Dicas do que não se deve fazer em Munique (e na Alemanha)

Última atualização em

Dicas para não pagar mico ou passar sufoco aqui na terrinha

Diferente cultura, diferentes costumes. Alguns soam estranhos, outros apenas como novidades, mas muitos são bem válidos e vale a pena se atentar às dicas do que não se deve fazer ou evitar de fazer aqui na terrinha, pois algumas coisas são automáticas da nossa cultura, por não termos até mesmo a vivência no Brasil.

No restaurante

Muita gente reclama do atendimento por aqui (já devo ter comentado por aqui), mas muitas vezes é porque as atitudes são um pouco erradas.

Uma atitude (muita nossa, de brasileiros) que deve ser evitada não só aqui, mas já vivenciei em outros países na Europa também, é nos restaurantes ficar chamando o garçom gritando, fazendo psiu, chamando de “amigo”, tocando-o (aí ferrou de vez…)… Quanto mais você chamar desta forma, infelizmente será ignorado. Mas e aí, como chama? Você pode levantar a mão quando realmente você ter certeza que não foi visto ou precisar de alguma coisa, de forma discreta. Na maioria das vezes somos vistos e não adianta chamar todos os garçons, porque cada um atende uma ala do salão. Pode soar estranho, mas é também um pouco de educação.

Nas escadas rolantes

Regra básica aqui é: ficar parado na escada rolante apenas do lado direito, lado esquerdo é para quem está com pressa e não para ficar parado.

Nas ciclovias

Ciclovia pra nós brasileiros é sinônimo de pedalar passeando, curtindo a paisagem. Aqui também, quando dentro de um parque, nas margens do rio Isar, em volta de um lago… mas no meio da cidade infelizmente não é assim. A bicicleta aqui é um meio de transporte comparado a um carro, na questão da utilização, regras de transito, etc. Então muito cuidado ao passear no meio da cidade de bicicleta, pois as pessoas pedalam com pressa e são bem impacientes.

Para você pedestre: caminhar na ciclovia é perigoso, por risco de ser atropelado. Preste bastante atenção no limite da calçada e da ciclovia, assim como preste atenção em atravessa uma rua com ciclovia, atente se vem um bicicleta também.

Dicas-Munique-Ciclovia

Fotos créditos

Nas ruas

A maioria das pessoas aqui atravessam apenas no sinal verde para pedestre e aonde há faixas. É muito comum atravessarmos no sinal vermelho no Brasil, mas aqui as pessoas esperam. Atravessar no meio dos carros é passivo de multa se um policial estiver passando no momento.

Cuidado especial para as ruas que, além de carros e ciclovias, passam também as linhas de bondes (o Tram).

Nas estações de metrô e trem

Como muitos já devem ter ouvido falar, na Alemanha não há roletas/catracas para passarmos nosso bilhete de transporte e termos acesso para viajar. Isso não significa que não há controle e que não precisa ser comprado. Se uma pessoa é pega sem bilhete, além da vergonha, tem que pagar 60 euros de multa.

Uma outra coisa que muita gente não sabe… às vezes os Controllers (funcionários da empresa do sistema de transporte que estão sempre à paisana) não pedem o bilhete dentro do trem ou metrô, e sim dentro da estação, na saída das plataformas de embarque/desembarque ou após as escadas rolantes. Aqui se você está nesta área significa que você acabou de viajar (ou pretendia viajar) no transporte, portanto, pode ser multado também se estiver sem o bilhete.

Ou seja, compre o bilhete antes de usar qualquer modalidade de transporte na cidade. Se tiver dúvida nas máquinas de auto atendimento, dirija-se a um funcionário, que certamente irá ajudá-lo.

Analisando bem, são atitudes simples e corretas, que quando respeitadas “fora da nossa casa”, não nos deixa com nenhuma imagem negativa da nossa viagem. Cada local é uma cultura e funciona segundo regras e normas de organização diferentes. Aproveitem as dicas!

Foto destacada: Jornal Süddeutsche (Bild: Rainer Viertlböck)

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Primavera em Munique, dicas, guia brasielira em Munique

Primavera em Munique: programas para curtir a estação na cidade

Páscoa na Alemanha, Munique, Curiosidades

Curiosidades da Páscoa em Munique

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2020: dicas do que curtir nesta época!

Krapfen, doce do carnaval em Munique

Krapfen: o doce do carnaval em Munique


Comentários