Croácia: Dubrovnik, a pérola do mar adriático
Última atualização em 25 de abril de 2019 by Destino Munique
Dicas da linda Dubrovnik em Destinos
Visitar a Croácia foi surpreendente! Esta viagem planejamos com a certeza que iríamos conhecer lugares lindos, mas a Croácia não te recebe como turista e sim te abraça como um local – a infra estrutura das cidades por onde passamos é excelente pra você, turista, fazer a sua viagem sem se preocupar e temer por nada, e as paisagens são realmente surpreendentes.
Para quem não sabe, a Croácia é dos 7 países provenientes da antiga Iugoslávia, independente desde 1991 e a grande sensação do verão europeu nos últimos anos. A sua costa se estende por quase 2.000 km e possui nada mais nada menos que mais de 1.000 ilhas em águas cristalina e considerada uma das mais limpas da Europa. Além disso faz fronteira com ao norte com a Eslovênia e Hungria, ao seu leste com a Bósnia-Herzegovina e ao sul com Montenegro, ou seja, roteirinho bem bacana que dá para fazer explorando esta parte da Europa.
Além de suas belas cidades litorâneas, a capital Zagreb e o lago Plitvice são locais bastante visitados. Diria que, para conhecer bem o país, fazendo uma road trip, 10 dias seria ideal e mais dias, não seria demasiado.
Hoje vamos falar de Dubrovnik, que arrancou nossos suspiros de lá de cima ainda no avião, com a vista de suas muralhas e da costa Dalmácia com diversos tons de azul.
Dubrovnik é uma pequena cidade (cerca de 43.000 habitantes) no sul da Croácia, conhecida como pérola do mar Adriático e chegando lá entendemos exatamente o porquê. O seu centro histórico é patrimônio mundial da Unesco, desde 1979.
Incrivelmente linda e cheia de acontecimentos históricos, ultimamente tem sido procurada por pessoas do mundo todo com o mesmo objetivo: conhecer a King´s Landing, cidade fictícia da série Game of Thrones. Mas a cidade vai (muito) além do que a série mostrou, esta é a surpresa para muitos.
Difícil escrever um post curtinho de uma cidade com tanta diversidade e coisa para contar! Preparem-se, lá vem história com dicas para curtir por lá.
Aeroporto
Fica a 18 km do centro de Dubrovnik, em Čilipi.
Até o centro, há disponível uma linha de ônibus shuttle, que custa 6 euros / 40 kunas por pessoa e faz três paradas, sendo uma delas bem no coração da cidade, próxima a porta de Pile.
Logo saindo da área de desembarque você irá ver placas indicando shuttle e no guichê da empresa responsável poderá adquirir o bilhete. Achei bem rápido e tranquilo o deslocamento (nem 30 minutos). Leia mais informações sobre a empresa que oferece este serviço, chamada Atlas.
Taxi e transfer, que muitos hotéis oferecem, também são opções para chegar até a cidade.
Sobre o aeroporto, não há muitas opções para refeição (apenas pequenos lanches) e acesso a internet é gratuito por apenas 15 minutos. É pequeno e o processo de embarque/desembarque super rápido.
Viajando a partir de Munique são 1h10 de voo e passa pela imigração. Muitos voos do Brasil fazem conexao em Munique para a Croácia e algumas conexões duram até 10 horas. Querendo aproveitar este tempo e conhecer a Munique, nos escreva, temos tour sob medida para este tempo na cidade 🙂
Deslocamento
Há bastante táxis e linhas de ônibus em Dubrovnik. Usamos as duas modalidades e não tivemos problemas. Usamos o carro alugado apenas para ir até uma praia (a mais bonita) que era mais afastada (já já vou falar dela aqui).
De resto, fizemos tudo a pé. Dentro das muralhas não circulam carros.
Se você for para outras cidades e não curte excursões, vale pena alugar um carro. Há diversas locadoras na cidade (e no aeroporto), o ideal é reservar antes (online).
Tivemos um pequeno deslize de planejamento de viagem, e alugamos com a data errada, chegando na locadora um dia depois para buscar o carro. Por sorte, conseguimos em outra locadora ao lado uma opção muito mais barata que a que fizemos online.
As estradas na Croácia são boas, bem sinalizadas e os croatas dirigem bem devagar (não passam de 80 km/h em uma estrada) quando comparados aos padrões alemães.
Moeda
A Croácia tem ainda a sua própria moeda, a Kuna, mesmo fazendo parte da UE desde 2013.
