Bruxelas: Dicas do que fazer e visitar
Última atualização em 4 de setembro de 2017 by Destino Munique
Bruxelas é o nosso destino de hoje
Vistamos Bruxelas durante um feriadão aqui na Europa (semana santa), onde ficamos 4 dias, sendo que 1 dia fizemos um bate e volta para Bruges. A cidade é relativamente pequena, com cerca de 1,8 milhões de habitantes, cercada por construções clássicas e bem conservadas, em contraste com muitas modernas também.
Desde o fim da segunda guerra mundial Bruxelas se tornou um centro político bem importante na política internacional, com a sede da UE (União Europeia) e da OTAN (Organização do tratado do Atlântico Norte).
A infra estrutura de transportes é muito boa, fácil de se locomover com transporte público, além de seguro. Tudo é bem sinalizado: você encontra as informações nos idiomas locais – francês e o neerlandês, que é bem parecido com alemão, e em inglês. O deslocamento aeroporto-centro da cidade pode ser feito de trem (custando 8,50 euros, com trens de 15 em 15 minutos) ou de ônibus (custando 4,50 euros, linhas 12 e 21, a cada 30 minutos). Os pontos de paradas de ônibus fazem conexão com as linhas de trem/metrô. Chegando no aeroporto, na central de informações você consegue já um mapa da cidade e um mapa dos transportes.
Dependendo do local de hospedagem na cidade, pode-se fazer muitos passeios à pé. Nas máquinas de auto atendimento nas estações de trem/metrô você adquiri o bilhete para transporte. Há diversos tipos de bilhetes. O bilhete com ilimitadas viagens chama-se Discover Brussels, custando para a duração de 24 horas o valor de 7 euros. A contagem da duração começa quando o ticket é validado na primeira utilização (antes das catracas de acesso às plataformas). Há também o ticket para 48 horas (13 euros) e 72 horas (17 euros). Como modalidades de transportes, você encontrará trem, metrô, bonde e ônibus, todos inclusos no Discover Brussels.
Se hospedar na região central da cidade é sem dúvida a melhor opção. Nós ficamos nas proximidades da estação De Brouckere, de onde podíamos fazer tudo à pé e ao mesmo tempo mesmo sendo no centro, era bem silenciosa.
Hoje vou falar dos principais pontos turísticos que valem a pena serem visitados.
Leia também aqui no blog sobre o nosso tour etílico em Bruxelas. Muitas dicas legais de cervejarias e bares 😉
O clima na cidade é bem instável e úmido. Pelo menos há ocorrência de chuva quase 200 dias no ano. É bom sempre ter um guarda chuva ou uma capinha por segurança. Eu peguei sol e chuva por lá. Chuva tipo garoa, nada que impedisse de passear.
Mapa da cidade e da rede de transportes na mão, você já está apto a conhecer Bruxelas e provar os seus chocolates, waffles, batatas fritas e as muitas variações de cervejas. 😉
Place de l’Agora (Marché De l’Agora), Galeries Royales, Belgium Fries & Häagen Dazs
A praça Place de l’Agora é bem movimentada, por ser próxima a umas das principais estações de trem/metrô da cidade (Gare Centrale), além de ter hotéis, lojas e restaurantes ao seu redor.
Atravessando a praça você estará de frente a uma tradicional galeria da cidade, a Galeries Royales, construída em 1847, com um estilo arquitetônico belíssimo e lojas bem atraentes. Por lá você já começará a ter contato com uma das perdições desta cidade: as lojas de chocolate! São muitas, espalhadas por todas as ruas, esquinas… e cada uma mais atraente que a outra. É um bom lugar para tomar um café!
Na praça ainda destaco duas delícias que merecem a sua atenção: a Belgian Fries e a Häagen Dazs. Muitos dizem que a batata frita belga é a melhor, realmente é muito gostosa e diferente! Para acompanhá-las ainda tem diversos molhos diferentes. A Häagen Daz tem no mundo todo, mas o waffel no paladar belga e no capricho… só por lá! Parece estar sempre lotado, mas tem um segundo andar, onde é mais tranquilo de sentar.
Catedral de São Michel e Santa Gudula
Igreja católica do século IX, religião predominante na cidade, com estilo gótico. Sua fachada é exuberante! É possível visitar o seu interior. No dia que fui estava acontecendo a missa em celebração da sexta-feira santa, então não pude percorrê-la e visitar a sua cripta (que é permitida a visitação). Ela fica bem próxima a Place de l’Agora, em uma praça chamada Sainte-Gudule.
Grand Place, Prefeitura e Maison du Roi
A praça mais bonita e com construções esplêndidas no coração da cidade. Reza a lenda que o escritor Victor Hugo, autor de Les Miserables, teria afirmado ser essa a praça mais bonita do mundo. Algumas construções estão em obra na praça no momento, mas não atrapalhou em nada a visita e boas fotos. O dourado é um toque presente em quase todos os prédios que a cerca. Nela está a prefeitura (Hotel de Ville) e o museu de Bruxelas, chamado Maison du Roi (casa do rei).
É um bom lugar para almoçar nas mesas do lado de fora do restaurante na praça, apreciando-a ou tomar um café. Uma dica que não podia de deixar de dar, é o melhor chocolate quente que tomei por lá, na Neuhaus, uma loja de chocolates que tem esta bebida dos Deuses! Não deixe de provar. Outra dica: você vai estar sempre passando pela Grand Place, mas não deixe de passar por ela de noite, é um sonho a iluminação.
