10 castelos e palácios para visitar em Munique e arredores
Última atualização em 17 de junho de 2019 by Destino Munique
Além de um cenário natural incrível, com alpes, lagos e muito verde, a Baviera possui diversos castelos e palácios, que serviram de inspiração para contos de fada, e que mesclados com estas incríveis paisagens naturais, tornaram-se um dos destinos favoritos dos brasileiros para viagens temáticas.
Em Munique, você tem ótimas opções de palácios urbanos para visitar e castelos nos seus arredores. Listamos aqui pra você os nossos favoritos 😉
1 – Palácio Residência de Munique (Münchner Residenz)
O maior palácio real localizado dentro de uma cidade na Alemanha possui 130 salas e 10 pátios, além de uma sala do tesouro, com jóias e coroas da família real, e um magnífico teatro.
De 1508 a 1918 residiram no palácio os governantes da Baviera – duques, príncipes eleitores e reis, e as suas proporções atuais são frutos das ampliações promovidas pelos seus residentes em cada época. Dedique pelo menos metade de um dia para desfrutar do museu do palácio.
Leia também aqui no blog mais informações sobre o Palácio Münchner Residenz
2 – Palácio das Ninfas (Schloss Nymphenburg)
Localizado também dentro de Munique, apenas um pouco afastado do centro histórico da cidade, o Palácio Nymphenburg está imerso em uma belíssima área verde, um local de muita tranquilidade e beleza, que te faz por alguns instante “esquecer” que você está dentro de uma cidade grande.
Com a construção iniciada 1644, sofreu diversas ampliações, porém tem o estilo predominante barroco, do toque italiano ao toque francês. O grande destaque do museu do palácio é o seu salão principal, o Steinerner Saal, com afrescos belíssimos. Vale também uma visita ao museu das carruagens (Marstallmuseum), que possui um dos acervos reais mais ricos e belos de carruagens e trenós da Europa.
Leia também aqui no blog mais informações sobre o Palácio Nymphenburg
3 – Palácio de Schleißheim (castelos)
Localizado nos arredores de Munique, em Oberschleißheim, o Palácio de Schleißheim é mais uma antiga residência de verão da realeza, composto na verdade por 3 edificações barrocas dos séc. 16 e 17: o Antigo Palácio, o Novo Palácio e o Palácio Lustheim. A imensa área verde do complexo e a riqueza do barroco são grandes destaques do local.
Leia também aqui no blog mais informações sobre o Palácio de Schleißheim
4 – Palácio de Dachau (Schloss Dachau)
Localizado em Dachau, a visita a este palácio pode ser combinada com a visita ao Campo de Concentração Dachau, que fica próximo ao local. O palácio oferece um ótimo café-restaurante em um belíssimo salão e o original salão de baile no estilo renascentista alemão aberto para visitação, além de um belo jardim e uma bela vista para os seus arredores.
Leia também aqui no blog mais informações sobre o Palácio Dachau
5 – Castelo Blutenburg
Antigo castelo de caça de um duque bávaro no século XV, é o castelo mais simples dos listados neste post, porém em um local tranquilo para quem busca mais sossego e apreciar uma bela paisagem.
Leia também aqui no blog mais informações sobre o Castelo Blutenburg
6 – Castelo Neuschwanstein
O castelo de conto de fadas inspiração de Walt Disney para o castelo da Cinderela se localiza na pequena vila de Schwangau, a cerca de 2 horas de Munique, sendo uma das principais atrações turísticas da Alemanha.
Além de sua beleza arquitetônica e engenharia avançada notável para o final do século XIX, época na qual ele foi construído, a história de sua criação envolve um grande drama com paixão musical de um dos reis mais polêmicos da história da Baviera, o rei Ludwig II, tido como o “rei louco”.
É proibido fotografar no seu interior. Os créditos da foto acima da sala do trono é do site oficial do Castelo Neuschwanstein.
Leia também aqui no blog mais informações sobre o Castelo Neuschwanstein
7 – Castelo Hohenschwangau
O castelo com ar medieval “amarelo”, também localizado na vila de Schwangau, era propriedade do rei Maximilian II, pai do rei Ludwig II e serviu por muito tempo de residência de verão da família.
