Rota Romântica na Alemanha: dicas essenciais

Rota Romântica: principais dicas de uma das rotas mais belas na Alemanha

Com o crescimento do turismo na Alemanha, a famosa e belíssima Rota Romântica passou a ser um dos destinos mais procurados e visitados não só por nós brasileiros, mas como turistas do mundo todo. Como guia de turismo e moradora do estado onde fica esta rota (a Baviera), frequentemente estou visitando esse destino encantador e hoje trago muitas dicas para o seu roteiro de viagem 🙂

Rota-Romantica-Rothenburg

O charme das casas em Rothenburg ob der Tauber

Um mix de pequenas cidades medievais com belezas naturais, castelos, casas de enxaimel, campos verdes, parques eólicos e vinhedos, a Rota Romântica se estende por quase 400 km de estrada, da cidade Würzburg até Füssen, de norte a sul no estado da Baviera. No total, são 28 cidades, com muitos pequenos vilarejos nesta lista.

Munique não faz parte desta rota como muitas pessoas pensam, mas devido à proximidade, é uma excelente pedida de combinar uma visita à cidade se o seu motivo de viagem à Alemanha for a Rota Romântica

Não deixe de conferir: hotéis que recomendamos em Munique

Por incrível que pareça, não existem registros históricos oficiais de onde, quando e por quem esta rota foi inserida na Baviera. O que se sabe é que, a rota foi se destacando principalmente na reinvenção e reestruturação do turismo na Alemanha, principalmente para apagar a imagem do governo Nazista que mancha até os dias de hoje a imagem do país, atraindo muitos turistas para saber um pouco mais sobre temas relacionados a segunda guerra mundial. Esta reformulação deu certo, focando nas belezas locais, romantismo e um passeio para realmente relaxar como se estivesse em um mundo de conto de fadas.

Rota-Romantica-Wurzburg

Fortaleza Marienberg em Würzburg

No finalzinho da rota, há um outro destino procurado por ciclistas do mundo todo: a Via Cláudia Augusta, passando pelo trecho que liga Augsburgo a Füssen, construída pelos romanos há mais de 2.000 anos atrás, ao longo de um rio chamado Lech, cruzando a região dos Alpes, estendendo-se até o norte da Itália. Essa via foi de grande importância cultural e comercial para o Império Romano, sendo a principal via dos romanos ao longo dos rios Danúbio e Lech, ligando o sul da Alemanha a Itália.

Agora vamos com as informações úteis pra você planejar este incrível passeio 🙂

1 – Qual seria o melhor sentido da rota a se fazer?

Se possível, inicie a Rota Romântica a partir da cidade Wurzburgo e descer até Füssen/Schwangau. Mas por quê? Pelo fato de vocês irem direção a região dos Alpes. É lindo demais na estrada ir avistando os alpes no horizonte.

Rota-Romantica-Alpes

Região dos Alpes em Schwangau

Você pode programar a sua chegada pelo aeroporto de Frankfurt, o mais próximo do começo da rota e a volta pelo aeroporto de Munique, caso não siga viagem para outros destinos. Em ambos há voos para o Brasil.

Vale a dica! Chegando por Frankfurt, você pode ainda incluir um dia em Heidelberg, a cidade do romance alemão.

2 – Quantos dias reservar para a Rota Romântica?

Para conhecer bem as cidades maiores e visitar as suas principais atrações, pelo menos uns 4 a 5 dias. Em algumas cidades você precisará de quase que um dia inteiro; outras apenas uma ou duas horinhas, por serem muito pequenas, resumidas a uma praça com um centrinho histórico.

Reserve conosco! Vai estar em Munique e gostaria de visitar algumas cidades da Rota Romântica em um bate-volta, de carro com motorista e guia em português? Nos contate via [email protected]

3 – Como escolher as cidades para pernoitar?

As cidades maiores oferecem mais atrações para visitar e opções gastronômicas, ofertando assim também mais opções de hospedagem. Uma outra vantagem de pernoitar em uma cidade maior é ter uma vida noturna um pouco melhor, com mais opções de restaurantes.

Vale lembrar que, normalmente nas cidades pequenas na Alemanha – como a grande maioria das cidades da Rota Românica –  a vida noturna se encerra por volta das 21h, ou seja, não se programe para jantar muito tarde.

