Eslovênia: Caverna Postojna e Castelo de Predjama

História e belezas naturais em um único passeio

No post anterior sobre a Eslovênia, falamos que no nosso segundo dia em Liubliana fizemos um bate e volta para conhecer a famosa Caverna Postojna e o Castelo de Predjama. São dois programas que não podem faltar na sua passagem pela Eslovênia e que se você organizar bem, dá para fazer em pouco mais da metade de um dia.

Eslovenia-Postojna-Caverna-4

Postojna é uma pequena cidade que fica a 54 km aproximadamente de Liubliana e a 9 km da pequena Predjama. Fizemos o percurso até às atrações de carro, praticamente uma estrada única (E61), em ótimas condições.

Rentcars-Malta

Na saída para Postojna já começam as primeiras surpresas: paisagens belíssimas, cercadas de montanhas e muito verde.

A nossa dica é reservar antecipado as entradas para ambas as atrações. Com os vouchers que a empresa responsável envia por e-mail após a compra, você troca no dia do passeio em uma fila separada pelas entradas para as duas atrações, na central de informações da Caverna Postojna. Comprando online, você tem um desconto para as duas atrações 🙂

Compre aqui antecipadamente as entradas para Caverna Postojna e Castelo de Predjama através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Eslovenia-Predjama-Castelo-5

No ato da compra das entradas, você deve escolher o dia de ambas as visitas e o horário da visita à caverna, pois o acesso é feito em grupos. Escolhemos ao 12h e iniciamos o passeio visitando do castelo de Predjama. A visita na caverna dura cerca de 1 hora e meia, logo por volta das 13h30 tínhamos terminado as duas visitas. No local onde fica a caverna há restaurantes, lojinhas e um hotel, mas nada além disso.

Agora vamos a um pouquinho de informações sobre o que são estas duas atrações.

Castelo de Predjama

Imagine um castelo construído junto com uma pequena fortaleza e esculpido na rocha de uma encosta? É assim o castelo de Predjama, uma engenharia já incrível para a época que foi construído, datado em meados do século 13.

Eslovenia-Prediama-Castelo

Durante o nosso tour no castelo, ouvimos que o castelo pertenceu a diversas famílias, mas o último morador foi o mais conhecido pelas histórias e lendas na região, o cavaleiro Erazem de Predjama, que habitou o castelo no século 16. Os cômodos do castelo mostram como as pessoas viveram lá, o sistema de defesa, sala de tortura para os inimigos apreendidos, sala com roupas e armaduras da época, além de um sistema de canalização de água feito na própria rocha para captar água da chuva. Há também cavernas no local, um delas era a rota de fuga em caso o castelo fosse atacado em guerra com inimigos com direito a uns morceguinhos rs. O resto da história eu deixo pra vocês descobrirem por lá.

Eslovenia-Predjama-Castelo-4

Eslovenia-Predijama-Castelo-3

Eslovenia-Predjama-Castelo-2

Eslovenia-Predjama-Castelo-Vista

Não tem visita guiada no castelo, porém tem áudio guide em português do Brasil, incluso no valor da entrada do castelo. É super interessante a história e é um castelo muito mais original que diversos outros que já visitamos (inclusive o de Liubliana).

Caverna Postojna

A Postojnska jama, Caverna Postojna em esloveno, é uma das diversas cavernas da Eslovênia, aberta ao público para visitação, de forma super segura, iluminada, com caminho demarcado e corrimões, e um guia conduzindo as visitas em grupos. Os primeiros 2 km do passeio são percorridos de trem caverna a dentro e o trecho seguinte a pé, com toda a história e informações históricas e sobre a formação da caverna, constituída de estalactites e estalagmites.

Eslovenia-Postojna-Caverna

As formações chamadas estalactites se originam da água da chuva, que penetra na rocha dando o aspecto interior de gotas escorrendo do alto. As estalagmites parecem brotar do chão, quando estas gotas da água da chuva atingiu o solo após penetrar pela rocha, um processo de formação bem mais lento que o das estalactites. Segundo a guia que nos acompanhou, para cada 1 mm de crescimento de uma estalactite são necessários dez anos. Na caverna há estalactites  e estalagmites  com mais de 500.000 anos! É um passeio muito interessante, recomendo e incrivelmente lindo.

Esse relato é com base nas informações do nosso guia durante este passeio 😉

Eslovenia-Postojna-Caverna-1

Uma dica é ir vestido para sentir um friozinho. dentro da caverna faz 10 graus, então casaco, calça comprida e sapato fechado (tênis de preferência) é a boa pedida. Caso você esqueça, ainda tem a chance de alugar no local (não me atentei ao valor).

Eslovenia-Postojna-Caverna-2

É isso querido leitor! Se você não sabia sobre estes passeios incríveis na Eslovênia, aposte em inclui-los no seu roteiro.

Todas as informações deste post são com base no que ouvimos durante os tours oferecidos pelas atrações 😉

Leia também aqui no blog mais sobre a Eslovênia 😉

Eslovênia: dicas de Liubliana

Eslovênia: Bled e parque nacional Triglav

Procurando hospedagem em Liubliana? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários