Bate-volta ao Zugspitze: o ponto mais alto da Alemanha

Última atualização em

O Zugspitze é o pico mais alto da Alemanha, com 2.960 m de altura, localizado nas região dos alpes bávaros, no  distrito de Garmisch-Partenkirchen (GaPa), bem próximo da divisa com a Áustria e a menos de 2 horas de Munique.

Zugsptize-Ponto-Mais-Alto-Alemanha

Do alto da montanha, você tem uma vista magnífica dos alpes de mais três países: Áustria, Suíça e Itália, sendo que lá de cima você atravessa para os alpes austríacos, da cidade de Tirol. Ou seja, em um único passeio, você estará em dois diferentes países 🙂

Zugspitze-Austria-Tirol-1024x707

No lado austríaco do complexo de montanhas

Vamos as dicas de como visitar o Zugspitze 😉

Quando visitar o Zugspitze na Alemanha

O Zugspitze é uma atração para se visitar durante o ano inteiro, em todas as estações.

A alta temporada de visita é o inverno, quando o cenário é de muita neve e praticantes de esportes de inverno. É a época mais fria e que as pistas de esqui estão abertas .Um cenário incrível e lindo também de vivenciar mesmo não tendo como objetivo esquiar.

Confira também aqui no blog: Dicas para esquiar em Garmisch-Partenkirchen: Hausberg e Zugspizte

Por ser o único lugar na Alemanha onde há neve durante o ano inteiro, mesmo fora do inverno, é um local que atrai muitos visitantes durante o ano todo.

Quando se fala em neve o ano inteiro, vale lembrar que, a temporada de esportes de inverno acontece apenas durante esta estação, pois a neve encontrada no alto da montanha nas estações quentes não é suficiente para esquiar, e muitas vezes é gelo.

Uma dica muito importante! Como no alto da montanha sempre tem neve e venta, mesmo visitando o local no verão ou em um dia quente de sol, leve um agasalho (e vá preferencialmente de calça comprida). O sol “engana” e a diferença de temperatura do alto da montanha para a cidade é bem grande. Consulte sempre as condições climáticas pela internet no dia programado para este passeio!

Zugspitze-Alemanha-Alpes

Como chegar ao Zugspitze a partir de Munique

O Zugspitze pode ser incluído no seu roteiro durante uma viagem pela Rota Romântica, pela Rota dos Alpes, por Munique e até mesmo pela Áustria (fica a 90 km de Innsbruck).



Booking.com

Para chegar até lá a partir de Munique você pode ir de carro (pela Auto-Bahn A95), ônibus (empresa Flixbus) ou de trem regional (empresa Deustche Bahn).

Optando em ir de carro, use como destino final o Lago Eibsee (cerca de 1h40 de viagem), onde há um estacionamento e ponto de embarque para o teleférico ou trem de cremalheira para o topo da montanha.

Optando em ir de trem regional, o ponto de partida é a estação central de Munique e até a cidade Garmisch-Partenkirchen a viagem dura cerca de 1h25 de viagem. Chegando lá, você irá desembarcar e ainda precisará tomar outro trem, para te levar até às montanhas.

Optando em ir de ônibus, o ponto de partida é a ZOB München (terminal rodoviário perto da estação de trem Hackerbrücke) e até Garmisch-Partenkirchen a viagem dura cerca de 1h20. Você deverá também ir até a esta outra estação de trem de acesso às montanhas para dar continuidade ao passeio.

Tanto no terminal de ônibus quanto na estação de trem em Garmisch-Partenkirchen há indicações para você seguir até esta próxima estação e seguir viagem neste próximo trem, chamado Zahnradbahn, um trem de cremalheira que sobe as montanhas.

Quer visitar o Zugspitze a partir de Munique? Nós levamos você até lá, de trem ou em um confortável passeio de carro por esta e outras cidades da Rota dos Alpes! Consulte-nos através do e-mail [email protected]

Como é o passeio ao Zugspizte na Alemanha

Chegando em Garmisch-Partenkirchen, você deverá optar na estação de trem de acesso às montanhas (ou no terminal do teleférico no Lago Eibsee, se você estiver de carro) qual complexo de montanhas deseja visitar, pois há diferentes opções de passeios. Para visitar o Zugspitze, você deve comprar o circuito Zugspitze.

