Würzburg: dicas da primeira cidade da Rota Romântica sentido Alpes

Última atualização em 11 de novembro de 2018 by Destino Munique

Dicas de Würzburg, a cidade dos vinhedos da Baviera

Wurzburgo (Würzburg em alemão) é uma cidade pertencente a região da Francônia, aqui no estado da Baviera, com cerca de 140.000 habitantes. É a primeira cidade da Rota Romântica sentido sul da Alemanha, em direção aos Alpes.

Foi fundada no ano de 742, mas apenas em 1814 se tornou uma cidade parte do estado da Baviera. É também a maior cidade da rota romântica.

A cidade foi fortemente bombardeada durante a segunda guerra mundial. Registros históricos dizem que em 16 de março de 1945 aproximadamente 85% da cidade foi destruída em 17 minutos por bombardeios por parte dos ingleses. A cidade ardeu em chamas e milhares de pessoas morreram.

Wurzburg-Segunda-Guerra

Würzburg após bombardeio (foto créditos)

Würzburg é cercada por vinhedos e cortada pelo rio Main, o que a torna ainda mais charmosa. O centro histórico é relativamente pequeno, fácil de conhecer em menos da metade de um dia, porém reserve pelo menos um dia na cidade, para visitar duas outras grandes atrações: a Fortaleza de Marienberg e o Würzburger Residenz, o palácio imperial que é um patrimônio mundial da Unesco.

Wurzburg-Rio-Main

Fortaleza de Marienberg (Festung Marienberg)

Nesta antiga fortaleza, localizada em um ponto alto da cidade, existem os primeiros registros de ocupação humana na cidade, datados no ano 1000 a. C.

Neste local residiram por quase 5 séculos os Príncipes-Bispos da cidade, até a construção do palácio imperial, o Würzburger Residenz. Após a ocupação dos suecos na cidade durante a guerra dos 30 anos, a fortaleza foi barroquisada, perdendo o seu estilo medieval.

Wurzburg-Marienberg-Fortaleza

No local hoje funciona um museu, há jardins, uma igreja (a Marienkirche, que está em reforma) e um Biergarten com uma vista maravilhosa da região. Do alto da Marienberg você tem uma visão panorâmica e incrível de Würzburg.

Wurzburg-Marienberg-Torres

Wurzburg-Marienberg

Nós passeamos apenas na parte externa da fortaleza. O complexo está em reforma, que tem previsão de término em 2026.

Tem como chegar de ônibus no local (linha 9, local da cidade), mas fomos de carro (há estacionamentos). A pé a partir da ponte Alte Mainbrücke são cerca de 900 m, incluindo uma subida.

Antiga ponte (Alte Mainbrücke)

A bela ponte construída sobre o rio Main me remeteu a Praga, por ser composta de diversas estátuas de santos.

Wurzburg-Ponte-Altemainbrueck

Ela foi construída entre os anos de 1476-1488 e antes existia a primeira ponte de pedra construída na Alemanha, que precisou ser substituída devidos aos danos causados pelo tempo. Em 1712 a ponte foi também barroquisada e assim recebeu as estátuas em pedra de santos.

Assistir o pôr-do-sol ou simplesmente passar o final do dia na ponte é um programa bem badalado pelos locais da cidade e claro, nós aderimos. Para acompanhar o momento, você pode degustar vinhos locais. Na Alte Mainbrücke há um casa de vinhos, chamada MainWein Weinbistro an der alten Mainbrücke, onde você pode comprar a sua tacinha.

Wurzburg-Ponte-Vinhos

Wurzburg-Vinhos-Weinhaus

Würzburg produz um vinho chamado Bocksbeutel, com uma garrafa bem característica arredondada nas laterais e achatada, o que tornou este vinho uma marca registrada desta região.

Wurzburg-Vinhos-Garrafa

Residência de Wurzburgo (Würzburger Residenz)

O palácio real é um patrimônio cultural da Unesco, construído entre os anos de 1720-1744, composto por salões e um belo jardim barroco (Hofgarten). Infelizmente não visitamos este palácio (ficou para uma próxima visita à cidade).

Wurzburg-Residenz-Hofgarten

Fotos créditos

Onde comer

Nossa opção foi o café da manhã fora do hotel. Durante o passeio no dia anterior, vimos um Café local bem simpático chamado Brückenbäck Caféhaus, no começo da Alte Mainbrücke. A pedida foi um café típico da região da francônia, que veio bem servido e custou 6,90 euros.

Wurzburg-Cafe-Manha

Nossa dica de restaurante para almoçar ou jantar bem é o Ratskeller, um restaurante típico local em estilo medieval, com um amplo salão, comida e atendimento excelentes. Serve também os vinhos locais e café da manha típico da região. Pena que as minhas fotos ficaram escuras do que pedimos (foi um prato especialidade da casa com carne de porco).

Endereço: rua Langgasse 1
Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 00h

Onde se hospedar em Würzburg

Nos hospedamos no Mercure (Mercure Hotel Wuerzburg am Mainufer), próximo ao centro histórico (3 minutos a pé da Alte Mainbrücke).

Mais sobre a Rota Romântica aqui no blog 😉

Rota Romântica na Alemanha: dicas

Rota Romântica: um dia em Rothenburg

Dinkelsbühl: uma jóia na Rota Romântica

Rota Romântica: Landsberg am Lech

Castelo Neuschwanstein: como visitar e todas as dicas para um dia de encanto

Rota Romântica: Augsburgo, uma das cidades mais antigas da Alemanha

Fonte deste post

História da cidade – Mein Würzburg

 

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Würzburg: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Rota Romântica, Alemanha, Baviera, Dicas

Rota Romântica na Alemanha: dicas essenciais

Neuschwanstein, Füssen, Munique

Castelo Neuschwanstein: todas as dicas para um dia de encanto

Tours mercados de natal em português e privativos Destino Munique

Mercados de Natal no sul da Alemanha – Baviera 2023

Tour guiado em português, Destino Munique, Zugspitze

Bate-volta ao Zugspitze: o ponto mais alto da Alemanha

Partnachklamm, dicas para visitar, Garmisch-Partenkirchen, Partnach Gorge

Desfiladeiro Partnachklamm: uma atração incrível em GaPa

Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique


Comentários

MARCELO SANTOS

04/01/2019

Olá,
Os seus comentários da Rota Romântica são muito legais e nos dão uma grande noção do que fazer por lá.
Mas mesmo assim gostaria da sua opinião. Estarei por lá dia 19/03/2019 partindo de Fussen de Trem logo no primeiro horário ( 08:05 h ), antes de ler os seus comentários, imaginei que esta rota seria um bate e volta no mesmo dia, que pudéssemos ficar por alguns minutos em cada cidade que o trem parasse, mas não é bem assim, desta forma vou ter que mudar meus planos, talvez ficar por 02 dias neste trajeto dormir em Wurzburg e no outro dia voltar para Fussen . Já tenho um Trem agendado de Fussen para Berlin e de lá para a Polônia. Será que vou perder muita coisa ? Ou de repente não faço o trajeto de ida e volta de Trem e sim alugando um carro. Por favor, gostaria da sua opinião sobre isso.

Obrigado – Marcelo

    Destino Munique

    28/02/2019

    Olá Marcelo,
    Fico feliz que os posts tenham ajudado 😉
    Aconselho ficar estes dois dias em Würzburg e de lá, antes de chegar em Füssen, parar em Rothenburg ou outra cidade no caminho, de forma que você possa tomar uma próxima conexão para Füssen, ou faça de carro este trajeto Würzburg-Füssen em dois dias, daí será mais proveitoso 😉