Viajando de trem na Europa: 10 dicas importantes

Última atualização em

Algumas dicas para viajar sem surpresas de trem na Europa

No preparo de uma viagem, a pergunta como chego a este lugar? vem logo a tona, o que envolve principalmente tempo, custos, além de conforto para muitas pessoas. Trem? Avião? Alugo um carro? Ônibus?

O transporte ferroviário na Europa é de excelente qualidade, contudo de muitas vezes não ser a opção mais rápida e mais barata.

Uma das grandes vantagens para quem faz viagens longas na Europa e assim, precisa carregar mais bagagem, é usar o trem para se deslocar entre cidades/países, não precisando assim pagar excesso de bagagem nos voos internos e não se deslocar até os aeroportos, que muitas vezes ficam bem afastados do centro da cidade (como em Munique que fica a 30 km do centro).

Se a sua opção é fazer os deslocamentos de trem, hoje trago 10 dicas importantes para a sua viagem não ser estressante e você evitar qualquer corre corre para embarcar.

1 – Ao comprar o bilhete, via internet ou via agência de viagem, reserve sempre os assentos quando possível. Muitos trens já vem de outras cidades cheios e é muito ruim percorrer diversos vagões para achar um lugar vazio. E se você estiver em grupo, grande chances de ficarem próximos, caso não tenha reserva. Caso não seja possível reservar online, dirija-se à central de atendimentos da empresa responsável na estação de trem e tente por lá. A reserva de lugares é paga, mas vale cada centavo.

2 – Chegando à estação de embarque, confirme sempre no painel de informações o número plataforma de embarque e horário de partida do trem. Geralmente não muda, mas pode acontecer. E ir com malas para a plataforma errada e perceber no ato do embarque que está no trem errado pode ser bem ruim.

Trem-Painel-Europa

3 – Chegue sempre pelo menos uns 30 minutos na plataforma de embarque antes do horário de partida do trem. Muitas vezes o trem já está lá, o que permite que você se acomode com calma e deixando a sua mala no vagão próximo a você.

4 – Atente a pontualidade da Europa. Os trens geralmente no horário informado, mesmo que pareça estranho alguns horários quebrados, como 15:47, ele vai sair nesta hora.

5 – No bilhete, quando você reserva os assentos, é informado também o número do vagão. Tente embarcar direto no vagão correto, para você e suas malas, e mais de outras várias pessoas, não ficarem se cruzando e atravessando os corredores.

6 – Na plataforma de embarque, há geralmente painéis eletrônicos, informado do trecho do trem que se destina a cada cidade. É muito comum os trens se dividirem na Europa, seguindo em uma determinada cidade uma parte para um lugar X e a outra para um local Y. Se você tem reserva de assento, você não precisa se preocupar, pois será alocado no lugar correto, mas se você não tem, fique atento no vagão que está embarcando.

7 – Mesmo podendo viajar com mais bagagem, tente ser econômico, pois trem é mais apertado e o local para deixar as bagagens em cada vagão é limitado, podendo talvez, você ter que deixar sua mala não tão próxima de você. E lembre-se do coleguinha, outras pessoas também estarão viajando e precisam também acomodar as suas malas.

8 – Tenha sempre o seu bilhete e documentos perto de você, assim como a sua bolsa (por questão de segurança em qualquer lugar no mundo). Se você comprou a passagem com cartão de crédito, tenha-o com você na viagem. Durante a viagem, funcionários das empresas do trem que você está viajando fazem o controle de passagens e podem pedir o documento de identificação ou cartão com o qual você comprou a passagem. Outro ponto: viajar sem bilhete além de proibido, torna a sua viagem um prejuízo. O valor pode ser até 3 vezes o valor da passagem.

9 – Leve sempre o seu passaporte. Básico, mas tem gente que esquece. Pode acontecer de ao cruzar fronteiras, policiais pedirem passaportes no trem e também ao desembarcar, principalmente quando o país não faz parte da União Europeia. E hoje devido à crise dos refugiados, o controle está bem mais rigoroso.

10 – Trens regionais na Baviera (Regional Bahn) não possuem reserva de lugares. Isso não é um problema, pois assim como você, ninguém terá lugar reservado, então é só chegar cedo e se acomodar.

Trem-Regional-Munique

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Carnaval em Munique, dicas

Carnaval 2020: dicas do que curtir nesta época!

Munique no inverno?! SIM !!!!

Garmisch-Partenkirchen temporada 2019-2020: esquiar em Hausberg e Zugspitze

A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação

Mercados de Natal em Munique, Marienplatz, Tours

Mercados de Natal em Munique 2019


Comentários

Wilver

07/06/2017

Camilian, bom dia! Tudo bem?
Gostaria de uma informação: comprei uma passagem de Munique para Veneza. Não observei a estação e ao invés do trem sair de Hauptbahnhof (ao lado do meu hotel), sairá de Ostbahnhof. Vi que o trem sai de Hauptbahnhof e passa em Ostbahnhof.
Pergunto: posso embarcar em Hauptbahnhof? Que riscos corro?

Parabéns pelo site! Muito bom e útil!

Wilver

    Destino Munique

    08/06/2017

    Olá Wilver,
    Obrigada pela visita e pelo feedback do nosso site 🙂
    O embarque neste caso só poderá ser feito na estação Ostbahnhof, se foi informado na passagem, pois pode ser que o trem não pare na Hauptbahnhof.
    Boa viagem!