Neste momento de compra do passe para as montanhas, você deverá informar que deseja visitar o Zugspitze. Você receberá um cartão magnético que libera o uso dos teleféricos e do trem de cremalheira. Neste mesmo local há mapas com descritivo das atrações gratuito, inclusive em português. 😉

O preço do Circuito Zugspitze deste passe varia com a temporada que você estará visitando (temporada verão ou temporada inverno).

Uma super dica: se você estiver visitando o local durante o inverno e não for esquiar, avise no momento da compra que você não vai esquiar (non-skier). O valor é mais barato (48 euros para adultos, 38,50 euros para jovens entre 16-18 anos e 24,50 euros para crianças entre 6-15 anos – valores até maio de 2020).

Zugspitze-Trem-Paisagens-1024x307

Paisagens na subida de trem de cremalheira

Este pequeno trem tem paradas em pequenos vilarejos pelo caminho até o destino final (Zugspitze). O percurso total até o topo leva pouco mais de 1 hora. Se você não tem medo de altura, a dica é, ao invés de seguir direto ao Zugspitze de trem, descer na estação chamada Eibsee, onde tem um belíssimo lago que leva este nome, que é uma linda atração tanto no verão, quanto no inverno (quando está congelado).

Nesta mesma região ficam diversos hotéis, restaurantes e estacionamento.

Zugspitze-Eibsee-Alemanha

O lago Eibsee no verão

Eibsee-Alemanha-Zugspitze

O lago Eibsee no inverno

Após uma visita nos arredores do Lago Eibsee, suba a montanha de teleférico (cable car) na estação Eibsee-Seilbahn, que é uma parte do passeio incrível, de onde passamos da altitude de 1.000 metros para 2.500 metros.

Zugsptize-Eibsee-Embarque

Para quem vai de carro a partir de Munique, há uma bilheteria para compra do passe para a montanha direto no Eibsee, em uma fila separada da fila de embarque ao teleférico. Há também estacionamento no local.

Atenção especial para este passeio na época das férias escolares na Europa (agosto): é geralmente muito cheio, o ideal é chegar cedo, e talvez ao invés de subir a montanha de teleférico, fazer o inverso, subir de trem até o final e descer para o Eibsee de teleférico.

Zugsptize-Glacial-Verao

Zugspitze-Alemanha-Verao

O ponto Glacial no alto da montanha onde tem neve o ano inteiro

O Zugspitze dispõe de uma estrutura excelente com restaurantes, Biergarten (o mais alto da Alemanha!), banheiros, lojas de souvenirs e diversos pontos de observação para muitas lindas fotos! Tudo muito bem sinalizado, com informações inclusive em inglês.

Zugspitze-Biergarten-Alemanha-1024x389

Outras informações para você planejar o seu passeio:

  • Para maiores informações sobre este destino, visite a página oficial do Zugspitze, na qual tem o descritivo do passeio em português e os preços atualizados de acordo com a temporada.

  • Para consultar os horários dos trens partindo de Munique até Garmisch-Partenkirchen (ou de cidades próximas), visite o site da empresa responsável chamada DB – Deutsche Bahn.

  • Para consultar os horários dos ônibus partindo de Munique até até Garmisch-Partenkirchen visite o site da empresa responsável chamada Flixbus.

A montanha Zugspitze faz parte da belíssima Rota dos Alpes. Não deixe de ler aqui no blog dicas desta rota e outras cidades que fazem parte dela 😉

Rota dos Alpes na Alemanha: dicas

Mittenwald: a cidade dos violinos na Rota dos Alpes

Lago Tegernsee

Schwangau e o castelo Neuschwanstein

Ettal e palácio Linderhof

Lago Chiemsee

Lago Königssee

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Garmisch-Partenkirchen: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Schilersee, Sul da Alemanha, bate-volta de Munique, dicas

