Ninho da Águia: o antigo refúgio de Hitler nos Alpes

Última atualização em 28 de novembro de 2019 by Destino Munique

Situado a quase 1.900 metros de atitude nos alpes bávaros na cidade chamada Berchtesgaden, o Ninho da Águia atrai visitantes do mundo todo pela incrível vista panorâmica da região e pela curiosidade em visitar o antigo refúgio de Adolf Hitler.

Ninho-de-Aguia-Vista-Panoramica-1024x202

A história do Ninho da Águia

A casa situada no topo da montanha, chamada Kehlsteinhaus, foi concluída em 1938. Muitos dizem que Hitler ganhou a casa como um presente em virtude do seu aniversário de 50 anos, mas segundo informações históricas, não é verdade.

A casa ainda é amplamente preservada em sua forma original, pois os bombardeiros durante a Segunda Guerra Mundial não atingiram o local e, mesmo alguns anos após o fim da guerra, quando o complexo ali existente voltou a ser de posse do estado da Baviera, apenas esta construção foi poupada de uma explosão para finalidades turísticas, devido à beleza exuberante desta região.

Ninho-de-Aguia-Bavaria

Na casa foram abrigadas diversas preciosidades roubadas de judeus e outros povos em seu bunker, descoberto pelos americanos quando ocuparam o refúgio, além de servir de reuniões e comemorações pelo alto escalão nazista.

O Ninho da Águia hoje

O local hoje é aberto aos visitantes e na antiga casa funciona um restaurante, com mesas na parte externa para se apreciar a incrível atmosfera do local.

O acesso é por um intacto elevador dourado, onde é proibido fotografar, após caminhar em um túnel na rocha de 124 m de extensão. Na casa em si há uma breve exposição fotográfica com a história do local, desde a sua construção até a posse do local pelo líder nazista.

Ninho-de-Aguia-Tunel

Ninho-de-Aguia-Exposicao

Do ponto de onde parte o ônibus para chegar na casa (em Obersalzberg), há um centro de documentação aberto para visitação, com mais detalhes sobre a história.

Ninho-de-Aguia-Casa

Chegando cedo ao local ou desejando pernoitar em Berchtesgaden, é possível combinar com tranquilidade esta visita com o passeio de barco no lago Königssee.

Leia mais: Passeio de barco no Lago Königsee

Como chegar no Ninho da Águia

O Ninho da Águia fica no alto de uma montanha chamada Obersalzberg, em Berchtesgaden.

Berchtesgaden fica a cerca de 155 km de Munique e a 30 km de Salzburgo,  na fronteira da Alemanha com a Áustria, na Rota dos Alpes.

Em Obersalzberg é necessário tomar um ônibus especial até o Ninho de Águia, linha 849, um percurso de 6,5 km, que fica no topo da montanha. Você pode chegar neste local de carro ou de ônibus.

A melhor forma de chegar até lá é de carro. Para quem estiver vindo de Munique ou Salzburgo de trem, deverá na estação Berchtesgaden tomar a linha de ônibus 838 até Obersalzberg.

Reserve aqui! Quer visitar o Ninho da Águia de carro e com guia em português a partir de Munique? Contate-nos via [email protected]

Ninho-de-Aguia-Cruz

Em Obersalzberg  há estacionamento, restaurante e a bilheteria para adquirir o passe para o ônibus, no valor de 16,60 euros por pessoa (valor de 2019), incluindo a visita ao Ninho de Águia.

Os ônibus saem de 20 em 20 minutos durante as estações quentes e ao adquirir o bilhete, você receberá um ticket com o número do ônibus que deverá embarcar e horário.

A subida até o Ninho da Águia nesse ônibus dura cerca de 15 minutos em uma estrada belíssima. Chegando ao destino final, é necessário marcar o horário do retorno com o ônibus. Programe cerca de 2h30 no local caso desejem aproveitar o restaurante com sua atmosfera alpina.

Quando visitar e horário de funcionamento

Este passeio pode ser feito entre o maio e outubro, das 8h30 às 16h50.

Importante: Antes de planejar este passeio, se você deseja fazê-lo em maio ou outubro, consulte o local (por e-mail ou telefone) para saber se está em funcionamento, pois ele funciona de acordo com as condições climáticas.

Ninho-de-Aguia-Restaurante

O lugar é excepcional. Vale muito a visita. Para quem gosta de hiking, é possível chegar até a casa nesta modalidade, assim como fazer caminhadas em diversos níveis de dificuldade neste local.

Informações deste post sobre o funcionamento de acordo com o site oficial do Ninho de Águia.

