Dica de 5 doces deliciosos para provar em Munique e arredores

Dicas de delícias para você provar na sua viagem

Dando continuidade ao papo gastronomia em Munique, hoje o tema são os doces, que vocês encontrarão desde em uma padaria até como uma sobremesa em um restaurante.

Como no Brasil, aqui na Alemanha tem muitas tortas, bolos e geleias. Uma diferença no paladar é que os doces não levam tanto (ou quase nada) de açúcar como os nossos, ficando com o paladar mais natural do ingrediente predominante da receita (seja ele uma fruta ou um chocolate).

Vamos então com algumas dicas do que provar aqui na terrinha, que talvez você ainda não conheça 😉

Kaiserschmarrn

A origem desta delícia é austríaca (como outras especialidade bem adoradas aqui na Baviera). Consiste em uma massa basicamente feita de ovos, farinha, açúcar, leite, manteiga e passas, levada ao fogo (muitas vezes até flambada) e boa de comer fresquinha, ainda quente. Quando me perguntam com o que parece, a resposta é: uma omelete doce mais fofinha. Ou até mesmo uma massa de panqueca mais espessa. A dica é provar e tirar a sua conclusão do sabor. 😉

O acompanhamento mais típico deste doce é a compota de maçã (Apfelmus) e é levemente salpicado açúcar de confeiteiro nas massinhas. Há variações servidas com geleias de frutas vermelhas, que também é uma combinação deliciosa.

Curiosidades

… Na verdade o Kaiserschmarrn é sobremesa pra nós, por ser doce, mas aqui seria um prato principal adocicado para muitos. Pedir uma porção dá para dividir facilmente com outra (s) pessoa (s). Geralmente é muito bem servido.

… A palavra Kaiserschmarrn vem de imperador (Kaiser, em alemão), devido ao imperador austríaco Franz Joseph I. Reza uma lenda, que a sobremesa já existia com um outro nome, porém, uma vez este imperador perdido e faminto em uma floresta enquanto caçava, uma camponesa o ajudou servindo este prato e foi batizado com este nome.

Apfelstrudel

Você deve estar se perguntando: como os alemães gostam de maçã para doces! 🙂

Esta delícia também de origem austríaca consiste em uma massa folheada com recheio de maçã, açúcar de confeiteiro povilhado por cima e acompanha na maioria das vezes um creme de baunilha (Vanillesoße).

Há variações com passas, amêndoas ou frutas vermelhas na massa, acompanhados com chantilly (Sahne) ou até mesmo sorvete de baunilha (Vanilleeis).

O que diferencia do nosso Strudel de maçã no Brasil é a consistência da massa, que não é tão crocante, mas ainda acho particularmente mais gostosa. Fresquinho e quentinho é o melhor dos mundos!

Käsekuchen

Traduzindo seria um bolo (uma torta) de queijo, porém nada salgada, tão pouco parecida com a cheesecake americana. A base é um queijo daqui chamado Quark, mais difícil de achar no Brasil, mas que muitos adaptam a receita utilizando queijo cottage.

Há variações com pedaços frutas, como cereja, pêssego e até mesmo amêndoas na massa. Eu sou fa número 1 desta delícia. A minha dica da mais gostosa que provei aqui em Munique é no café Woehners (ver este post).

O sabor dela é azedinho.

Nussschnecken

Este doce você encontrará nas padarias e confeitarias (como a Rischart). É uma espécie de massa folheada mais espessa, adocicada com açúcar de baunilha (fazendo uma espécie de melado) e com amêndoas. Parece um croissant.

Schneken significa caracol em português, e Nuss, amêndoas. Por isso o formato do doce lembra um caracol 😉

Vanilleeis mit heißen Himbeeren

Traduzindo: sorvete de baunilha com calda quente de framboesa. Divino! Geralmente todos os bons restaurantes tem esta sobremesa. Há variações com calda quente de cerejas (Kirschen) e morangos (Erdbeeren).

Sorvete-Framboesa-Munique

Deliciem-se com as dicas 😉

Foto destacada: Wikipedia

Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Receita salada de batatas alemã

Receita da salada de batatas ao modo bávaro

Dicas dos melhores chocolates quentes em Munique, Alemanha, guia brasileira em Munique

Os melhores chocolates quentes no centro histórico de Munique

Reveillon em Munique, Alemanha, Silvester, Ano Novo

Ano Novo 2018: dicas para o Réveillon em Munique

Dicas de Munique, Guia brasileira em Munique, Café da manhã bávaro

Café da manhã típico bávaro: uma experiência para vivenciar!

Doces natalinos, Munique, Alemanha

Natal em Munique: doces delícias desta época

Dicas de lanches econômicos em Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique, Guia brasileira na Alemanha

Lanchinhos rápidos e econômicos em Munique


Comentários

Fernanda

01/11/2015

Meu teclado está molhado. Babando nessas delícias!!!

    Destino Munique

    01/11/2015

    Venha provar mais por aqui 😉