Não deixe de ler: 5 fatos curiosos sobre os restaurantes na Alemanha

Ficar nas cidades maiores e mais cobiçadas tem um custo maior (principalmente na hospedagem) do que em cidades menores e às vezes próximas à rota. Se você quiser economizar neste sentido, é um bom critério de escolha.

Rota-Romantica-Landsberg

A inspiração para Torre da Rapunzel em Landsberg am Lech

Uma outra prática dos viajantes é de não fazer reservas de hotéis e sim dormir na última cidade visitada no dia. A desvantagem são preços maiores nos hotéis, pois reservando com antecedência se tem melhores preços, além do risco de não conseguir ficar exatamente na última cidade destino (por falta de opção de vagas em hotéis – geralmente na alta temporada), tendo que buscar opções em cidades próximas.

4 Onde se hospedar na Rota Romântica? Dicas de hotéis na Rota Romântica.

Levando em consideração o critério de cidades que demandam mais atenção, com mais atrações, boas opções gastronômicas e de hospedagem, as minhas dicas são:

Würzburg (centro histórico, Palácio Residenz, que é patrimônio da Unesco, Fortaleza Marienberg e vinhedos)

Hotéis recomendados em Würzburg: Mercure Hotel Würzburg | Best Western Premier | Hotel Würzburger Hof | Hotel Greifensteinerhof

Rothenburg ob der Tauber (centro histórico medieval, tour noturno na cidade, muralhas e museu do Natal)

Hotéis recomendados em Rothenburg: Hotel Reichs-Künchenmeister | Hotel BurgGartenPalais | Hotel Einsenhut | Romantik Hotel Markusturm | Burghotel | Hotel und Gasthof zur Sonne

Dinkelsbühl (centro histórico medieval)

Hotéis recomendados em Dinkelsbühl: Helzelhof Hotel | Hotel Gasthaus zur Sonne | Hotel Luise

Augsburgo (centro histórico e diversos museus)

Hotéis recomendados em Ausburgo: Holiday Inn Express Augsburg | Steingeberger drei Mohren | Hotel Augusta

Füssen/Schwangau (centro histórico, castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein, montanha Tegelberg com subida de teleférico)

Hotéis recomendandos em Füssen: Hotel Schlosskrone | Luitpoldpark-Hotel | Hotel Sonne | Hotel Hirsch | Hotel Füssen

Os hotéis que recomendamos são com base nas nossas viagens, feedbacks de amigos e dos nossos clientes 😉

Rota-Romantica-Rothemburg

Prefeitura de Rothenburg ob der Tauber

5 – Qual a melhor forma de fazer este trajeto?

Sem dúvidas de carro. Ganha-se tempo e novamente a possibilidade de fazer paradas entre as cidades, além de não ficar preso a ter que passar mais ou menos tempo em uma cidade. Analogamente vale esta opção para moto e motorhome, para durante as estações quentes  😉

Para quem não quer arriscar dirigir aqui ou não quer ter esta preocupação, existe a opção de fazê-la de ônibus  através de uma cooperação de empresas de transporte rodoviário na Alemanha chamada Europa Coach Road, que conecta todas as cidades da rota, entre os meses de abril e outubro, às quartas, sábados e domingos.

Os turistas que chegam de avião podem tomar esta linha de ônibus nos aeroportos de Frankfurt e Munique. Particularmente não tenho experiência neste trajeto de ônibus, pois só fiz esta viagem de carro.

As cidades maiores disponibilizam também transporte ferroviário, operado pela empresa Deutsche Bahn (trens regionais – RB, RE e trens de alta velocidade – ICE). Existem ônibus intermunicipais que fazem a conexão das cidades que não tem trem.

Rota-Romantica-Tauberbischenhof

Centrinho da pequena Tauberbischofheim

6 – Há pedágios na Rota Romântica?

Não há pedágios. Vale lembrar que na Alemanha inteira não há pedágios.

Leia também: Dirigindo na Autobahn na Alemanha: dicas e cuidados

7 Qual é a melhor época/estação do ano fazer a Rota Romântica?

Devido ao risco de neve (principalmente no mês de janeiro) e os dias serem mais curtos (escurece cedo) durante o inverno, esta não seria a melhor estação do ano para este passeio.

8 – A Rota Romântica é uma Auto Bahn?

Não. A rota não pertence ao grupo de estradas de alta velocidade alemã – Auto Bahn. Importante ficar atento a este detalhe, devido ao limite de velocidade.

