Ninho da Águia: o antigo refúgio de Hitler nos Alpes

Última atualização em

Situado a quase 1.900 metros de atitude nos alpes bávaros na cidade chamada Berchtesgaden, o Ninho da Águia atrai visitantes do mundo todo pela incrível vista panorâmica da região e pela curiosidade em visitar o antigo refúgio de Adolf Hitler.

Ninho-de-Aguia-Vista-Panoramica-1024x202

A casa situada no topo da montanha, chamada Kehlsteinhaus, foi concluída em 1938. Muitos dizem que Hitler ganhou a casa como um presente em virtude do seu aniversário de 50 anos, mas segundo informações históricas, não é verdade.

A casa ainda é amplamente preservada em sua forma original, pois os bombardeiros durante a Segunda Guerra Mundial não atingiram o local e, mesmo alguns anos após o fim da guerra, quando o complexo ali existente voltou a ser de posse do estado da Baviera, apenas esta construção foi poupada de uma explosão para finalidades turísticas, devido à beleza exuberante desta região.

Na casa foram abrigadas diversas preciosidades roubadas de judeus e outros povos em seu bunker, descoberto pelos americanos quando ocuparam o refúgio, além de servir de reuniões e comemorações pelo alto escalão nazista.

Ninho-de-Aguia-Bavaria

O local hoje é aberto aos visitantes e na antiga casa funciona um restaurante, com mesas na parte externa para se apreciar a incrível atmosfera do local.

O acesso é por um intacto elevador dourado, onde é proibido fotografar, após caminhar em um túnel na rocha de 124 m de extensão. Na casa em si há uma breve exposição fotográfica com a história do local, desde a sua construção até a posse do local pelo líder nazista.

Ninho-de-Aguia-Tunel

Ninho-de-Aguia-Exposicao

Do ponto de onde parte o ônibus para chegar na casa (em Obersalzberg), há um centro de documentação aberto para visitação, com mais detalhes sobre a história.

Ninho-de-Aguia-Casa

Chegando cedo ao local ou desejando pernoitar em Berchtesgaden, é possível combinar com tranquilidade esta visita com o passeio de barco no lago Königssee.

Leia mais aqui no blog sobre o passeio de barco no lago Königssee

Programando a sua visita | Como chegar no Ninho de Águia e horário de funcionamento

O Ninho de Águia fica no alto de uma montanha chamada Obersalzberg, em Berchtesgaden.

Berchtesgaden fica a cerca de 155 km de Munique e a 30 km de Salzburgo,  na fronteira da Alemanha com a Áustria, na Rota dos Alpes.

Em Obersalzberg é necessário tomar um ônibus especial até o Ninho de Águia, linha 849, um percurso de 6,5 km, que fica no topo da montanha. Você pode chegar neste local de carro ou de ônibus.

A melhor forma de chegar até lá é de carro. Para quem estiver vindo de Munique ou Salzburgo de trem, deverá na estação Berchtesgaden tomar a linha de ônibus 838 até Obersalzberg.

Quer visitar o Ninho de Águia a partir de Munique? Nós levamos você até lá, de carro e com guia em português! Contate-nos através do e-mail [email protected] com a data pretendida e o número de pessoas. Teremos o maior prazer de enviar o nosso orçamento com as informações para um dia de puro encanto. 😉

Ninho-de-Aguia-Cruz

Em Obersalzberg  há estacionamento, restaurante e a bilheteria para adquirir o passe para o ônibus, no valor de 16,60 euros por pessoa (valor de 2019), incluindo a visita ao Ninho de Águia.

Os ônibus saem de 20 em 20 minutos durante as estações quentes e ao adquirir o bilhete, você receberá um ticket com o número do ônibus que deverá embarcar e horário.

A subida até o Ninho de Águia nesse ônibus dura cerca de 15 minutos em uma estrada belíssima. Chegando ao destino final, é necessário marcar o horário do retorno com o ônibus. Programe cerca de 2h30 no local caso desejem aproveitar o restaurante com sua atmosfera alpina.

Este passeio pode ser feito entre o maio e outubro, das 8h30 às 16h50.

Importante: Antes de planejar este passeio, se você deseja fazê-lo em maio ou outubro, consulte o local (por e-mail ou telefone) para saber se está em funcionamento, pois ele funciona de acordo com as condições climáticas.

Ninho-de-Aguia-Restaurante

O lugar é excepcional. Vale muito a visita. Para quem gosta de hiking, é possível chegar até a casa nesta modalidade, assim como fazer caminhadas em diversos níveis de dificuldade neste local.

Informações deste post sobre o funcionamento de acordo com o site oficial do Ninho de Águia.

Ninho-de-Aguia-Vista

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Berchtesgaden: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.

Conheça os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!

Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos

Tours-Destino-Munique-Guia

Podemos te ajudar? Para dúvidas deixe o seu comentário abaixo e para orçamentos escreva um e-mail pra gente!

www.destinomunique.com.br


Saiba mais
Partnachklamm, dicas para visitar, Garmisch-Partenkirchen, Partnach Gorge

Desfiladeiro Partnachklamm: uma atração incrível em Garmisch-Partenkirchen

Tours mercados de natal em português e privativos Destino Munique

Mercados de Natal no sul da Alemanha – Baviera 2019

Outono em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Outono em Munique: dicas para aproveitar a estação

Castelos e palácios em Munique, na Alemanha, Dicas, guia brasileira em Munique

10 castelos e palácios para visitar em Munique e arredores

Festival de Verão em Munique, Alemanha, Sommerfestival Impark

Festival de verão 2019: Sommerfestival Impark

Augsburgo, dicas, Rota Romântica, Augsburg, Guia brasileira na Alemanha

Rota Romântica: Augsburgo, umas das cidades mais antigas da Alemanha


Comentários

Alcemir Rosa Pinheiro

11/09/2019

Olá!!! Gostaria de informações sobre o passeio até o ninho da águia, inclusive preços do passeio. Estarei em Berlim no dia 26/10 e gostaria de fazer o passeio para Munique no intuito de conhecer o lugar. Seria melhor ir pra Munique por conta própria e de lá fazer o passeio com vcs.

    Destino Munique

    12/09/2019

    Olá Alcemir,
    Nesta data é bem provável que o local esteja já fechado, devido às condições climáticas, por isso nao oferecemos passeios pra lá a partir de meados de outubro.:(

Guilherme Rodrigues

08/05/2019

Boa tarde,

No site do Ninho da Águia é informado que estará aberto a partir de 24 de maio porém estarei em Berchtesgaden de 17 a 18 de maio. Até onde é possível subir?

Att.
Guilherme

    Destino Munique

    09/05/2019

    Olá Guilherme,
    Infelizmente não temos esta informação, sugerimos que contate o local.

guilherme

25/04/2019

Qual a melhor época do ano para visitar ( sem chuva e com possibilidade de não pegar nevoeiro) ?

    Destino Munique

    09/05/2019

    Olá Guilherme,
    Difícil ter esta garantia, mas a época menos provável seria no verão, contudo de no ano passado termos pegado neve no local em julho.

Satoru

10/04/2019

É possível ir com cadeirantes? Aliás essa é uma informação que vocês sempre poderiam acrescentar em seus posts.
Obrigado.

    Destino Munique

    14/04/2019

    Olá Satoru,
    Muito obrigada pela sugestão 😉
    Com relação à visita ao Ninho de Águia, o acesso é feito com ônibus, posteriormente há um elevador para chegar ao restaurante. Já para passear fora desta área é mais complicado, pois trata-se de um terreno rochoso e geograficamente acidentado.
    Espero que ajude a informação 😉

Marcia Pinho

22/02/2019

Boa noite!
Gostaria de um orçamento de passeios em Munique e arredores para janeiro de 2020. entre 4 e 7 de janeiro. Somos um casal com 2 filhas adolescentes de 18 e 16 anos.

    Destino Munique

    28/02/2019

    Olá Marcia,
    Obrigada pelo contato, pedimos que envie um e-mail pra [email protected] 😉
    Obrigada

rogeres

23/01/2019

Será que vale alugar um carro em Munique e ir de Munique até Salzburg e de la ir à casa? acho que tem um monte de coisas p conhecer na região

    Destino Munique

    24/01/2019

    Olá Rogeres,
    Vale sim, dedicando pelo menos 2 dias nesta região. Se tiver mais tempo, poderás curtir mais ainda este local, que é magnífico!

Cristina Souza Sbabo

05/01/2019

Ah, eu quero tanto ir a este lugar! 🙂

Paulo Mihaleff

05/01/2019

Deve-se pegar o trem para Salzburg em Munique, descer em Freilassing e de lá tomar o trem para Berchtesgaden. Em frente da estação, sai ônibus que vsi até o centro de documentação, na base do Ninho da Águia.

    Destino Munique

    24/04/2019

    Obrigada pela dica!

JAVERT

27/10/2017

Sim Bianca, eu peguei o trem em munique e desci em Berchtesgaden e retornei a Munique após visita.
Existe o Bayern Ticket, é uma especie de bilhete que você pode pegar os trens quantas vezes quiser, das 08 às 17 horas e fica mais barato.
Abraços

    Destino Munique

    27/10/2017

    Javert,
    Da estação de trem para o local de acesso aos ônibus até o Ninho de Águia, qual foi o meio de transporte utilizado, poderia compartilhar aqui?
    Obrigada

Franciele Dagnese

30/01/2017

Oi Camiliam,
Eu fiquei com uma dúvida. Aqui no blog você fala que só é possível visitar o ninho da águia no período de 14/05 e 31/10, é isso mesmo?
Pode haver alterações? como eu descubro essa informação para este ano?
Eu estaria na região por volta de 28/04/17 e gostaria de conhecer o lugar. Agora estou em dúvida se dará ou não.
Aguardo seu retorno,
Muito Obrigada
Franciele

    Destino Munique

    31/01/2017

    Olá Franciele,
    Infelizmente não sei te informar sobre possíveis alterações, o ideal é acompanhar direto com eles.
    Estas datas informadas são de 2016 de acordo com um informativo que recebi lá na minha visita.
    No site oficial diz que estará fechado até o início de maio de 2017 (http://www.kehlsteinhaus.de/en/index.php). 🙁

BIANCA CAROLINE

25/10/2016

Camilian,

è possivel fazer um bate e volta de Munique? Qual trem pegar?

    Destino Munique

    27/10/2016

    Olá Bianca,
    De trem não sei infelizmente te informar, pois há conexões até Schönau e não sei dizer se há ônibus de até onde vai o trem até a montanha.
    🙁