Croácia: Hvar, paraíso e agito do verão croata

Última atualização em 25 de abril de 2019 by Destino Munique

Hvar, a nova Ibiza da Europa

Na nossa trip para Croácia reservamos um fim de semana para Hvar, uma ilha paradisíaca e super badalada já em direção a parte central da Croácia. Nos despedimos de lá querendo ficar, pois o lugar é fantástico.

Praias tranquilas com água cristalina, centro histórico aconchegante e baladinhas bem cara do verão europeu definem Hvar. Muitos dizem que Hvar é a nova Ibiza da Europa. É um lugar super fácil de passear por ser pequeno, sem nenhuma dificuldade.

Hvar é uma das maiores ilhas em comprimento da Croácia e nos hospedamos na cidadezinha que leva o nome da ilha, a 75 km do porto (Sucuraj) por onde chegamos (ou seja, cruzamos a ilha toda). A estrada é bem estreitinha e em alguns trechos precisa de bastante atenção, ideal pegá-la de dia, mas bem sinalizada e asfaltada.

Como chegar

Há duas formas de chegar na ilha: de ferry boat, que pode fazer a travessia com carro, a partir de Drvenik e de catamarãs, partindo de Split e até mesmo de Dubrovnik (porém dura um dia inteiro a viagem). O aeroporto mais próximo é em Split.

De ferry, a viagem dura cerca de 30 minutos e há horários pré fixados, porém na alta temporada, não há grandes intervalos do transporte. A balsa comporta cerca de 30 veículos e você pode comprar online o bilhete, o que não garante que você vai embarcar no horário escolhido, pois o embarque é por hora de chegada. Custa 108 Kunas/15 euros um veículo tipo passeio e 16 Kunas/2,50 euros por pessoa (valores de 2017).

A travessia já é um passeio lindo!

Croacia-Hvar-Ferry

Croacia-Hvar-Como-chegar

Dicas: se de carro, chegando a Drvenik, você terá que ficar em uma fila, bem organizada, para embarque na balsa. Se você não tiver comprado o bilhete online, após parar na fila, compre o bilhete do ferry logo, o mesmo não é vendido no embarque. Fica em um guichê escondido fora da área da fila, mas pergunte ao funcionário que estará organizando a fila, que ele indica.

Vindo de Dubrovnik, você cruzará a fronteira da Bosnia-Hezergovina, dirigindo cerca de 20 minutos neste país. Há controle de passaporte na fronteira, portanto tenham os documentos já a postos.

Onde se hospedar

Desta vez nos hospedamos em um apartamento, chamado Apartments Jakic, próximo à praia e ao centrinho (10 minutos a pé). Ótimo local, apartamento ótimo, limpo e a dona mora no pequeno prédio e te recebe com muitas dicas da cidade e uma cortesia de um vinho local. Recomendamos!

Hvar-Hospedagem-Craocia

hotéis maravilhosos à beira mar com infra estrutura completa. Reserve sua hospedagem através do blog e colabore conosco sem custos adicionais pra voce 😉

Deslocamento

Fizemos tudo a pé. Na área do centro histórico, porto e praias próximas, não passam carros. Você tem que estacionar nos arredores e chegar a pé.

Onde comer

Dalmatino e Divino são excelentes opções, cuja a especialidade são peixes e frutos do mar, preços médio a alto. Outro restaurante bem famoso no local, que não fomos, é o Passarola. Tem 5 estrelas no Trip Advisor.

O que fazer

Centro histórico

O centro histórico é bem pequeno e charmoso, com muitos bares, restaurantes e construções históricas bem conservadas. Um lugarzinho ótimo para passear em um fim de tarde, pois de dia a atração são as praias.

Croacia-Hvar-Centro-Historico

Há uma antiga fortaleza medieval na cidade, chamada Forte Espanhola, que tem uma bela vista de Hvar e das ilhas Paklinski, após uma boa subida e alguns degraus. Esta parte do passeio pulamos, pois estava já tínhamos encarado no dia anterior mais de 1.000 degraus em uma outra fortaleza em Montenegro, mas a vista pelas fotos é linda, e mais bonita ainda durante um pôr-do-sol.

Hvar-Croacia-Forte-Espanhola

Croacia-Hvar-Porto

Croacia-Hvar-Centrinho

Ilhas Paklinski (Pakleni Islands)

No porto da cidade há diversas empresas oferecendo passeios de barco pela região. As ilhas mais próximas da costa de chamam Paklinski e há taxi boats a todo momento fazendo esta travessia para as principais praias do local.

Nós optamos por fazer o passeio de forma diferente, alugamos um barco de pequeno porte (bem teco teco), já que não temos licença para barcos e para este não era necessário. Foi aventura mesmo, mas bem tranquila, não passamos nenhum tipo de apuro. O responsável pelo barco faz uma voltinha na enseada com você ensinando a conduzi-lo e realmente, não tem muito o que aprender rs a não ser controlar o barco e ancorá-lo. Foi a melhor coisa que fizemos, custou 65 euros para o dia inteiro.

Hvar-Croacia-Paklisnki

Croacia-Hvar-IlhasO que valeu mais a pena foi poder parar aonde achávamos legal e ficar por lá, sem pressa de andar em grupo. Uma das partes mais bonitas do passeio é a Lagoa Azul, lugar tranquilo, ótimo para mergulho e a água incrivelmente em tons de azul. Em algumas praias há restaurantes, como na Palmiziana Beach. Não se assustem ao se aproximarem da costa das ilhas com as pessoas nuas, é permitido fazer nudismo por lá.

Croacia-Hvar-Ilhas-Passeio

É bem na praia chamada Stipanska que acontece a famosa festa Carpe Diem. Durante o dia o restaurante funciona e há uma super infra estrutura para banho de sol e descansar na praia.

O mar em Hvar é super calmo, não tem ondas, apenas movimento causado pelo tráfego de outros barcos. O barco tinha coletes salva vida e passeamos sempre onde tinham outros barcos. Foi maravilhoso nosso dia, para quem não tem medo do mar e sabe nadar, recomendo esta experiência.

Passeio de barco panorâmico

Infelizmente quando chegamos à ilha a última embarcação já tinha saído para este passeio panorâmico, que além das ilhas Paklinski, visita outros lugares incríveis que só de barco chega, como a praia Stiniva Bay. Os passeios saem geralmente às 10h e retornam às 19h.

Há a opção de fazer em um barco alugado todo esse passeio panorâmico apenas para você, custa entre 350 a 500 euros o passeio.

Hula Hula Bar

A baladinha do fim de tarde em Hvar assistindo o pôr do sol no seu melhor ângulo.

Croacia-Hvar-Sunset-Hula-Hula

Ambiente jovem, música boa e bons drinks definem o local. Além de bebidas há o que comer no bar além de petiscos.

Croacia-Hvar-Hula-Hula-Drinks-831x1024

Croacia-Hvar-Hula-Hula-2

Croacia-Hvar-Hula-Hula-1

Chegamos por volta das 18h30, pegamos lugar tranquilamente, a música começa a ficar mais alta com clima de festa por volta das 19h. Fica a beira mar, 10 minutos a pé do centro histórico.

Croacia-Hvar-Hula-Hula

Ficaríamos certamente mais na ilha, pelo menos uns 5 dias. É um local ótimo para descansar, curtir as praias e sua tranquilidade.

Leia também aqui no blog mais sobre esta nossa viagem 🙂

Montenegro: beleza dos fiordes na região dos Balcãs

Croácia: Dubrovnik, a pérola do mar adriático

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Hvar: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas


Comentários