Validação do diploma universitário brasileiro na Alemanha (Anerkennung)

Última atualização em

O que você precisa para validar o seu diploma na Alemanha

Finalmente saiu o post, queridos seguidores! Uma das perguntas mais frequentes que recebo é sobre como validar/reconhecer o diploma universitário brasileiro na Alemanha. Em alemão, a palavrinha certa se chama Anerkennung, que significa reconhecimento.

Há praticamente 5 anos atrás, quando me mudei pra Alemanha, não haviam tantas informações práticas sobre o assunto, pra mim foi um pouco difícil descobrir exatamente o que precisava ser feito e com a ajuda do curso de integração profissional que fiz em Munique, obtive todas as informações desta parte burocrática. Hoje compartilho com vocês.

De forma mais simplificada o possível e prática, sem entrar a fundo em cada curso, tentei elucidar o passo a passo do que você precisa para submeter a validação do seu diploma aqui. Lembrando que este processo não é para reconhecer a sua profissão exercida no Brasil e sim a equivalência do que você estudou com os cursos de nível superior que são oferecidos na Alemanha.

O processo começa no Brasil e termina aqui na Alemanha, em Bonn, mas tudo é feito por correio, não se preocupe.

1 – Autenticação dos documentos de conclusão brasileiros no consulado alemão

O diploma de conclusão é assinado pelas autoridades da universidade. Na própria universidade, informe-se onde quem assinou tem firma em cartório, pois você precisará reconhecer firma desta (s) assinatura (s). O mesmo vale para o histórico da graduação. Mas para que isso? Os seus documentos precisarão ser validados primeiramente como verdadeiros no consulado Alemão e para isso, é requerido o reconhecimento de firma (das assinaturas).

Tendo tudo reconhecido, basta levar os seus documentos no consulado alemão mais próximo da sua cidade (consulte os dias e horários de funcionamento de atendimento ao público também). Faz na hora, mediante a uma taxa. Quando fiz custava cerca de 50 euros por documento, pago em espécie e convertido para reais.

Ter o seu diploma autenticado também servirá para caso você deseje estudar na Alemanha, fazer uma pós graduação, por exemplo.

Importante!!! Esta semana, li uma matéria no site do consulado brasileiro em Frankfurt sobre a “eliminação da exigência de legalização de documentos“, o que pode anular este primeiro passo que expliquei sobre a autenticação do diploma. Verifique no consulado e as novas regras antes de fazer esta etapa.

2 – Autenticação das cópias dos documentos acadêmicos

Nenhum documento original deverá ser enviado, apenas cópias autenticadas, no cartório. Como fiz este requerimento já na Alemanha, submeti as cópias a autenticação no cartório alemão (Notar aqui se chama).

Fazendo este processo do Brasil, acredito que estas cópias deverão ser autenticadas por intermédio do consulado alemão, mas infelizmente não sei ao certo, pois fiz esta etapa em Munique.

No final do processo, todos estas cópias dos documentos são enviados de volta pra você junto com o resultado do processo.

3 – Cópias de outros documentos sem precisar autenticar

Junto às cópias dos documentos de conclusão, você precisará enviar outros documentos, que segundo o órgão, não há a necessidade de enviar traduzido para alemão os documentos em língua portuguesa (eu enviei na época a cópia do diploma também traduzido para alemão).

  • Cópia do seu diploma e histórico escolar do ensino médio;

  • Cópia do seu passaporte ou documento de identidade da união europeia (caso você já resida aqui ou tenha dupla nacionalidade);

  • Cópia da certidão de casamento, caso o seu nome tenha sido alterado por este motivo. Neste caso, eu tinha uma cópia traduzida para o alemão, enviei junto mesmo não havendo a necessidade. Caso o seu nome tenha sofrido alterações por outros motivos, você deve enviar a justificativa através de um documento;

  • Cópia do contrato de trabalho, caso você seja portador do Blue Card, uma permissão de residência para quem trabalha aqui e não tem passaporte europeu.