É proibido fotografar no seu interior. Os créditos da foto acima do quarto oriental da rainha Marie é do site oficial do Castelo Hohenschwangau.
Posteriormente, quando a construção do Castelo Neuschwanstein foi iniciada, o rei Ludwig II se isolou no local para dedicar-se ao seu castelo. Tendo tempo, vale a visita ao castelo, mas para um dia de bate-volta a partir de Munique, visitando o Castelo Neuschwanstein também no mesmo dia, pode ficar um pouco corrido.
8 – Palácio Linderhof
Também uma obra do final do século XIX do rei Ludwig II, este palácio fica localizado em Ettal, numa região belíssima quase na fronteira com a Áustria. Esta foi a obra prima de Ludwig II concluída em vida, com requinte francês inspirado em Versailles em proporções menores.
É proibido fotografar no seu interior. Os créditos da foto acima do gabinete/escritório é do site oficial do Palácio Linderhof.
Além do palácio, há pequenas construções espalhadas no local, jardins e fontes que funcionam durante as estações quentes. Vale muito a visita, porém o sua melhor forma de acesso é de carro.
Leia também aqui no blog mais informações sobre o Palácio Linderhof
9 – Palácio Herrenchiemsee
Localizado em uma ilha em um lago chamado Chiemsee – conhecido como “mar bávaro” devido a sua extensão, o Palácio Herrenchiemsee é conhecido como o Palácio de Versailles da Baviera. Nesta obra, o rei Ludwig II atingiu proporções similares, tanto na edificação do palácio quanto na extensão do seu jardim, incluindo uma magnífica sala de espelhos como o original.
É proibido fotografar no seu interior. Os créditos da foto acima da sala dos espelhos é do site oficial do Palácio Herrenchiemsee.
Leia também aqui no blog mais informações sobre o Palácio Herrenchiemsee e o Lago Chiemsee
10 – Castelo de Nuremberg (Kaiserburg)
Localizado em Nuremberg, há 1 hora de Munique de trem de alta velocidade (ICE), o Castelo Kaiserburg é um dos castelos mais importantes da época medieval na Europa, todo de pedra e com um acervo incrível de armas e armaduras desta época.
Visitando Nuremberg, vale uma visita ao castelo ou pelos menos aos seus mirantes, de onde é possível ter vistas lindas da cidade.
Leia também aqui no blog mais informações sobreo Castelo Kaiserburg
DICA EXTRA
Se você pretende visitar estes e outros castelos/palácios no estado da Baviera, existe um ticket/passe, bem vantajoso no valor, para ter acesso a estas atrações durante um ano. Hoje ele custa 45 euros por pessoa, tendo descontos conforme aumenta o número de pessoas. Há também um outro passe válido por 14 dias, no valor de 26 euros. Para mais informações sobre este Annual Season Tickets e 14-day tickets visite o site oficial da administração de castelos na Baviera.
Este post foi escrito com base em nossas visitas aos locais mencionados e material recebido, assim como o site oficial de cada uma destas atrações 😉
Não deixe de ler também aqui no blog os posts sobre os castelos no estado Baden-Wüttenberg, vizinho da Baviera, para compor a sua viagem temática no sul da Alemanha 😉
Castelo Lichenstein: o castelo de conto de fadas
Castelo de Hohenzollern: um dos castelos mais bonitos da Alemanha
Sigmaringen e o seu castelo às margens do rio Danúbio
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
05/05/2024
Olá Léo,
Sugiro que entre em contato com a empresa que administra o castelo que você deseja visitar 😉
No caso do Neuschwanstein, seria através do e-mail [email protected] 😉
Claudia
31/01/2019
Oi! Que chato não poder fotografar o interior dos castelos e palácios, não?
Adorei o post, parabéns!
Clau
@as_passeadeiras
Destino Munique
17/02/2019
Olá Claudia,
Obrigada *-*
De certa forma sim… chato!
Léo
07/04/2024
Posso subir meu drone em volta ao castelo?