A dica é trocar dinheiro nos bancos da cidade, para obter um câmbio bom. 1 euro quando viajamos valia 7.5 Kunas. O euro é aceito, mas geralmente na troca 1 euro = 7 Kunas, valor praticado nas casas de câmbio, nos hotéis e estabelecimentos comerciais, pois tem a comissão no valor.
Por falar em moeda, um ponto a ser considerado no seu orçamento: Dubrovnik não é uma cidade tão barata como se fala, assim como as outras cidades famosas do país (Hvar, Split). Hotéis e restaurantes não são nada econômicos.
Onde ficar
Uma das minhas grandes dúvidas foi se me hospedava dentro ou fora das muralhas, ou seja, no antigo centro histórico. Escolhemos ficar fora das muralhas e foi uma boa opção, por 2 motivos: mais sossego e não ter que subir degraus que não parecem acabar nunca. Para quem viaja com malas grandes não é definitivamente uma boa pedida.
Outra dúvida foi se ficaríamos em um hotel ou apartamento, o que é muito comum na Croácia. Em Dubrovnik ficamos em um hotel e Hvar em um apartamento.
Em Dubrovnik nos hospedamos no hotel Lero, que fica entre 15 e 20 minutos a pé do centro histórico. Hotel todo recém reformado, confortável, com piscina, restaurante e café da manhã muito bom. Custo-benefício excelente.
Quanto tempo ficar
Ficamos na cidade 3 dias e 4 noites (pois um dia fizemos um bate e volta para Montenegro, tema de post futuro). Conhecemos bem a cidade, com calma e curtimos praia.
Para quem só quer ver a parte do centro histórico e principais atrações, 2 dias está bom, menos é pouco demais. Nosso tempo foi sob medida, mas ficaríamos mais tranquilamente.
Onde comer
Os pratos típicos da região são na grande maioria com peixes e frutos do mar. Há diversas opções no centro histórico, com preços e qualidade variadas. Como fizemos um tour guiado com a Nataša, tivemos muitas dicas de onde fazer as nossas refeições.
Como fomos no alto verão e fazia muito calor, praticamente só jantávamos, não tínhamos fome para refeição durante o dia. Café da manhã reforçado, muita água e sorvetes durante os passeios.
Dos restaurantes que fomos jantar, recomendamos:
-
Proto: Comida croata, no antigo centro histórico, peixes e frutos do mar são as especialidades (mas tem outras opções). Preço de médio a alto, mas valeu muito.
-
Restaurante Panorama: Comida croata e internacional, fica na parte alta da cidade, no alto da colina que o teleférico deixa. Preço de médio a alto, vista incrível.
-
Taj Mahal: Comida da Bósnia, fica no hotel onde nos hospedamos. Preço bom e pratos deliciosos.
-
Dolce Vita: Creperia e sorveteria, no antigo centro histórico. Uma delícia e preços bem em conta pela ótima qualidade e quantidade. Fomos duas vezes! rs
Uma ótima pedida é o Restaurante 360, em um ponto alto do antigo centro histórico com uma vista linda para o mar e para as muralhas. Não deu tempo de ir lá.
O que não deixar de visitar
Muralhas e centro histórico de Dubrovnik
O centro histórico da cidade é recheado de ruas estreitinhas com palacetes e becos charmosos, e todo cercado por muralhas, cerca de 2 km.
Visitar Dubrovnik e nao percorrer pelas suas muralhas não é conhecer a cidade. Durante as estacoes quentes, o ideal é fazer esse passeio bem cedinho ou de tardinha, pois é realmente muito (mas muito) quente. O ticket custa 120 Kunas / 17 euros e é válido para visitar também o Forte Lovrijenac, fora das muralhas, mas bem próximo.
Como a cidade tem maioria católica, há diversas igrejas, além de uma catedral e um mosteiro no centro histórico.
Com muito bares, restaurantes e lojinhas, é para se perder por lá. Por falar em se perder, literalmente, não se preocupe pois o centro tem apenas uma rua principal e duas praças maiores, uma com uma fonte (fonte grande de Onofrio), próxima a porta de Pile e outra onde fica a Igreja de S. Bras.
Passar apenas por este fervor de turistas e de calor sem ouvir a história não faria nenhum sentido, seria apenas mais um centrinho bonito visitado em uma viagem. A nossa super dica para mergulhar na história e cotidiano da cidade é um tour guiado com a Nataša Brailo, croata mestre em língua portuguesa, da empresa Dubrovnik em Português.