4 – Preencher o requerimento de validação do ZAB e enviá-lo

O ZAB (Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen) é a instituição alemã responsável por este processo, de comparação e reconhecimento de graduações em diferentes níveis no exterior. Este órgão vai analisar toda a sua grade, ou seja, as disciplinas cursadas, assim equivalendo o que você estudou no Brasil com o que existe na Alemanha.

Este é o formulário de requerimento, documentos necessários para o processo (que descrevi anteriormente) e o valor das taxas por este serviço.

O valor é 200 euros, pago através de uma cobrança que ao submeter o seu requerimento no site, será gerado um boleto para pagamento. O comprovante de pagamento deverá ser enviado junto com todos os seus documentos e cópia do formulário impresso,

Se você quiser por exemplo reconhecer mais de um título, o seguinte custa 100 euros (por exemplo, bacharelado e mestrado).

O formulário está aqui disponível. Após enviado, você receberá por e-mail o formulário completo, em pdf, para preencher com as demais informações que o ZAB necessita. Ao concluir o preenchimento do requerimento, será gerado um número, que será a identificação do seu processo no ZAB.

Um detalhe importante sobre este processo é que, o resultado do processo pode ser desde um documento certificando que sua formação (seu título) é válida aqui, como também que não é ou que você precisa fazer mais alguns anos de universidade aqui para ter o diploma, Hochschlulabschluss em alemão.

O meu processo foi concluído em cerca de 6 meses por parte do ZAB (senão me engano), chegando por correio em casa o envelope com o documento de reconhecimento do curso e as cópias enviadas. Felizmente obtive sucesso com o reconhecimento pleno do meu curso (engenharia).

Este post foi escrito com base na minha experiência neste processo e o site da Anabin foi consultado, para comparar se do ano de 2013 para 2016 haviam ocorrido mudanças com relação a este processo. No site da Anabin você também pode consultar se o curso que você estudou e a universidade estão incluídas na listagem para dar entrada neste processo, segundo acordo Brasil-Alemanha

Relembrando que este post não se trata de reconhecimento de profissão, e sim do curso superior estudado no Brasil. Para cada profissão existe uma exigência para atuação na Alemanha, que vai desde idioma até outros pré requisitos. Ter o diploma validado não significa que você vai atuar diretamente na sua profissão aqui. Leia aqui mais informações.

Neste post da Raquel Carvalho, autora do blog Backpackingalone, ela conta sobre o reconhecimento do seu diploma na área de farmácia.

Contato do ZAB

Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen (ZAB)
im Sekretariat der Kultusministerkonferenz

Endereco: Graurheindorfer Straße 157, Postfach 2240, 53012, Bonn

E-mail: [email protected]

Telefone: +49 0228 501-664

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação

Oktoberfest, desfile, abertura

Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2020

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Ensaio fotográfico em Munique, fotógrafa brasileira em Munique, Tati Borges-Schindler

Ensaio fotográfico em Munique: Tati Borges-Schindler & equipe

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2019 em Munique: dicas do que curtir na cidade nesta época


Comentários

Wellington

28/09/2019

Olá, vc sabe se graduações na área de tecnologia são reconhecidas pela Alemanha com equivalência?

    Destino Munique

    02/10/2019

    Infelizmente não tenho esta info. O ideal é consultar o órgão responsável, citado neste post 😉

Camila

04/06/2019

Boa tarde. Eu e meu marido temos interesse em mudar para a Alemanha. Ele é engenheiro mecânico com experiência em indústria metalúrgica. Gostaria de saber se o único jeito de validar o diploma é ter a faculdade reconhecida pela anabin? A faculdade do meu marido não está na listagem, será que é possível conseguir a validação assim mesmo?

    Destino Munique

    06/06/2019

    Olá Camila,
    Nossa sugestão é que entre em contato com eles e veja qual o caminho que vocês devem seguir para este reconhecimento.
    Boa sorte!

