Studienkolleg – Estudar na Alemanha: dicas para cursar a universidade

Última atualização em

Studienkolleg, um passo para cursar a graduação

Existem muitos caminhos para cursar o nível superior e pós graduações na Alemanha e como o sistema escolar é diferente do brasileiro, o caminho é um pouco mais longo mas não impossível. O Studienkolleg é um deles.

Hoje muitos brasileiros cursam parte da graduação/pós em universidades no mundo todo graças ao programa Ciências sem Fronteiras. Outros, começam a graduação aqui na Alemanha do zero, que é o tema do post de hoje. Antes de você se aplicar (candidatar) a uma universidade alemã, você precisa passar por um processo de validação de seus documentos escolares brasileiros na Alemanha e se não for portador de um passaporte da UE (União Europeia), Islândia, Noruega, Suíça ou Liechtenstein, requisitar um visto de estudante.

As dicas que estou abordando hoje neste post são válidas para universidades do governo, onde as aulas são ministradas em alemão. Logo, o conhecimento da língua é requerido, em níveis diferentes e também de acordo com a universidade que você quer estudar.

Em qual universidade vou fazer a minha graduação?

Inicialmente, você deve se informar sobre os cursos e em quais universidades estes são oferecidos, assim você vai ficar por dentro do que é preciso para cada uma.

Veja a listagem com os respectivos links para cada universidade.

Aprender alemão

Se você não fala alemão, inicialmente você precisará aprender e comprová-lo o nível através de uma prova certificada por uma organização europeia, como DSH ou TestDaf, O nível exato da prova a ser feita será informado pela universidade. Uma boa dica é, se possível, vir de 6 meses a 1 ano antes para Alemanha e fazer um curso da língua aqui. Se você já estudou no Brasil, pode fazer esta prova por lá mesmo, o importante é trazer o certificado do nível exigido pela universidade. Importante é: você só realiza a matrícula com o certificado de proficiência em mãos. Neste post há dicas de onde aprender alemão aqui em Munique.

Abitur

Os alemães ingressam na universidade após realizar uma prova de conclusão da vida escolar chamada Abitur, que para nós brasileiros seria como se fosse a atual nota do ENEM (um vestibular). Com esta nota e a documentação necessária, ele irá se candidatar às universidades e conseguirá o curso desejado dependendo da nota desta prova. Não é nada fácil entre eles também. Por exemplo, muitos mudam de cidade, pois a nota não foi suficiente para cursar na universidade de onde mora. É muito comum isso por aqui.

Studienkolleg

Muita gente pergunta: a nota do ENEM vale na Alemanha?! Não. Para começar do zero aqui, o processo é outro. Já que viemos sem a tal nota do Abitur e precisamos dele para entrar na universidade, a saída é fazer um “preparatório” para esta prova, chamado Studienkolleg. Além disso, este curso complementa a carga horária do nosso ensino médio, que é menor do que o habitual na Alemanha.

Durante um ano você e outros estrangeiros, uma vez que aprovados a fazer parte do Studienkolleg, oferecido or uma universidade, estudarão disciplinas relacionadas ao curso ao qual você quer se aplicar e junto a estas disciplinas, a língua alemã. O nível de alemão exigido para o Studienkolleg é o B1 (primeira etapa do nível intermediário). No final deste um ano, você fará uma prova e esta nota final será o seu Abitur na Alemanha, ou seja, uma parte do que é preciso para se candidatar a universidade alemã.

Mas como fazer este tal Studienkolleg? Será que preciso mesmo? Será que posso?

Primeiro de tudo, você terá que verificar, junto a instituição responsável, se você está apto a ingressar em uma universidade alemã, através de seus documentos escolares – diploma de conclusão do ensino médio, fundamental e respectivos históricos escolares com carga horária e notas (Abschlusszeugnis).