Nós tivemos uma manhã de passeio pelos 2 km das muralhas e centro histórico, além de muito aprendizado e excelente companhia, Rodrigo desfrutou de sua experiência de moradora da cidade onde foi filmada King´s Landing do Game of Thrones, ouvindo várias curiosidades sobre a filmagem da série e com fotos em locais de cenas marcantes para os fãs. A Nataša oferece diversos outros tours na cidade e é guia parceira do Destino Munique.
Reserve aqui antecipadamente um tour Experiência Total de Game of Thrones através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
Forte Lovrijenac
Saindo do centrinho pela porta de Pile, você avistará o forte a sua esquerda. A vista do mar e do centro histórico é linda, um local para sentir a brisa e admirar.
Dica: para quem quiser alugar um caiaque na cidade, em frente ao forte é o local onde fica o ponto de entrega dos equipamentos.
Teleférico de Dubrovnik
Como amamos ver as cidades do alto, este passeio era um must do. O local de venda dos tickets e acesso ao cable car fica fora das muralhas, mas simples de chegar, há muitas indicações. Para fugir das filas na alta temporada, a dica é ir mais no final do dia e de brinde você assiste o entardecer do alto da cidade.
Compre aqui antecipadamente o bilhete de ida e volta de teleférico através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
Mas se você quiser ver o pôr do sol, a aventura começa fora da área do teleférico no alto da montanha, isso tudo porque a máquina do cable car fica bem na frente do lado que o sol se poe (pois é…). Fomos em busca de um lugar para ver o sol se por no mar e achamos, depois de uns 10 minutos de caminhada na montanha de pedras e terra! E como valeu a pena.
Após o espetáculo da natureza, voltamos para a área do teleférico e jantamos no Restaurante Panorama. Descer de teleférico à noite também foi maravilhoso, ver a cidade toda iluminada.
Buža Bar
Buža em croata significa buraco. No nosso passeio com a Nataša aprendemos que eram feitos buracos nas muralhas para despejar o lixo (que há antigamente era apenas orgânico) no mar. E dois “buracos” destes viraram dois bares incríveis em rochas à beira mar, com uma vista incrível, música agradável e praia particular.
Passamos um fim de tarde por lá e maravilhoso foi pouco.
Stevi Jakov Beach
A praia mais linda e tranquila da cidade. Fica a cerca de 1,5 km do centro, se você não tiver de carro, vá de táxi (dá uns 12 euros mais ou menos). Há um restaurante no local, que oferece espreguiçadeiras na praia (5 euros para o dia todo) e gentilmente chamam um táxi para a volta, se você precisar (pois no local não passa nada, é bem reservado). Para acessar a praia há alguns degraus a percorrer.
As praias na Croácia são de pedras, raríssimas tem areia, portanto um sapato para usar na água é item obrigatório. Vende por todos os lados isso por lá.
Além de admirar os diversos tons de azul e verde da água, na Sv. Jakov você tem a vista para a ilha Lokrum e o centro histórico com suas muralhas.
Ilha Lokrum
No porto no centro histórico parte taxis boat a cada meia hora para esta ilha, no valor de 100 Kunas por pessoa/14 euros (ida e volta). Há também passeios de barco pela costa de Dubrovnik que passam pela ilha.
Nossa pedida foi o taxi boat, pois queríamos explorar o local no nosso tempo. Se você busca tranquilidade, lá é o lugar. A ilha tem infra estrutura completa, com bars, restaurantes e banheiros.
Para os fãs de Game of Thrones, mais uma dica da nossa guia preciosíssima: o trono original da série está nesta ilha e é permitido sentar e fotografar de graça. Olhem o resultado…
Pra fechar a nossa última noite na cidade, fomos brindados com uma linda queima de fogos em virtude da abertura do festival de verão na cidade.
Leia também aqui no blog mais sobre esta nossa viagem 🙂
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Dubrovnik: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian
Destino Munique
27/08/2016
Muito obrigada Marcia! 🙂
Andrea M Goichberg
27/07/2016
Olá
Adorei seu post
Queria tirar uma duvida. O tour guiado em Dubrovnik é caro? Pode me dar idéia de valores?
Ansiosa para seu post sobre Montenegro e Hvar!
Obrigada
Destino Munique
28/07/2016
Olá Andrea,
Fico feliz que tenha gostado do post e os próximos já já estarão no ar ☺ Com relação ao valor do tour, sugiro que entre em contato direto com a Nataša, pois ela tem diferentes passeios e valores. ????
Abs!
Marcia
27/08/2016
Post espetacular!!!! Super detalhado, adorei todas as dicas! <3