Mauricio

19/03/2019

Olá, tudo bem?
Trabalho para uma empresa alemã aqui no Brasil e me ofereceram uma vaga para trabalhar na Alemanha (na mesma empresa). Já recebi e assinei o contrato de trabalho para a vaga e agora estou no processo de solicitação do Blue Card, com entrevista marcada para maio. Entrei no site da Anabin para verificar as informações sobre meu curso e só encontrei a minha universidade. Sabe me informar como proceder? Preciso correr atrás de algum tipo de validação? Cursei Engenharia Agricola na UNICAMP.
Muito obrigado!

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Maurício,
    Se a empresa que você vai trabalhar não te exigiu esta validação, fique tranquilo 😉 recomendo que entre em contato com a Anabin para identificar o seu curso perante a este órgão (já que a universidade consta na listagem), para futuramente (se você desejar) ter esta validação em mãos 😉 é sempre bom 😉
    Boa sorte e parabéns pela mudança!

EDUARDO DA

18/03/2019

Olá, tudo bem? Você sabe dizer que uma vez validado na Alemanha o diploma tem validade para o restante da União Europeia? Muito obrigado pelo post, me deu uma luz, mas ainda fiquei com dúvida kkk

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Eduardo,
    Em cada país da UE há uma regra 😉

Andre

09/02/2019

Olá,
Parabéns pelo post.

Gostaria de saber se para validar um MBA seria os mesmos passos!

Muito obrigado e continue a nos informar de forma brilhante.

    Destino Munique

    17/02/2019

    Olá Andre, obrigada!
    Infelizmente não sei te informar sobre o MBA 🙁
    Creio que a melhor forma é você perguntar a esta central de validação que citei no post e eles esclarecerão a sua dúvida 🙂 Envie um e-mail pra eles. Boa sorte!

Anna

06/02/2019

Bom dia Camilian! Muito obrigada pelo seu post! Ajudou muito!
Gostaria de saber se você precisou fazer alguma prova ou treinamento para reconhecer a profissão de engenheiro de produção.
No site do ZAB, encontrei 2 tipos diferentes embaixo da headline Engineer (engineer ou consulting engineer), e me encaixo no Ingenieurin. Foi essa que você reconheceu também? Apesar de não ser mandatório o reconhecimento da euqivalência, gostaria de reconhecer mesmo assim.
Muito obrigada!

    Destino Munique

    17/02/2019

    Olá Anna, fico feliz 😉
    Exato, Ingenieurin! 🙂
    Boa sorte!

Luciana

16/12/2018

Ótimo seu post!!! Parabéns!!! Esclareceu minhas dúvidas!!! Abraço Luciana

    Destino Munique

    17/12/2018

    Fico muito feliz, Luciana! 😉

Romario

16/11/2018

Olá.

Você por acaso sabe como funciona se a pessoa enviar os documentos de duas graduações diferentes, isso será que ajuda na avaliação das disciplinas?

Obrigado

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Romario,
    Ajuda sim! Foi o meu caso e ajudou, pois na carta com o parecer do reconhecimento do curso, mencionou que tinha também outra graduacao.

Felipe Dieter

16/07/2018

Oi Camilian!

Tenho duas dúvidas. A primeira é, qual o custo das cópias autenticadas no Notar aí na Alemanha? Aqui no consuladoé 10 euros por documento, acho um valor absurdo.
Após a validação do teu diploma, eles te deram título de Diplom ou Bachelor para engenharia? Estou fazendo um CV e seria bacana ter uma noção do que colocar, pois concluí a engenharia mecânica aqui e soube que o Diplom seria “um pouco melhor” que Bachelor para os alemães.

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Felipe,
    É mais caro que no consulado. Recentemente autentiquei um documento de duas folhas e paguei 24 euros 🙁
    Sobre Diplom x Bachelor, primeiro você tem que fazer o processo de Bachelor e depois Diplom senão me engano. Eu não dei continuidade no processo.

Lorraine Gürtler

07/02/2018

Oi Camilian!

