Montenegro: beleza dos fiordes na região dos Balcãs

Dicas para um day trip para Montenegro a partir de Dubrovnik/Croácia

Na nossa pesquisa de passeios em Dubrovnik e arredores, veio como resultado uma viagem de um dia (bate-volta) a este país vizinho da Croácia, Montenegro, que poucas pessoas ainda falam sobre, porém oferece diversos atrativos para o turismo. Como as resenhas que lemos eram muito boas, incluímos na nossa viagem.

Montenegro-dicas-bandeira

Montenegro é um país independente da Sérvia desde 2006, um dos 7 integrantes da antiga Iugoslávia. Tem pouco menos de 700.000 habitantes, situado em uma região montanhosa chamada Bálcãs, no sudeste da Europa, fazendo fronteira com a Croácia, Bósnia-Herzegovina, Servia, Kosovo e Albânia.

A região é incrivelmente linda, o mar forma uma enorme baía entre os Bálcãs, a baía de Kotor, formando uma verdadeira região de fiordes. Ao redor da baía há diversas pequenas cidades, a grande maioria com casas de veraneio e hotéis, uma excelente opção para o verão na Europa com preços muito mais em conta.

Montenegro-Dicas-Viagem

Vamos às infos práticas do que exploramos por lá neste day trip 🙂

Como chegar a partir da Croácia

Até a nossa primeira parada, a cidade de Herceg Novi, logo após a fronteira, são cerca de 51 km em uma estrada quase que em linha reta, sem maiores dificuldades de se perder ou desviar o caminho.

Como cruzamos uma fronteira, há controle policial. Para os carros que não são de Montenegro cruzarem, é necessário além de mostrar os passaportes (que são carimbados, caso não seja da UE) um documento chamado carta verde. Para carros alugados, esta carta vem junto com os documentos do carro, mas é bom verificar na locadora se está junto aos documentos do carro.

Dica: O ideal para este passeio é sair de manhã cedinho, para evitar muita espera na fronteira, principalmente no verão, que tem um fluxo mais intenso de turistas e excursões.

Compre aqui antecipadamente um passeio bate-volta a partir de Dubrovnik para Montenegro através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Moeda

A moeda é o Euro e os preços muito mais em conta que na Croácia.

Deslocamento

Como fizemos um day trip e estávamos de carro, não sabemos maiores informações sobre o sistema de transporte por lá, mas na estrada, vimos que parece ser muito normal pegar e dar carona, pois haviam muitas pessoas pedindo (inclusive turistas).

Cidades que visitamos

Herceg Novi

Esta foi a nossa primeira parada na viagem, para conhecer o seu pequeno centrinho histórico e a região de praia. A baía é um verdadeiro mar, com água cristalina, deu muita vontade de por ali já ficar.

Montenegro-Herceg-Novi-dicas

As construções são de pedras, bem conservadas, ruas floridas e preços incríveis. Para vocês terem uma ideia, compramos um ímã de geladeira por 1 euro, no mesmo padrão destes encontrados em outras cidades na Europa, que não custam menos que 4 euros. Por lá tomamos o sorvete mais gostoso da viagem, por 0,80 centavos a bola, em uma gelateria italiana na praça de S. Jerônimo.

Montenegro-Dicas-Herceg-Novi

Montenegro-Dicas-Herceg-Novi-1

Um lugar que vale a visita é o Forte Mare, uma antiga fortaleza da cidade com vista para a baía. A entrada custa 2,50 euros por pessoa.

Montenegro-Herceg-Novi-Dicas-2

Montenegro-Herceg-Novi-fortaleza

Kotor

É uma pequena cidade destino de muitos cruzeiros do mar Adriático. A cidade é linda e é patrimônio da Unesco, uma das mais conhecidas do país.

Montenegro-Portal-Kotor

O seu centro histórico ainda é cercado por uma fortaleza medieval, com um lindo portal de entrada (Sea Gate) e cheia de construções em pedra, como restaurantes, cafés, igrejas e lojinhas.

Montenegro-Kotor-Dicas

Montenegro-Dicas-Kotor-Centro

A grande atração da cidade é o ponto mais alto da sua fortaleza, com a construção iniciada ainda no século VI, no alto da montanha de St. John, cerca de 1 hora de subida e quase 1.500 degraus. A vista vale realmente muito a pena, mas confesso que achei que não conseguiria subir devido ao calor neste dia que visitamos. Subimos em 40 minutos e no caminho haviam pessoas vendendo água (por sorte). O caminho é de pedras, o ideal é fazer de tênis confortável e roupa adequada para caminhadas. Eu não sabia, e subi de sapatilhas e vestido rs que por sorte eram confortáveis, mas vi muitas pessoas de chinelo e sandália, com muita dificuldade para fazer o percurso e escorregando (#ficaadica).

Montenegro-Muralha-Kotor

Montenegro-Kotor-Vista

Montenegro-Kotor-Vista-2

Montenegro-Baia-Kotor-Muralhas

No caminho entre estas duas cidades fizemos algumas paradinhas, para fotografar e curtir o visual, e em uma delas, na direção de duas ilhas-monastérios chamadas São Jorge e Nossa Senhora, na altura da cidade chamada Perasta.

Montenegro-Ilhas-Monasterios

Há ainda uma outra cidade famosa chamada Budva, a uns 30 km de Kotor, mas decidimos não visitá-la para curtirmos também o passeio sem ser dirigindo.

Visite também o site oficial do país. Há muito o que se explorar por lá com tempo, é uma das grandes promessas do verão europeu. Valeu a pena o nosso day trip, mas teria ficado lá dois dias para curtir mais o país.

Leia também aqui no blog mais sobre esta nossa viagem 🙂

Croácia: Dubrovnik, a pérola do mar adriático

Croácia: Hvar, paraíso e agito do verão croata

Procurando hospedagem em Montenegro? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.

Reserve-Booking

Pesquisando aluguel de carro para a sua viagem? Reserve aqui conosco pela Rentcars garantindo as melhores condições do mercado e colabore com o nosso blog sem custos adicionais.

1482406000

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas

Encontro Europeu de Brasileiros Blogueiros em Madrid, VEEBB

VEEBB: como foi o encontro da blogosfera brasileira na Europa em 2018

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha

Dicas de Barcelona com crianças e bebês

Barcelona com bebês e crianças pequenas: dicas

Meersburg, Castelo de Meersburg, Dicas, Alemanha

Meersburg e os seus castelos no Lago Constança


Comentários

Pedro

18/07/2017

Olá, pretendo fazer uma viagem nessa região, passando por mais países ao redor. Vamos fazer todo o trajeto de carro: Alugar o carro em Viena e viajar por Eslovênia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Sérvia, Hungria e Eslováquia.
É tranquilo de viajar entre todos esses países de carro alugado?

Abraços
Obrigado

    Destino Munique

    22/07/2017

    Olá Pedro,
    É sim, porém você deve informar na locadora os destinos, pois algumas restringem alguns países. 😉