Schliersee: um lindo destino na Rota dos Alpes

Partnachklamm, dicas para visitar, Garmisch-Partenkirchen, Partnach Gorge

Desfiladeiro Partnachklamm: uma atração incrível em Garmisch-Partenkirchen

Tours mercados de natal em português e privativos Destino Munique

Mercados de Natal no sul da Alemanha – Baviera 2019

Dicas para viajar no inverno

5 dicas para curtir melhor sua viagem no inverno

A noite longa dos Museus em Munique, 2014

A longa noite dos Museus 2019 em Munique

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação


Comentários

Antonio Ferreira

14/11/2017

Olá, parabéns pelo blog!!
Estarei indo em maio/2018 fazer a rota romantica e gostaria de subir no Wank, pois li que mesmo não sendo tão alto, tem uma belissima vista e é metade do preço do zugspitze, além de não ficar tão cheio.
Estarei de carro, como faço para visitar o lago eibsee e subir no Wank? O estacionamento é no mesmo local pra ver o lago e pegar o teleférico?? Como coloco no GPS?
Muito obrigado,
Antonio

Lorene

17/09/2017

Amei o site. Vou para Alemanha estou com uma duvida. Já paguei pra me hospedar em fussen, mas estou achando lá muito parado. Vc acha que se eu for de carro de Munique a zugsitze e de lá seguir viagem para pegar o último horário de entrada do castelo de neuschwanstein as 15:30 é muito puxado?

Anna Beatriz

06/07/2017

Oi! Vou a Munique em julho e queria muito visitar a montanha. Queria saber se com essas obras não vai dar mais para conhecer o labo Eibsee, ou se dá pra ir de trem ate la ficar um pouco e pegar o proximo trem para o cume. Obrigada

    Destino Munique

    09/07/2017

    Olá Anna,
    Dá para ir de com o trem até o lago, visitá-lo e de lá pegar o trem novamente até o topo da montanha 😉

joaquim

19/06/2017

ola, vou passar ferias em Munique, mas já quero ter tudo na mao e queria saber qual e a melhor maneira para comprar os bilhetes, online ou vouchers Zugspitze. obrigado

    Destino Munique

    20/06/2017

    Olá Joaquim,
    A compra online é mais prática no caso de querer ter tudo já resolvido antes da viagem 😉 mas você também pode comoprar na hora sem problemas, vai do seu gosto 🙂

Patricia

24/02/2017

Olá Camilian,

Vou para Alemanha em maio desse ano. Vi agora que o teleférico do lago Eibsee não vai estar funcionando. A opção seria o trem de cremalheira que é o demorado que passa por dentro da montanha, não é isso? Qual duração dessa viagem? E o que seria esse teleférico de geleira? Onde eu pego esse teleférico? No meu caso como vai estar fechado queria saber a maneira mais rápida de chegar ao cume.

Muito obrigada.

    Destino Munique

    01/03/2017

    Olá Patrícia,
    Apenas o trem estará funcionando. O outro teleférico é já dentro do complexo no alto da montanha e há placas indicando o sentido no qual voce deverá se direcionar. 😉

Bárbara

07/02/2017

Olá!!! Estou planejando esse passeio indo de trem a partir de Munique. Infelizmente soube que o teleférico do lago Eibsse estará fechado no periodo da minha viagem (http://zugspitze.de/en/sprachen/brasilianisch/neubau-seilbahn-zugspitze). Você sabe dizer qual seria a melhor forma de conhecer o Lago Eibsse?

    Destino Munique

    08/02/2017

    Olá Bárbara,
    Para visitar o lago nao é necessário o uso do teleférico – o mesmo parte a partir do lago para o topo da montanha.
    Até o lago voce pode ir de trem cremalheira ou de ônibus a partir de Garmisch.:)

Olá! Adorei as dicas da região..estou me programando para ir em novembro e pelo visto estou com problemas, pois aparentemente não há neve suficiente ainda para iniciar a temporada de inverno (que deve ser lá por dezembro de acordo com o site) e bem nessa época é o período de manutenção. Você poderia me dizer se mesmo nessas condições a visita vale a pena? Veja no site que os lifts estarão operando parcialmente, então não entendi bem como vai ser feita essa subida….http://zugspitze.de/en/news/oeffnungszeiten
Se puder ajudar, agradeço!
Abraços

    Destino Munique

    22/10/2016

    Olá Samantha,
    Obrigada por visitar o nosso site e fico muito feliz que esteja sendo proveitoso!
    Novembro realmente não há neve de qualidade para esquiar, as estações abrem em dezembro. A visita no local vale sim a pena, mesmo que você não tenha neve para esquiar, é um passeio em uma das regiões mais bonitas da Baviera 🙂

Vivian Souza

06/09/2016

Olá Camilian…estou amando suas dicas! Obrigada!
Pesquisei no site da DB Bahn o trem de Munique a Garmisch, mas a primeira opção é Garmisch-Partenkirchen, está correto? Super obrigada.