Parabéns pelo post! Ainda tenho dúvidas sobre o meu caso, mas valeu a leitura. Dei entrada no processo de cidadania e pretendo fazer o reconhecimento do meu diploma em Odontologia. Além do passo a passo que você bem explicou, sei que preciso fazer uma avaliação caso minha formação seja equivalente. Essa avaliação se chama Approbation e para fazê-la preciso ser fluente em alemão (nível C1 ou C2), mas não encontrei ainda mais informações sobre a necessidade ou não de cursar algumas matérias na universidade. Você conhece alguém que tenha feito o processo para Odonto? Tenho planos de ir em setembro para estudar alemão (Stuttgart, Munchen ou Düsseldorf), falo apenas o básico bem arranhado (hahaha). Descobri um curso que é bem mais em conta (salvo engano custa 1,20 euro / hora), mas não sei ao certo se qualquer pessoa pode fazer. A conversação e vivência vão me ajudar muito. Obrigada, tudo de bom!

    Destino Munique

    09/02/2018

    Olá Lorraine,
    Infelizmente não tenho informações sobre, mas procede a informação do nível C2 para áreas médicas. Sobre as disciplinas na universidade você teria que se informar diretamente com a Anabin, que avalia as disciplinas que você cursou e diz a necessidade ou não de cursar horas complementares em uma universidade alemã.
    Boa sorte, tudo de bom! 😉

Ana

04/02/2018

Olá… eu li q precisa do passaporte da uniao europeia.. mas sem ele nao tem como ?

    Destino Munique

    04/02/2018

    Olá Ana,
    Não precisa 😉

Marcelo

19/12/2017

Olá!
Vi seu post e estou em um processo de reconhecer o meu curso na Alemanha pois fui contratado por uma empresa Alemã. Meu curso é Engenharia de Controle e Automação, a minha universidade é reconhecida na Anabin mas meu curso não tem na base de dados deles. Preenchi o formulário do ZAB para reconhecer o meu diploma mas não recebi o boleto que você disse para realizar o pagamento e enviar o recibo junto com os meus documentos. Você saberia me informar como faço para retirar o boleto ou se recebo ele depois que meus documentos chegarem lá?
Obrigado.

    Destino Munique

    19/12/2017

    Olá Marcelo,
    Tem que entrar em contato diretamente com o Anabin, pois pode ter acontecido algum erro no sistema e estar em aberto o pagamento da sua solicitação 😉
    Boa sorte!

Isabel

01/10/2017

Oi ! Estou em uma saga de coleta de muitas informações. Obrigada pelo post. Minha duvida é : se no site do anabin minha Universidade não estiver presente, isso significa automaticamente que a Alemanha não reconhecerá minha graduação? Desde já agradeço, um abraço.

    Destino Munique

    27/10/2017

    Olá Isabel,
    Entre em contato com eles por e-mail explicando a sua situação, eles sempre retornam 😉
    Boa sorte!

SABINE LISEK

05/07/2017

Bom dia!
Uma pergunta, li seu post e estou vendo de convalidar meu titulo na Alemanha de arquitetura. A duvida que tenho é simples. O documento acreditativo que você recebeu é um diploma emitido pela Alemanha? um certificado? que documento exatamente eles emitem?

Obrigada
Sabine

    Destino Munique

    05/07/2017

    Olá Sabine,
    É uma declaração reconhecendo como válido e dentro das regras daqui o curso de engenharia que fiz no Brasil. 😉

Eric

11/05/2017

Olá tudo bem,

dúvida, lendo no ZAB encontrei

`translations – For documents in Portuguese, we do not need translations.`
https://www.kmk.org/service/anerkennung-auslaendischer-abschluesse/zeugnisbewertung-fuer-auslaendische-hochschulqualifikationen/einzureichende-dokumente/brasilien.html

isso significa que não precisa mais tradução juramentada?