9 Preciso ter um GPS no carro para fazer a Rota Romântica?

Há bom sinal de rede móvel de dados neste percurso, porém ter um GPS (atualizado, se você trouxer o seu no caso) no carro nunca é demais.

Nós indicamos o chip de internet da empresa Viaje Conectado, que você recebe em casa antes de iniciar a sua viagem 🙂

336x280_3
Extra: deixo aqui os links para as empresas de transporte citadas neste post 😉

Europa Coach Road (ônibus na Rota Romântica) | Deustche Bahn (trens na Rota Romântica e toda Alemanha)

Se tiver dúvidas e perguntas, deixe aqui em comentários, para compartilhar também com os outros leitores 🙂

Leia também aqui no blog os posts sobre as cidades da Rota Romântica 😉

Würzburg: dicas da primeira cidade da rota romântica sentido Alpes

Rota Romântica: um dia em Rothenburg

Dinkelsbühl: uma jóia na Rota Romântica

Rota Romântica: Landsberg am Lech

Castelo Neuschwanstein: como visitar e todas as dicas para um dia de encanto 

Rota Romântica: Augsburgo, uma das cidades mais antigas da Alemanha

Rota-Romantica-Neuschwanstein

Castelo Neuschwanstein em Schwangau

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Onde ficar em Munique, Hospedagem em Munique, Hotéis em Munique

Onde ficar em Munique: lista de hotéis recomendados e bem localizados

Oktoberfest, Munique, Alemanha, Oficial, Dicas

Oktoberfest: dicas e dúvidas comuns sobre como funciona a festa

Ilha Mainau, a ilha das flores na Alemanha

Ilha Mainau, a ilha das flores no Lago Constança

Malta com crianças, dicas, verão europeu

Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!

Aniversário Destino Munique, Alemanha

Quinto aniversário do blog do Destino Munique

Dicas de Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Dicas de Munique: tudo que você precisa saber para visitar a cidade


Comentários

Ytatiane Amorim

19/11/2018

Olá Camilian! Nas cidades da Rota Romântica, nos locais indicados nas placas como permitido estacionar, são estacionamentos pagos ou gratuitos ?
Outra dúvida: há postos de combustível com facilidade entre uma cidade e outra ? É naquele sistema parecido com o americano , ou seja , cada um abastece o veículo por conta própria?
Fico muito grata se puder responder. Um abraço!

    Destino Munique

    23/11/2018

    Olá Ytatiane!
    O sistema aqui na Alemanha é igual nos EUA, de você mesmo abastacer o carro.
    Há locais para estacionar pago e gratuito nas cidades, tem que se atentar às placas com esta informação.
    Abasteça nas cidades maiores que vocês passarem, é mais fácil até mesmo se vocês precisarem de alguma orientação e ajuda.
    Uma boa viagem!

Maria

08/11/2018

Bom dia!
Eu e meu marido estamos querendo fazer a rota romântica em Maio.
Amei esse texto e achei o mais explicativo de todos que li sobre a Rota Romântica.
Vc falou no texto para chegarmos em Frankfurt para iniciar a rota e voltarmos por Munique.
Como eu n tenho interesse em conhecer Frankfurt, mas somente Berlim,Munique e as cidades pequenas da Rota, por onde devo começar?
Posso começar chegando por Berlim e depois obrigatoriamente preciso ir a Frankfurt para iniciarmos a rota? Ou podemos ir direto p Munique?
Desde já agradeço muito!

    Destino Munique

    11/11/2018

    Olá Maria,
    Fico feliz que o post tenha ajudado 😉
    Se você chegar por Munique, sem problemas fazer sentido norte e no final seguir para Berlim 😉 Frankfurt foi só uma questão de orientação já que muitas pessoas chegam por lá. Se você chegar por Berlim, pode começar sentido sul (sentido Munique) 😉

Anna Carolina

08/11/2018

Olá Camilian, muito obrigada pela matéria, nos ajudará muito em nossa jornada.
Meu namorado e eu vamos fazer um tour pela Alemanha em fevereiro de 2019. E estamos pensando em alugar um carro para fazer a rota romântica, porém, para melhorar nossa logística, vamos ter que começar por Fussen. Você acha que teremos problemas com a neve na estrada? É perigoso dirigir nessa época?
Muito Obrigada!
Bjos

    Destino Munique

    11/11/2018

    Olá Anna Carolina,
    😉 Fico feliz do post está ajudando!
    Dirigir na neve exige mais atenção e cuidados, por outro lado as estradas principais são sempre rapidamente “limpas” quando neva. Como você começarão do sul para o norte, se nevar, será no começo da viagem quando pegarão mais neve. Quanto mais forem se afastando da região dos alpes (sul), geralmente neva menos 😉
    Uma boa viagem!