    Destino Munique

    07/09/2016

    Olá Vivian,
    Obrigada, fico feliz em saber 🙂
    Exatamente, o nome completo da estação é Garmisch-Partenkirchen 🙂

Jeferson

20/02/2016

Olá, primeiramente parabéns pelo site, é nota 10. Vou fazer um passeio com minha namorada na segunda quinzena de abril, gostaria de saber se iremos pegar muita neve. Temos interesse nesse passeio de Zugspitze, de teleférico fechado. Você tem ideia de quanto tempo iremos gastar somente nesse passeio partindo de carro de Garmisch? Obrigado pela atenção.

    Destino Munique

    21/02/2016

    Olá Jeferson,
    Muito obrigada 🙂
    Se vocês estiverem já em Garmisch, podem se dirigir direto ao Eibsee e de lá tomar o teleférico até o Zugspitze. Não vai levar nem 30 min. O bilhete também é vendido lá neste local 🙂 Com certeza ainda terá neve, será um passeio lindo! Curtam bastante!

bibiana

27/10/2015

Primeiramente, parabéns pelo site! Minha dúvida é a seguinte, munique>fussen dá pra ser pelo bayern ticket, munique>GaPa pode ser pelo Bayern também?
Pretendo fazer o castelo de Neuschwanstein em um dia e GaPa no outro, acha muito puxado?No sentido de deslocamentos! É que tá complicado escolher somente um ! hahaha
Abraços

    Destino Munique

    27/10/2015

    Olá Bibiana,
    Obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado do nosso site 🙂
    A resposta é sim, mas para isso você terá que comprar um ticket para cada dia. E não acho puxado não, se você for boa de bater perna e gosta de aproveitar o máximo possível de tempo em suas viagens, faça sim os dois passeios, que são incrivelmente lindos 🙂

Vladimir

14/09/2015

Excelente descrição!
Na primeira vez que estive em Garmisch-Partenkirchen, subi o Wank! Dessa vez, o Zugspitze não escapa!!!
Parabéns e Obrigado pelo post,
Vladimir.

    Destino Munique

    14/09/2015

    Olá Vladimir,
    Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do post!!! 🙂

Simone

04/06/2015

Olá Camilian,
eu partirei de Füssen e consultando o site DB, vejo que o bus 73 é o que leva a GaPa (tem trem também mas o tempo é o mesmo).
Olhando o número, parece o mesmo que leva aos castelos. Será a mesma linha ou estou enganada? Você sabe dizer?

Quantas horas levou seu passeio desde que pegou o trem em GaPa, mesmo contando as tais duas 2h de espera, até o retorno final a GaPa?

Grata

    Destino Munique

    05/06/2015

    Olá Simone!
    Cerca de 4 horas, pois almoçamos no local e fizemos tudo com calma, além da parada do lago Eibsee.
    Eu nunca fiz o trajeto GaPa-Füssen, sempre fiz Munique-GaPa e Munique-Füssen de trem, então não sei te afirmar com certeza o itinerário desta linha 73. Consultei no site, aparentemente parece ser sim.
    😉

Tiago

30/12/2014

Oi queria se tu comprou as passagens de trem de munich por esse site do db, por que tem sites que vendem passagem de trem mais bem caros devido a comissão, e no site das próprias empresas do país são mais baratos você confirma isso caso tenha feito compra assim, grato.

    Destino Munique

    01/01/2015

    Olá Tiago,
    Comprei direto no DB, o que seria sempre uma melhor opção para quem está no Brasil também, pois é mais barato e você pode imprimir direto do site. 🙂