    Destino Munique

    12/05/2017

    Olá Eric,
    O ideal é verificar direto com eles as atuais exigências deles 😉

Laurence Rosenthal Winckler da Silva

30/04/2017

Oi, quais direitos você ganha ao reconhecer o diploma de engenharia? (CREA alemão? Exercer profissão como se tivesse se formado na Alemanha? Como o mercado recebe? Ou é só para pós-grad?)

Estou me formando em engenharia mecânica na UFSM semestre que vem e cidadania vem dentro de 10 meses.. Certamente estarei comprando passagem só de ida, mas nem tudo é flores, vou ter que me virar na Alemanha sozinho! hahahaha

    Destino Munique

    01/05/2017

    Olá Laurence,
    O direito de exercer a sua profissão e que as empresas alemãs reconheçam que você realmente concluiu um curso de engenharia compatível com o oferecido aqui. 😉
    Boa sorte!

Caue

14/02/2017

Olá, tudo bem?
Você é Engenheira formada em que área? e qual instituição aqui no Brasil você se formou?
Pretendo concluir a Engenharia de Produção e fazer esse processo de validação, seu post ajudou muito!
Obrigado

    Destino Munique

    14/02/2017

    Olá Caue,
    Fico feliz que tenha ajudado! Estudei Engenharia de Produção no RJ 🙂
    Boa sorte 😉

Daniela

23/01/2017

Boa tarde ,

Gostaria de saber se os cursos de Secretariado Executivo e Relações Internacionais são validos na Alemanha? Se são equivalentes a graduação e pós aqui no Brasil?

Obrigada pela ajuda.

    Destino Munique

    29/01/2017

    Olá Daniela,
    Infelizmente não sabemos sobre. O ideal é consultar diretamente o ZAB.

joelson

18/12/2016

Obrigado… Já vi que é mais uma longa jornada para resolver….

    Destino Munique

    18/12/2016

    Sim, mas vale a pena ???

Joelson

14/12/2016

Boa tarde,

Gostaria de saber se é necessário reconhecer meus cursos realizados no Brasil para poder procurar emprego em minha área na Alemanha. Minha situação é a seguinte: Recebi meu passaporte alemão, sou Bacharel em Administração com habilitação em Comércio Exterior e fiz uma MBA em Logística Internacional, ambos pela Universidade Paulista UNIP em SP. Verifiquei que a Universidade é reconhecida H+ pelo site Anabin, porém somente dois cursos constam na relação de cursos reconhecidos: Odontologia e Radiologia. O que devo fazer para ir para a Alemanha com meus cursos reconhecidos/validados já reconhecidos antes de sair do Brasil???

Obs: Não falo nada em alemão…

Desde de já agradeço..

    Destino Munique

    15/12/2016

    Olá Joelson,
    O ideal é você entrar em contato direto a Anabin para tirar esta dúvida do reconhecimento do seu curso.
    Eles irão te instruir como fazer isso (se possível) do Brasil.
    Boa sorte 🙂

Thatiana Melo

05/12/2016

Após este processo de validação (6 mese) é que vc pode se inscrever e estar apta a fazer um mestrado?
Agradeço pela atenção

    Destino Munique

    05/12/2016

    Olá Thatiana,
    Para cursar o mestrado não é preciso este processo descrito no post (que é voltado mais para trabalho), a não ser que seja solicitado pela instituição que você se aplique.
    Em Munique, por exemplo, para este processo, você deve se dirigir a este setor: Die Zeugnisanerkennungsstelle
    Endereço: Pündterplatz 5 / Tel. +49-89-383849-0 / E-Mail: [email protected] / Site: https://www.km.bayern.de/schueler/abschluesse/zeugnisanerkennung.html
    Boa sorte!

Juliana de Paula

11/08/2016

Oi Cá! Obrigada pelo post escrito com primor. 🙂
Ele veio em boa hora, eu e meu marido estamos querendo morar fora do Brasil e estou com a ideia de fazer um mestrado na minha área.
To assustada, ando bem perdida então teu post já me esclareceu algumas coisas.
Obrigada!

    Destino Munique

    11/08/2016

    Oi Ju,
    O que precisar só falar, ta?! ????