Bratislava: dicas para um daytrip na cidade
Última atualização em 12 de março de 2018 by Destino Munique
Dicas para uma passagem na pequena Bratislava
Bratislava é a capital da Eslováquia, uma cidade com maioria católica com menos de 500.000 habitantes, localizada bem no meio do caminho de Viena para Budapeste, para quem está visitando o leste Europeu. Sim a Eslováquia é uma parte da antiga Tcheco-Eslováquia, país independente desde 1993 e faz parte da União Europeia, com a moeda local Euro, diferente da República Tcheca (que tem a Coroa Tcheca como moeda).
Fizemos um bate e volta a partir de Viena para conhecer a cidade, na verdade o antigo centro histórico (Staré Mesto) apenas e um dia nos pareceu bem suficiente. Para quem estiver de passagem Viena–Budapeste ou vice-versa, um stopover é bem vindo, seguindo viagem para o destino final no mesmo dia.
Indo de Viena, optamos ir de barco pelo rio Danúbio, cerca de 1h30. O passeio é bem bonito, o percurso é por uma região bem imersa na natureza. Há diversas empresas que oferecem este trajeto de barco, nós optamos pela Lod, cujo embarque fica no porto Reichsbrücke, próximo a estação Vorgartenstraße (linha U1 de metrô). O que dizer sobre o serviço: bem ok, nada demais. Barco limpo, com assento confortável, mas confesso que me senti insegura por nenhum funcionário vir passar instruções de emergência, tão pouco ver qualquer boia ou colete salva-vidas. Mas valeu o passeio.
Compre aqui antecipadamente um cruzeiro pelo rio Danúbio até Bratislava a partir de Viena através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
A vantagem de ir de barco foi que o porto fica bem na entrada do centro histórico da cidade (se chama SPaP-LOD). A estação central fica mais afastada e a parada de ônibus também.
Embarcando e desembarcando neste trecho, é feita a verificação de passaportes (não esqueçam de levar).
Achei a cidade simpática, porém senti muita falta de informações nos monumentos e locais históricos em inglês. Até o mapa que adquiri na cidade estava na língua local. Outro fato chato foi não poder entrar em nenhuma igreja, todas, citadas como ponto turístico pelo próprio site da cidade, estavam fechadas.Fez muita falta um tour guiado!
Compre aqui antecipadamente um Tour guiado em Bratislava através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
Chegando na cidade seguimos ao castelo de Bratislava (Bratislavský hrad), símbolo da cidade, construído no século X. Ele fica no alto de uma colina de onde se tem uma linda vista da cidade. De lá você avistará a ponte Nova, uma moderna ponte que cruza o rio Danúbio.
Na descida do castelo, fizemos uma paradinha para um almoço em um restaurante local e bem recomendado pelo Trip Advisor, o Modrá Hviezda. Não nos decepcionou! Nossas pedidas foram com pratos carne de porco e cerveja local. Na nossa pesquisa sobre os pratos típicos locais, muitos citaram o creme de alho servido em um pão (Cesnacka). Neste restaurante não tem, pois segundo a funcionária, é uma sopa típica da Rep. Tcheca. A sopa típica deles é uma sopa de frango com vegetais, mas não provamos.
A Cesnacka foi degustada em território eslovaco! Mas não me recordo o nome do restaurante, falha minha não anotar. Era em frente ao Mc Donalds do centro histórico.
Diferente da Alemanha, na conta dos restaurante já inclui a gorjeta, o valor de 10%.
Após a paradinha para almoço, percorremos as ruas do antigo centro histórico da cidade, passando pela Catedral de S. Martinho, porta de S. Miguel, que é um trecho conservado da antiga muralha medieval que protegia a cidade, pela antiga prefeitura, que fica na Praça das Armas e sempre nos deparando com as curiosas estátuas por toda a cidade.
Visitamos também os arredores e jardins do Palácio Presidencial (Grasalkovičov palác), onde reside o presidente do país. Nos arredores há diversas construções clássicas e bem conservadas, para os amantes de arquitetura.
Uma atração que não visitamos, que fica cerca de 30 minutos do centro, são as ruínas do castelo de Devin, destruído em 1809 pelas tropas napoleônicas. Fica no alto de uma colina de frente para o rio Danúbio, o avistamos no trajeto do barco. Achamos que não daria tempo de ir até o local, mas dá tranquilamente (perdemos).
Foi um dia bem lindo na cidade, passeando pelas ruas antigas, sem preocupação com segurança, um local ótimo para se perder e se achar.
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Bratislava: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian
Destino Munique
23/07/2018
Olá Jean,
Fico muito feliz!!!! 🙂
Bom passeio!
Alcir
20/02/2017
Estou em Bratislava, cheguei ontem a cidade realmente é muito bonita, porem fomos assaltados ontem e enquantovestavamos na delegacia chegaram mais 3 turistas vítimas de assalto. Então quando tiver andando pela rua tem que andar ligado!
Destino Munique
20/02/2017
Olá Alcir,
Poxa que pena este incidente! Infelizmente a realidade do leste europeu é bem diferente, mas foi a primeira vez que ouvi falar em assalto, furto já era um assunto conhecido, mas assalto é de se preocupar. Espero que esteja tudo bem e que aproveitem pós susto 🙂
Jean
17/07/2018
Estou me preparando para ir. Obrigado pelas dicas. Amei ❤️