MBNuhrich

10/10/2018

Oie!!! Adorei as dicas. Mas esta na minha lista de desejos fazer a rota romântica a pé. Uhuuuu!
Dicas sobre segurança, andar sozinha em parte do tempo etc. Tem algum passaporte para ir carimbando?
Grata
Mercedes

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Mercedes,
    Infelizmente não tenho ideia, mas como você estará na Alemanha e dentro da UE, não terá nenhum tipo de controle para carimbar passaporte, só ao entrar na Europa.
    Conte pra gente depois se você fizer a pé essa rota 😉

Daniel Lutfi

29/08/2018

Boa tarde.

Adorei a matéria. Está sendo muito útil para minha viagem pela rota no mês que vem.
Poderiam me ajudar numa questão?
Vou fazer de carro o trajeto com minha namorada, chegando de Berlim. Pretendemos conhecer Wurzburg, Rothenburg, Augsburg e Fussen. Reservamos de 4 a 5 dias pra isso.
Vocês acham viável a gente se estabelecer em só uma cidade? E de lá fazer os bate-voltas? Para evitar o desgaste dos check-ins e check-outs diários? Se sim, qual cidade indicariam? Rothenburg? Ou acham conveniente pernoitar nas otras cidades também?

Obrigado pela atenção.

    Destino Munique

    04/09/2018

    Olá Daniel,
    Fico muito feliz que o post esteja contribuindo para sua viagem 😉
    A minha dica seria ficar em duas cidades, pois por exemplo, um bate-volta Rothenburg-Füssen, considerando que você fique em Rothenburg como cidade base, são quase 3h de estrada. Acho que Rothenburg é uma boa e ao sul escolheria Füssen, de onde vcs poderiam ir para Landsberg, Harburg e Augsburg (além das cidadezinhas menores que parariam no caminho).
    Uma boa viagem!!!! 😉

Igor

06/08/2018

Olá, pretendo ir à Alemanha entre 20 e 31 de março. É viável incluir a Rota Romântica saindo de Berlim em direção à Munique de carro? Berlim e Munique são as duas cidades alemãs que visitaremos antes de retornar ao Brasil por Paris.

Iremos com uma criança de 4 anos. Neste período é puxado esse trajeto com crianças?

    Destino Munique

    19/03/2019

    Olá Igor, é viável sim e como vocês estarão de carro, é bem tranquilo com criança 😉
    E o tempo já é melhor,por ser primavera 😉 Boa viagem!

Fernanda

29/06/2018

Olá, Camilian! Parabéns pelo blog! Suas dicas são muito valiosas! Eu e meu noivo vamos nos casar em 28/09/2019 e já estamos planejando a lua de mel. Pensamos em fazer a rota romântica, bem como conhecer as cidades de Frankfurt, Munique e, se for possível, Berlim ou até mesmo Viena.. Vc acha que é viável o itinerário em 15 dias aproximadamente? Não sabemos falar alemão. Isso atrapalha ou o inglês resolve? E o clima nessa época do ano? Apesar de ser outono, faz muito frio? Obrigada e desculpa pelas muitas perguntas..rs

    Destino Munique

    09/10/2018

    Olá Fernanda!
    Obrigada pela visita e fico feliz que as dicas estejam a ajudando. 15 dias é um tempo para para o roteiro desejado, mas me concentraria só na Alemanha 🙂
    Nesta época do ano geralmente ainda tem temperatura agradável e dias lindos! Este ano foi assim 🙂
    Com inglês vocês irão se virar muito bem, fiquem tranquilos!
    Felicidades pelo casamento!

Luciano

22/05/2018

Muito legal seu blog! Daqui partiu a montagem do meu roteiro ?
Partirei de carro de Frankfurt, dormindo em Rothenburg, Fussen e Munique e depois partiremos para Praga. Tá legal o meu roteiro? Como é o clima de 15 a 30/11?