Muita gente nesta avaliação descobre que antes mesmo de fazer o Studienkolleg, terá que frequentar 1 ou 2 anos de escola na Alemanha, pois a carga horária não é suficiente. Isso acontece muito para quem fez supletivo no Brasil.

Há casos também, que junto com esta documentação necessária, você já pode ter concluído a faculdade no Brasil. Nesta análise, é emitido um documento, caso esteja tudo em ordem, que você está apto a cursar uma universidade alemã, sem a etapa do Studienkolleg. Daí você pulará esta etapa e focará no teste de alemão, candidatura e visto, se necessário.

O órgão responsável em Munique por esta análise chama-se Zeugnisanerkennungsstelle für den Freistaat Bayern. Lá você preencherá um formulário que dirá em qual nível escolar você está na Alemanha mediante ao que você estudou no país de origem (Zeugnisanerkennung) e apresentará seus documentos escolares, passaporte, visto de estudante, Funciona diariamente exceto às quartas, fins de semana e feriados, de 10h às 12h. O endereço é Pündterplatz 5, em Schwabing.

Quais universidades oferecem este Studienkolleg?

Na Baviera, você poderá fazer em Munique ou Coburgo. Veja a listagem dos Studienkollegs por estado/cidade na Alemanha.

Universidade-Munique-Hochschule

Hochschule de Munique
Créditos da foto

Como se inscrever no Studienkolleg?

Após definido para onde você quer prestar a prova, que pode ser em mais de uma cidade, você terá que verificar o que é exigido para inscrição e posteriormente para matrícula.

Alguns Studienkollegs exigem que a aplicação seja feita através do Uni-Assist, uma instituição privada que faz todo o processo legal da sua documentação escolar para os moldes alemães (leia mais informações).

O que cai na prova do Studienkolleg?

Depende do curso que você vai se aplicar. Pode ser uma prova só de alemão ou provas de alemão e matemática. Para isso, eles oferecem material para você se preparar para a prova, assim como provas anteriores.

Quando o número de aprovados excede o número de vagas, o ingresso é classificatório, então, além de aprovar, tirar a melhor nota possível é essencial. O resultado é informado ao candidato via correspondência.

No Studienkolleg

As classes são divididas de acordo com o curso que você deseja estudar na universidade: grupos para quem quer áreas médicas, áreas exatas, línguas, sociais, etc. (veja este texto)

Ao longo dos semestres são realizadas provas, até que no final dos 2 semestres é realizada a prova final, a qual você obterá a nota Abitur para sua aplicação às universidades.

Tem custos o Studienkolleg?

Sim. Primeiramente você terá que estar consciente que terá que arcar com o custo de vida durante estes 2 semestres: seguro saúde (obrigatório para estudar qualquer permanência na Alemanha!), comida, moradia, etc. Além disso, dependendo da universidade responsável pelo Studienkolleg que você estará cursando, o semestre pode custar de 100 a 700 euros.

Estima-se que o custo de vida para um estudante na Alemanha está em torno de 400 € (alugando um quarto em prédio de estudante, comida e seguro saúde), mas em Munique, tudo é mais caro (a cidade é cara). Veja este texto.

Candidatura a universidade

Concluído o Studienkolleg, com aprovação e sua nota, você estará apto a se candidatar ao curso na universidade desejada na cidade que você cursou o Studienkolleg.

Fiquem a vontade em comentar e complementar este post. Ele foi feito com base em relatos de amigos que fizeram este processo aqui e no site oficial do Studienkolleg.

Para quem deseja fazer intercâmbio e já cursa a universidade no Brasil, o processo é outro. Adianto pra vocês este link do DAAD, responsável por Exchange nas universidades na Alemanha.

Em um post futuro vou escrever sobre como reconhecer o seu diploma da graduação do Brasil na Alemanha.

Estes podem ajudar na sua pesquisa sobre o tema:

Uni-Assist

Study in Germany

Studienkolleg

DAAD (em português)

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Tradições do natal na Alemanha, Munique, guia em Munique

Natal na Alemanha: tradições e percepções

Mercados de Natal em Munique, Marienplatz, Tours

Mercados de Natal em Munique 2019

Munique no inverno?! SIM !!!!

