 🙂
    Para o deslocamento aeroporto-centro você deve comprar o Airport-City-Day-Ticket de grupo, que vale pra vocês dois.
    Já o ticket de 3 dias para transitar dentro de Munique seria o Inner District.
    😉

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    17/09/2019

    Olá Jonas,
    Fico feliz que os posts estejam ajudando-o 🙂
    No dia que for ao Dachau, compre o Munich XXL , para os demais dias o Inner District 😉

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    04/09/2019

    Olá Edilson,
    É uma boa ideia também, porém se atente se o hotel é próximo a estação de trem. 🙂

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    18/06/2019

    Olá Oscar,
    Para o Castelo Neuschwanstein e Salzburg compre o Bayern Ticket, já para Hallstatt terá que ser uma passagem de trem específica para este destino (verifique no site da Deustche Bahn a disponibilidade para a data desejada).
    Uma boa viagem!

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    28/02/2019

    Olá Christine,
    O chip da Vodafone pra mim é o melhor, em termos de atender em qualquer local, creio que você ache sim no aeroporto de Frankfurt.. em Munique você acha.

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    21/02/2019

    Olá Douglas, muito obrigada pelo feedback 🙂
    No centro da cidade é mais difícil local gratuito para o carro por exemplo pernoitar. Há muitos hotéis com estacionamento incluso e outros que tem parceria com estacionamento próximo, oferecendo descontos. Na média, quando os hotéis cobram, é por volta de 7 a 10 euros a taxa por dia, varia. Verifique ao reservar se o hotel oferece esta cortesia 😉

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    19/02/2018

    Olá Ana Paula!
    Fico feliz que tenha sido útil o post pra você 😉
    Você precisa validar apenas no primeiro dia 😉

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    06/05/2017

    Olá Pablo,
    Infelizmente não sei te dizer, sei que o mesmo serve para os trens regionais, mas para o S-Bahn não sei dizer. O ideal é você se informar com a Deutsche Bahn para saber como proceder em caso de pedirem o seu passe e o o fiscal entender 😉

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    23/02/2017

    Olá Ana!
    O ticket de 3 dias de grupo é bem em conta sim, mas verifique primeiramente a programação dos seus dias na cidade, o que vocês farão, para escolher a agrangência do ticket. Leia este post, vai ajudar 😉 https://www.destinomunique.com.br/bilhete-transporte-parte1/
    🙂

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    29/09/2016

    Olá Anderson!
    Obrigada pela visita e que bom que voce curtiu nosso site 🙂
    Depende da passagem que você comprar, geralmente não precisa, o trem para em cidades intermediárias porém voce não precisa trocar. Esta indicação vem na passagem 🙂 Não deixe de visitar o Agenda Berlim e Viagem Hamburgo, sites excelentes com muitas dicas e parceiros nossos 🙂

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    21/06/2016

    Olá Juliana,
    Neste caso eu recomendaria a primeira classe. A diferença está no espaço e no valor. O importante é você fazer a reserva de lugares também no trecho Berlim-Munique, para você não ter que ficar percorrendo os vagões do trem com mala, atrás de lugar vazio. Em breve vai entrar um post novo no blog sobre esse tema 🙂

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    07/06/2016

    Olá Cássio,
    Você acessa a plataforma de trem a pé a partir de qualquer um dos terminais (que são dois no total). Não há baldeações até a Hauptbahnhof 🙂 Mais informações sobre o trecho aeroporto-central neste post https://www.destinomunique.com.br/aeroporto-de-munique/ 🙂

    " class="img-responsive img-circle img-center" style="float:left; margin-right: 10px;" width="52" height="52">

    Destino Munique

    17/05/2016

    Olá Barbara!
    Exatamente. Compre o ticket de grupo e o mesmo é válido por 24 horas, logo serve para ida para a cidade e retorno ao aeroporto. Tanto faz a linha sim, mas o S8 é um pouquinho mais rápido (5 minutinhos) 🙂
    Muito obrigada pela visita e pelo feedback tão bacana do blog!
    Uma boa estadia em Munique 🙂