Validação do diploma universitário brasileiro na Alemanha (Anerkennung)

O que você precisa para validar o seu diploma na Alemanha

Finalmente saiu o post, queridos seguidores! Uma das perguntas mais frequentes que recebo é sobre como validar/reconhecer o diploma universitário brasileiro na Alemanha. Em alemão, a palavrinha certa se chama Anerkennung, que significa reconhecimento.

Há praticamente 5 anos atrás, quando me mudei pra Alemanha, não haviam tantas informações práticas sobre o assunto, pra mim foi um pouco difícil descobrir exatamente o que precisava ser feito e com a ajuda do curso de integração profissional que fiz em Munique, obtive todas as informações desta parte burocrática. Hoje compartilho com vocês.

De forma mais simplificada o possível e prática, sem entrar a fundo em cada curso, tentei elucidar o passo a passo do que você precisa para submeter a validação do seu diploma aqui. Lembrando que este processo não é para reconhecer a sua profissão exercida no Brasil e sim a equivalência do que você estudou com os cursos de nível superior que são oferecidos na Alemanha.

O processo começa no Brasil e termina aqui na Alemanha, em Bonn, mas tudo é feito por correio, não se preocupe.

1 – Autenticação dos documentos de conclusão brasileiros no consulado alemão

O diploma de conclusão é assinado pelas autoridades da universidade. Na própria universidade, informe-se onde quem assinou tem firma em cartório, pois você precisará reconhecer firma desta (s) assinatura (s). O mesmo vale para o histórico da graduação. Mas para que isso? Os seus documentos precisarão ser validados primeiramente como verdadeiros no consulado Alemão e para isso, é requerido o reconhecimento de firma (das assinaturas).

Tendo tudo reconhecido, basta levar os seus documentos no consulado alemão mais próximo da sua cidade (consulte os dias e horários de funcionamento de atendimento ao público também). Faz na hora, mediante a uma taxa. Quando fiz custava cerca de 50 euros por documento, pago em espécie e convertido para reais.

Ter o seu diploma autenticado também servirá para caso você deseje estudar na Alemanha, fazer uma pós graduação, por exemplo.

Importante!!! Esta semana, li uma matéria no site do consulado brasileiro em Frankfurt sobre a “eliminação da exigência de legalização de documentos“, o que pode anular este primeiro passo que expliquei sobre a autenticação do diploma. Verifique no consulado e as novas regras antes de fazer esta etapa.

2 – Autenticação das cópias dos documentos acadêmicos

Nenhum documento original deverá ser enviado, apenas cópias autenticadas, no cartório. Como fiz este requerimento já na Alemanha, submeti as cópias a autenticação no cartório alemão (Notar aqui se chama).

Fazendo este processo do Brasil, acredito que estas cópias deverão ser autenticadas por intermédio do consulado alemão, mas infelizmente não sei ao certo, pois fiz esta etapa em Munique.

No final do processo, todos estas cópias dos documentos são enviados de volta pra você junto com o resultado do processo.

3 – Cópias de outros documentos sem precisar autenticar

Junto às cópias dos documentos de conclusão, você precisará enviar outros documentos, que segundo o órgão, não há a necessidade de enviar traduzido para alemão os documentos em língua portuguesa (eu enviei na época a cópia do diploma também traduzido para alemão).

  • Cópia do seu diploma e histórico escolar do ensino médio;

  • Cópia do seu passaporte ou documento de identidade da união europeia (caso você já resida aqui ou tenha dupla nacionalidade);

  • Cópia da certidão de casamento, caso o seu nome tenha sido alterado por este motivo. Neste caso, eu tinha uma cópia traduzida para o alemão, enviei junto mesmo não havendo a necessidade. Caso o seu nome tenha sofrido alterações por outros motivos, você deve enviar a justificativa através de um documento;

  • Cópia do contrato de trabalho, caso você seja portador do Blue Card, uma permissão de residência para quem trabalha aqui e não tem passaporte europeu.

4 – Preencher o requerimento de validação do ZAB e enviá-lo

O ZAB (Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen) é a instituição alemã responsável por este processo, de comparação e reconhecimento de graduações em diferentes níveis no exterior. Este órgão vai analisar toda a sua grade, ou seja, as disciplinas cursadas, assim equivalendo o que você estudou no Brasil com o que existe na Alemanha.