Ninho-de-Aguia-Vista

Mais sobre a Rota dos Alpes 😉

Zugspitze – o topo da Alemanha

Ettal e a Abadia mais bonita da Rota dos Alpes

Mittenwald: a cidade dos violinos

Oberammmergau: a cidade da paixão de Cristo

Palácio Linderhof

Castelo Neuschwanstein

Passeio de barco no lago Königssee

Lago Chiemsee e o Palácio Herrenchiemsee

Lago Tegernsee

Schliersee: um lindo destino na Rota dos Alpes

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Berchtesgaden: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Schilersee, Sul da Alemanha, bate-volta de Munique, dicas

Schliersee: um lindo destino na Rota dos Alpes

Partnachklamm, dicas para visitar, Garmisch-Partenkirchen, Partnach Gorge

Desfiladeiro Partnachklamm: uma atração incrível em GaPa

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação

Tours mercados de natal em português e privativos Destino Munique

Mercados de Natal no sul da Alemanha – Baviera 2019

Castelos e palácios em Munique, na Alemanha, Dicas, guia brasileira em Munique

10 castelos e palácios para visitar em Munique e arredores

Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2019: Sommerfestival Impark


Comentários

Alcemir Rosa Pinheiro

11/09/2019

Olá!!! Gostaria de informações sobre o passeio até o ninho da águia, inclusive preços do passeio. Estarei em Berlim no dia 26/10 e gostaria de fazer o passeio para Munique no intuito de conhecer o lugar. Seria melhor ir pra Munique por conta própria e de lá fazer o passeio com vcs.

    Destino Munique

    12/09/2019

    Olá Alcemir,
    Nesta data é bem provável que o local esteja já fechado, devido às condições climáticas, por isso nao oferecemos passeios pra lá a partir de meados de outubro.:(

Guilherme Rodrigues

08/05/2019

Boa tarde,

No site do Ninho da Águia é informado que estará aberto a partir de 24 de maio porém estarei em Berchtesgaden de 17 a 18 de maio. Até onde é possível subir?

Att.
Guilherme

    Destino Munique

    09/05/2019

    Olá Guilherme,
    Infelizmente não temos esta informação, sugerimos que contate o local.

guilherme

25/04/2019

Qual a melhor época do ano para visitar ( sem chuva e com possibilidade de não pegar nevoeiro) ?

    Destino Munique

    09/05/2019

    Olá Guilherme,
    Difícil ter esta garantia, mas a época menos provável seria no verão, contudo de no ano passado termos pegado neve no local em julho.

Satoru

10/04/2019

É possível ir com cadeirantes? Aliás essa é uma informação que vocês sempre poderiam acrescentar em seus posts.
Obrigado.

    Destino Munique

    14/04/2019

    Olá Satoru,
    Muito obrigada pela sugestão 😉
    Com relação à visita ao Ninho de Águia, o acesso é feito com ônibus, posteriormente há um elevador para chegar ao restaurante. Já para passear fora desta área é mais complicado, pois trata-se de um terreno rochoso e geograficamente acidentado.
    Espero que ajude a informação 😉

Marcia Pinho

22/02/2019

Boa noite!
Gostaria de um orçamento de passeios em Munique e arredores para janeiro de 2020. entre 4 e 7 de janeiro. Somos um casal com 2 filhas adolescentes de 18 e 16 anos.

    Destino Munique

    28/02/2019

    Olá Marcia,
    Obrigada pelo contato, pedimos que envie um e-mail pra [email protected] 😉
    Obrigada

rogeres

23/01/2019

Será que vale alugar um carro em Munique e ir de Munique até Salzburg e de la ir à casa? acho que tem um monte de coisas p conhecer na região

    Destino Munique

    24/01/2019

    Olá Rogeres,
    Vale sim, dedicando pelo menos 2 dias nesta região. Se tiver mais tempo, poderás curtir mais ainda este local, que é magnífico!

Cristina Souza Sbabo

05/01/2019

Ah, eu quero tanto ir a este lugar! 🙂

Paulo Mihaleff

05/01/2019

Deve-se pegar o trem para Salzburg em Munique, descer em Freilassing e de lá tomar o trem para Berchtesgaden. Em frente da estação, sai ônibus que vsi até o centro de documentação, na base do Ninho da Águia.

    Destino Munique

    24/04/2019

    Obrigada pela dica!

JAVERT

27/10/2017

Sim Bianca, eu peguei o trem em munique e desci em Berchtesgaden e retornei a Munique após visita.
Existe o Bayern Ticket, é uma especie de bilhete que você pode pegar os trens quantas vezes quiser, das 08 às 17 horas e fica mais barato.
Abraços

    Destino Munique

    27/10/2017

    Javert,
    Da estação de trem para o local de acesso aos ônibus até o Ninho de Águia, qual foi o meio de transporte utilizado, poderia compartilhar aqui?
    Obrigada

Franciele Dagnese

30/01/2017

Oi Camiliam,
Eu fiquei com uma dúvida. Aqui no blog você fala que só é possível visitar o ninho da águia no período de 14/05 e 31/10, é isso mesmo?
Pode haver alterações? como eu descubro essa informação para este ano?
Eu estaria na região por volta de 28/04/17 e gostaria de conhecer o lugar. Agora estou em dúvida se dará ou não.
Aguardo seu retorno,
Muito Obrigada
Franciele

    Destino Munique

    31/01/2017

    Olá Franciele,
    Infelizmente não sei te informar sobre possíveis alterações, o ideal é acompanhar direto com eles.
    Estas datas informadas são de 2016 de acordo com um informativo que recebi lá na minha visita.
    No site oficial diz que estará fechado até o início de maio de 2017 (http://www.kehlsteinhaus.de/en/index.php). 🙁

BIANCA CAROLINE

25/10/2016

Camilian,

è possivel fazer um bate e volta de Munique? Qual trem pegar?

    Destino Munique

    27/10/2016

    Olá Bianca,
    De trem não sei infelizmente te informar, pois há conexões até Schönau e não sei dizer se há ônibus de até onde vai o trem até a montanha.
    🙁