    Destino Munique

    27/05/2018

    Olá Luciano,
    Está sim!
    Em novembro geralmente é frio e bem cinza por aqui, mas cada ano é um ano, pode ser que neste ano seja diferente 😉

Roberta

14/05/2018

Bom dia!

Estou pensando em fazer a rota romântica no 2° semestre e sua dicas estão sendo super interessantes

Qual a melhor época pra ir pra que conheça alguma festa típica ou evento?

Obrigada

    Destino Munique

    27/05/2018

    Olá Roberta,
    Em meados de setembro e comecinho de outubro tem a Oktoberfest 😉

Alfredo Brandão

08/05/2018

Boa tarde

Iremos fazer a rota romântica entre 24.6.18 e 29 ou 30.6.18.

Pretendo alugar um carro no aeroporto de Frankfurt e iniciar por Würzburg, terminando em Munique.

Pergunto: Wurzburg, Rothenburg e Munique são bons pontos para dormir?

De Munique pretendemos ir a Neuschwanstein em excursão ou com carro e motorista (vi que vc faz este serviço). Talvez fazer um bate e volta a Salzburgo.

Você recomenda esta ideia? É possível. Teremos cerca de 12 dias livres, mas pretendemos incluir Berlim na volta ( avião ou trem a partir de Munique).

Obrigado.

    Destino Munique

    10/05/2018

    Olá Alfredo,
    Já que vocês farão a rota romântica, a sugestão é incluir já a visita aos castelos antes de chegar em Munique, economizaria tempo, deixando para fazer um bate-volta para Salzburgo a partir de Munique 😉
    Para orçamento, pedimos por gentileza que entre em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]
    Obrigada!

Patricia

26/02/2018

Olá! Parabéns pelo blog! Informações muito esclarecedoras!
Faremos a rota romântica no início de Abril. É muito frio? Ainda tem neve?
Teremos somente o dia 11 para visitar o castelo. Como funcionam os tickets? É possível comprar na hora ou corremos o risco de estar lotado e não conseguir visitar? Vi no site que não é possível comprar antes, mas dá para solicitar reserva… é necessário fazer essa reserva?
Obrigada!

    Destino Munique

    27/02/2018

    Olá Patrícia,
    Obrigada pela visita, fico feliz que o post tenha sido esclarecedor 😉
    Em abril geralmente o tempo é bem inconstante aqui na Alemanha, podendo ter em um dia, sol, chuva e neve rs! Mas nada duradouro como no inverno e com ar já de primavera!
    Recomendo sim pré reservar os ingressos do castelo Neuschwanstein 😉
    Uma ótima viagem!

Amanda

06/02/2018

Olá! Muito legal teu site! Parabéns!

Pretendemos ficar 3 dias em Praga e depois seguir de ônibus até Nuremberg, onde dormiríamos e alugaríamos um carro para seguir pela Rota Romântica durante 3 dias até Munique, onde devolveríamos o carro. O que você acha?

    Destino Munique

    09/02/2018

    Olá Amanda,
    É uma ótima ideia 😉
    Fazer a rota de carro é essencial!
    Boa viagem!

Akerna

26/01/2018

Olá Camilian! Eu e meu esposo faremos nossa viagem a partir do dia 24.04.2018, chegaremos em Zurique dia 23.04.2018 a tarde e nossa base sera em Olten. Passaremos 14 dias, gostaríamos muito de conhecer a rota romântica, berlim, algumas cidades na Suiça. Mais como será nossa primeira vez, estamos meio perdidos. Poderia nos indicar um roteiro incluindo a rota romantica.
Adoramos o sua página!!! Abraço!!!

    Destino Munique

    27/02/2018

    Olá Akerna!
    Muito obrigada pela visita, fico muito feliz que vocês curtem a nossa página 🙂
    Pedimos por gentileza que nos contate através do e-mail [email protected], mencionando nosso contato aqui 😉 Nós trabalhamos também com elaboração de planejamento e roteiro de viagem na Alemanha e na Europa, será um prazer atendê-los.
    Obrigada!

Gabi Semeghini

25/01/2018

Adorei o post!! Ótimas dicas! Esse ano pensei em fazer essa rota, mas incluindo a Oktoberfest. O que vocês acham? Daria para iniciar essa viagem em Munique?

    Destino Munique

    27/02/2018

    Sim Gabi, daria sem problemas! 😉 E a Oktoberfest seria um plus na viagem !!!!