Este é o formulário de requerimento, documentos necessários para o processo (que descrevi anteriormente) e o valor das taxas por este serviço.

O valor é 200 euros, pago através de uma cobrança que ao submeter o seu requerimento no site, será gerado um boleto para pagamento. O comprovante de pagamento deverá ser enviado junto com todos os seus documentos e cópia do formulário impresso,

Se você quiser por exemplo reconhecer mais de um título, o seguinte custa 100 euros (por exemplo, bacharelado e mestrado).

O formulário está aqui disponível. Após enviado, você receberá por e-mail o formulário completo, em pdf, para preencher com as demais informações que o ZAB necessita. Ao concluir o preenchimento do requerimento, será gerado um número, que será a identificação do seu processo no ZAB.

Um detalhe importante sobre este processo é que, o resultado do processo pode ser desde um documento certificando que sua formação (seu título) é válida aqui, como também que não é ou que você precisa fazer mais alguns anos de universidade aqui para ter o diploma, Hochschlulabschluss em alemão.

O meu processo foi concluído em cerca de 6 meses por parte do ZAB (senão me engano), chegando por correio em casa o envelope com o documento de reconhecimento do curso e as cópias enviadas. Felizmente obtive sucesso com o reconhecimento pleno do meu curso (engenharia).

Este post foi escrito com base na minha experiência neste processo e o site da Anabin foi consultado, para comparar se do ano de 2013 para 2016 haviam ocorrido mudanças com relação a este processo. No site da Anabin você também pode consultar se o curso que você estudou e a universidade estão incluídas na listagem para dar entrada neste processo, segundo acordo Brasil-Alemanha

Relembrando que este post não se trata de reconhecimento de profissão, e sim do curso superior estudado no Brasil. Para cada profissão existe uma exigência para atuação na Alemanha, que vai desde idioma até outros pré requisitos. Ter o diploma validado não significa que você vai atuar diretamente na sua profissão aqui. Leia aqui mais informações.

Neste post da Raquel Carvalho, autora do blog Backpackingalone, ela conta sobre o reconhecimento do seu diploma na área de farmácia.

Contato do ZAB

Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen (ZAB)
im Sekretariat der Kultusministerkonferenz

Endereco: Graurheindorfer Straße 157, Postfach 2240, 53012, Bonn

E-mail: [email protected]

Telefone: +49 0228 501-664

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Colher morangos em Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Colher morangos você mesmo em Munique

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Primavera em Munique, dicas, guia brasielira em Munique

Primavera em Munique: programas para curtir a estação na cidade

Páscoa na Alemanha, Munique, Curiosidades

Curiosidades da Páscoa em Munique

Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2020: dicas do que curtir nesta época!

Munique no inverno?! SIM !!!!


Comentários

Alex Santos Dias

10/01/2020

Ola,

Eu tenho a seguinte duvida sobre o processo de validacao de diploma do ZAB.

No meu caso, a minha faculdade e curso nao estao listados no site da Anabin. Ainda assim eu posso requerer essa validacao do ZAB? Tenho esperanca de que isso ainda possa viabilizar o meu processo do blue card.

Abraco,
Alex Dias

    Destino Munique

    05/02/2020

    Olá Alex, sim, por isso a melhor forma é contatar o ZAB e explicar o seu caso 😉

Wellington

28/09/2019

Olá, vc sabe se graduações na área de tecnologia são reconhecidas pela Alemanha com equivalência?

    Destino Munique

    02/10/2019

    Infelizmente não tenho esta info. O ideal é consultar o órgão responsável, citado neste post 😉

Camila

04/06/2019

Boa tarde. Eu e meu marido temos interesse em mudar para a Alemanha. Ele é engenheiro mecânico com experiência em indústria metalúrgica. Gostaria de saber se o único jeito de validar o diploma é ter a faculdade reconhecida pela anabin? A faculdade do meu marido não está na listagem, será que é possível conseguir a validação assim mesmo?

    Destino Munique

    06/06/2019

    Olá Camila,
    Nossa sugestão é que entre em contato com eles e veja qual o caminho que vocês devem seguir para este reconhecimento.
    Boa sorte!