A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação

Oktoberfest, desfile, abertura

Especial Oktoberfest: Desfile de abertura e trajes da festa 2020


Comentários

Matheus

09/01/2019

Olá sei que o post é antigo, mas eu recentemente me interessei em fazer uma graduação na Alemanha. Eu tenho uma dúvida na questão da comprovação da renda! Para fazer o studienkolleg é necessário ter numa conta bloqueada 8600 euros…ok! Após completar o studienkolleg e ser aprovado eu teria que comprovar renda novamente?… ou seja ter mais 8600 euros por cada ano?

E também tenho uma outra possibilidade, o cunhado do meu tio vive na Alemanha ele poderia ser um “sponsor”? Pelo menos para registrar o nome dele lá e eu mesmo custeasse a minha estadia (com uma quantia menor).

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Matheus,
    Recomendo entrar em contato diretamente com o Studienkolleg da universidade desejada para valores e regras atuais 😉

Murillo Ravagnani

06/12/2018

Olá! Eu tenho graduação no Brasil, mas o curso que quero fazer na Alemanha é outro. Ainda vale para mim a opção de pular o Studienkolleg, ou só vale se for o mesmo curso? Abraços!

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Murillo,
    Você terá que submeter os seus documentos à Universidade desejada para eles serem avaliados 😉

Carolina

23/07/2018

Olá,
Sei que o post é velho, mas eu gostaria de compartilhar as minhas experiências.
Eu fiz Supletivo no Brasil, e isso acabou atrapalhando muito. Fiquei um pouco decepcionada com o uni-assist e o anabin, pois lá não consta nenhuma informação sobre o supletivo não ser aceito. E no Brasil o supletivo tem o mesmo valor que a escola. Mas o que eu fiz foi o seguinte: procurei um Studienkolleg particular não vinculado ao uni-assist, me matriculei lá e eles me aceitaram. Infelizmente esse Studienkolleg não me dá direito a estudar em uma universidade, apenas em Hochschuhe, que são como faculdades técnicas. Pra quem pretende trabalhar não tem problema, já que o ensino em ambas não se diferem em qualidade, e as Hochschule trazem muito mais Aulas práticas voltadas à profissão. Entretanto tenho planos de seguir vida acadêmica, por isso pretendo cursar um ano na Hochschule e tentarei transferir o curso para uma universidade. Espero que dê tudo certo.
Mais uma coisa em relação ao seu texto. Por mais que aqui na alemanha 400 seja o suficiente para viver, é importante ressaltar que para tirar o visto é preciso comprovar uma renda de 720 euros mensais. Caso sobre você pode fazer o que quiser com ele (poupar, enviar de volta pro Brasil). Esse valor é uma média dos custos de vida dos estudantes em toda a Alemanha, então claro que em uma cidade de custo de vida alto será um pouco mais, e uma de custo de vida baixo, um pouco menos.
Um beijo

    Destino Munique

    23/07/2018

    Olá Carolina,
    MUITO OBRIGADA por compartilhar conosco a sua experiência!
    Desejamos boa sorte na sua jornada!

Ana Paula

13/04/2018

Oi! Eu tenho cidadania alemã e vou com meu marido para Berlin em Julho desse ano. Eu tenho curso superior completo, mas meu marido não conclui o dele. Ele pode aproveitar o tempo de faculdade no Brasil para completar a faculdade na Alemanha, levando histórico escolar das disciplinas concluídas?
O curso dele é Ciências da Computação.
Pelo que entendi, eu posso iniciar uma faculdade sem problemas.

Obrigada!

    Destino Munique

    13/04/2018

    Olá Ana Paula,
    Ele deve submeter o currículo à Universidade pretendida para ser avaliado.
    Boa sorte!