Ruas de Bruxelas
Conforme falei, você certamente passeará muito a pé pela cidade, a melhor forma de explorar e conhecer cada cantinho. Não deixe de andar pela rua L´Etuve, onde está um dos símbolos da cidade, o Manneken–Pis (que não tem nada de mais, mas tem que ver) e pela rua de Bouchers, onde tem diversas opções de restaurantes e muitas ofertas de um dos pratos típicos da cidade, o mexilhões com fritas (Moulles et Frites). A partir destas duas ruas vocês descobrirão diversas outras ruelas com construções clássica, outros restaurantes e lojas na cidade.
Logo ao lado do Manneken-Pis, atrás uma fachada descascada, se esconde um bar muito tradicional em Bruxelas, o Poechenellekelder.
Jardin Mont des Arts
Em uma parte mais alta no centro da cidade, próximo a estação central (Gare Centrale) e ao Grand Palace, fica este belíssimo jardim de onde se tem uma linda vista do centro da cidade e outras construções, como a basílica de Koekelberg. Você cruzará este jardim ao se dirigir para a área dos museus da cidade.
Área dos Museus: Mont des Arts
Atravessando o jardim e seguindo até o final da rua, você chegará a região dos museus da cidade, chamada também de Kunstberg (montanha da arte). Nós não visitamos os museus do Mont des Arts.
Place Royale, Palácio Real de Bruxelas e Parque Real
Passando a Mont des Art, você chegará na praça Royale onde bem no centro fica a estátua de Godefroid de Bouillon (1087-1100), um membro da nobreza e um dos líderes da primeira Cruzada Medieval. Seguindo a rua Royale, você avistará o Museu Real de Belas Artes e a seguir o Palácio Real de Bruxelas, onde hoje funcionam órgãos governamentais da cidade. Bem em frente ao palácio, fica o enorme parque real, ótimo para uma caminhada em dias de tempo bom.
Todos estes pontos turísticos visitamos a pé a partir da estação central da cidade, em dias diferentes, pois iniciamos o passeio em uma tarde e terminamos no final da manhã seguinte, mas são ideais para um dia todo de passeio, claro que com paradas 🙂
Os pontos seguintes, fizemos de metrô/trem, que são um pouquinho mais afastado do centro.
Parque Cinquentenaire
Belíssimo parque onde as pessoas tomam banho de sol nos dias quente, praticam esporte e se divertem no tempo livre.
Nele fica um portal bem parecido com o portal de Brandemburgo de Berlim, o Arcades du Cinquentenaire, que foi construído em 1880, em comemoração a independência da Bélgica.
Nesta mesma área fica o Museu Real da Guerra e o Auto World, o Museu do Carro. Este Museu Real da Guerra gostaria muito de ter visitado, porém chegamos faltando muito pouco tempo para fechar e no nosso último dia na cidade.
É nesta área da cidade, na Rua de la Loi, que ficam os prédios da UE e construções mais novas. Para chegar lá, basta pega o metrô linhas 1 ou 5, descendo na estação Schuman ou Merode.
Atomium
Construído em 1958 para uma exposição em toda Europa, a “torre Eiffel” de Bruxelas tem 103 m de altura em estrutura de ferro, com esferas com diâmetro de 18m (é gigante!). É possível visitar a exposição no seu interior (custa 11 euros e os tickets são adquiridos no local). Eu optei por não visitar, havia uma fila gigantesca no dia e pela vista panorâmica da cidade, optei em visitar a próxima atração que vou descrever a seguir.
Para chegar lá, basta pegar a linha de metrô 6 e descer na estação Heysel. Nas suas proximidades também ficam o Bruparck e a Mini Europa, um programa legal para crianças.
Basílica do Sagrado Coração (Basilique de Koekelberg)
Das torres da basílica se tem a melhor vista da cidade! E é uma atração bem menos concorrida para esta finalidade que o Atomium. É a principal igreja da Bélgica e a quinta maior do mundo.
O seu interior é belíssimo, com muito revestimento em mármore, um pé direito elevadíssimo, tendo um museu e um teatro. Ela fica aberta diariamente, das 9h às 17h. Para visitar a sua torre, você precisará pagar 5 euros, em uma máquina automática ao lado do elevador de acesso.
A basílica fica próxima a estação Simonis, linhas 2 e 6. Descendo nesta estação, você caminhará cerca de 10 minutos, avistando de longe a enorme basílica.
Estes são os pontos turísticos principais que visitamos na cidade. Entre um e outro, fizemos paradas para lanches (muito waffles!), comprinhas (desta vez de chocolates) e em cervejarias bem bacanas.
Procurando hospedagem em Bruxelas? Reserve aqui no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
17/12/2018
Olá Michele,
Fomos de avião 😉
Luana Fongaro
24/02/2017
Bom dia!
Parabéns por esse post, achei muitoooo bom!
Mas preciso da sua ajuda!!
Farei uma conexão em Bruxelas de umas 7 horas no final de Julho desse ano. Deixarei as malas na estação central.
É possível conhecer esses pontos turísticos nesse período?
Me interessei por esses:
– Arcades du Cinquentenaire
– Place Royale
– Jardin Mont des Arts
– Grand Place
– Atomium
Qual o meio de transporte posso usar para poder conhecer todos? Menos taxi e uber pq acho caríssimo.
Se tem como ir de apé entre algum desses para economizar…
Aguardo sua resposta!
Obrigada!
Destino Munique
01/03/2017
Olá Luana,
Obrigada pela visita e pelo feedback 🙂
Particularmente acho pouquíssimo tempo, minha dica seria se concentrar no centro histórico, pois voêe precisa considerar que há tempo de deslocamento aeroporto-centro, e vice-versa, além do tempo de espera do transporte público.
MICHELE TAVARES DE SOUZA
23/11/2018
Olá, boa tarde!!!
E vcs foram de Munique para Bruxelas como? De trem?
Obrigada