Ana Paula Ramos

23/01/2018

Olá Camila,

Muito legal o seu post! Estou indo com meu esposo e filho de 4 anos, mas faremos o sentido inverso, de Fussen a Wurzburg.

Abraços,

Ana Paula

    Destino Munique

    30/01/2018

    Obrigada Ana Paula!
    Valerá muito a pena também, é um passeio lindo demais!
    Boa viagem! 😉

Patricia

10/01/2018

Olá! Parabéns pelas informações, nos ajudam muito!
Pretendo fazer a rota romântica em abril, de carro alugado, de Frankfurt para Fussen. Já ouvi em outros lugares da Europa para não deixar nada no porta malas para evitar roubo. Nesse percurso também há esse problema? Será que posso parar nas cidades para caminhar, tirar fotos e comer deixando as malas no carro? Ou seria melhor escolher uma cidade de base e somente visitar as outras? Nesse caso, qual cidade você recomenda? Obrigada!!!

    Destino Munique

    12/01/2018

    Olá Patrícia,
    Aqui na Baviera nunca ouvi relatos como este, inclusive fazemos muito isso aqui, quando conhecemos mais de uma cidade em um dia, deixamos nossas coisas na mala, porém evitamos abrir o porta malas do carro, para que outras pessoas não vejam também o que tem rs. A rota romântica é bem tranquila 😉

Mirian

08/01/2018

Camillian bom dia! Eu e meu marido estamos pensando fazer essa viagem no período de 26/2/18 a 20/3 (França, Alemanha (Rota Romântica), Suíça, Austria). Estou preocupada com relação ao clima se afetará nosso aproveitamento. O que você pensa sobre isso? Obrigada

    Destino Munique

    12/01/2018

    Olá Mirian,
    Se corretamente agasalhados e gostarem de frio, não 😉
    É uma época deliciosa para curtir os sabores quentinhos destes lugares 😉

Danielle Santos

08/01/2018

Olá, Camilian. Tudo bem?

Vou para Frankfurt em Fevereiro e estou pensando em fazer a Rota Romântica de carro. Você recomenda? Levando-se em consideração o frio e a possibilidade de as atrações estarem fechadas?

Obrigada!
Danielle.

    Destino Munique

    12/01/2018

    Olá Danielle,
    Como o inverno neste ano está bem com jeito de primavera, vale a pena sim 😉
    Tudo fecha um pouco mais cedo nesta época pois anoitece mais cedo também, procure pernoitar nas cidades maiores da rota, caso deseje um pouco mais de vida noturna. 😉

Wilton Ávila

05/01/2018

Site maravilhoso! Bom dia. Pretendemos fazer a rota romântica com carro, entre os dias 1 a 4 de março de 2018, saindo de Frankfurt até Fussen e Munique. Vocês acham que é tranquilo dirigir nessas entradas (há neve? neblina?) e as cidades (abertas etc)? Caso não, o que sugerem? Grande abraço e desde já obrigado.

    Destino Munique

    12/01/2018

    Olá Wilton!
    Obrigada por nos visitar e fico feliz que gostou do nosso site 😉
    Nesta época o tempo já é melhor, o inverno está começando a se despedir para a chegada da primavera, porém é bom sempre ficar de olho na previsão do tempo antes de pegar a estrada. A rota romântica é uma via bem tranquila para dirigir e de baixa velocidade, por cortar as cidadezinhas.
    Boa viagem!

Fabiano Amaro

21/11/2017

Excelente post e excelente o trabalho seu! Eu e minha namorada vamos agora em meados de dezembro. Sabemos do frio e estamos nos preparando. Vamos descer a rota de Würzburg a Füssen com ida a Innsbruck e fim em Munique. Nesse período de dezembro, preciso fazer reservas de hospedagem ou é possível conseguir locais disponíveis no dia? Dentre as. Cidades que pensamos em dormir estão Würzburg, Rothenburg Ob Der Tauber, Augsburg, Schwangau, Innsbruck e Munique. Teria problemas em deixar sem reserva?

    Destino Munique

    23/11/2017

    Olá Fabiano, obrigada pela visita e fico muito feliz que tenha gostado do blog 😉
    Mesmo sendo inverno, na época de festas de final de ano é geralmente movimentado este roteiro, sugiro que, pelo menos em Rothenburg você reserve, caso queiram dormir em um hotel no centro histórico 😉